Operadora japonesa anuncia rede que alcança taxas de até 1 Gbps

1 min de leitura
Imagem de: Operadora japonesa anuncia rede que alcança taxas de até 1 Gbps

Estaria surgindo o padrão para as redes 4G?

A tecnologia LTE – sigla para Long Term Evolution – é considerada a evolução da atual rede 3G. No viés de especialistas, ela é o último passo para a completa disponibilização do futuro da conexão móvel: o 4G. A operadora de telefonia japonesa NTT DoCoMo quer ir além, e anunciou que iniciará testes em um novo formato de transferência de dados, o qual permitirá alcançar taxas de 1 Gbps e 200 Mbps para download e upload, respectivamente.

Segundo a reportagem de Martyn Williams, a LTE Advanced (como foi apelidada a nova tecnologia) funciona virtualmente. A empresa japonesa parte agora para experimentos nas redes reais de comunicação. “A licença que recebemos do governo permite a instalação de equipamentos para testes", informou a operadora em comunicado oficial na última segunda-feira (7).

Para não perder tempo e tentar tornar seu produto o padrão para o 4G, a NTT DoCoMo já disponibilizou resultados preliminares do protocolo em teste para a União Internacional de Telecomunicações.

Esta mesma empresa já oferta redes LTE para cerca de cinco mil usuários japoneses. Nesta versão, os navegantes chegam a atingir até 37,5 Mbps para baixar dados. A operadora pretende investir mais US$ 1,2 bilhão para ampliar sua cobertura no país. Para mais informações sobre as redes Long Term Evolution acesse este artigo do Baixaki.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.