Ministro garante 4G em todos os estádios da Copa das Confederações

1 min de leitura
Imagem de: Ministro garante 4G em todos os estádios da Copa das Confederações

Copa das Confederações com 4G. Será? (Fonte da imagem: Divulgação/FIFA)

Apesar da proximidade da Copa das Confederações, que acontece no próximo mês de junho, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, garantiu que todas as seis cidades que abrigarão o campeonato contarão sim com a internet 4G.

Vale lembrar que, até o momento, somente a cidade de Recife já conta com a tecnologia disponível. Todas as outras cinco cidades, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Salvador e Rio de Janeiro, ainda estão “devendo” a internet móvel de alta velocidade.

Em visita a Campinas, em São Paulo, Bernardo citou que não haverá nenhuma revisão de prazos e que todas as outras cidades também deverão se adequar à exigência até a data-limite imposta pelo governo: 30 de abril.

De acordo com o ministro, todos os recursos, pesquisas e procedimentos necessários para a instalação já foram conseguidos pela Agência Nacional de Telecomunicações. Ele afirmou ainda que as estruturas da Anatel para internet e telefonia móvel estão garantidas não só em todos os estádios da Copa das Confederações, mas também para todas as sedes da Copa do Mundo, no ano que vem.

Antenas e salas de controle nos estádios

Segundo o G1, Paulo Bernardo comentou também sobre o tipo de antena que será utilizado para a transmissão do sinal 4G. De acordo com o ministro, as antenas têm tamanho bastante reduzido e ficarão na fachada dos estádios de maneira praticamente imperceptível.

Rede 4G brasileira não vai estar pronta para a Copa do Mundo(Fonte da imagem: Reprodução/UOL Esporte)

Além disso, os principais palcos da Copa do Mundo terão conexão por fibra óptica, tudo graças à Telebrás, que está montando redes em todos os estádios. Isso garantirá que a velocidade de internet seja mantida, mesmo com o alto tráfego de dados durante os jogos da Copa.

Para tanto, a Telebrás também precisa contar com uma sala reservada em cada um dos estádios – algo que ainda não foi garantido pelos administradores das 12 sedes diferentes. Segundo o ministro, é fundamental que essas centrais de comando estejam instaladas nos jogos, pois nelas técnicos especializados poderão acompanhar o tráfego de dados e garantir o melhor desempenho da internet.

Por fim, Bernardo citou o fato de que Curitiba, uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, já conta com conexão 4G. Segundo ele, isso é uma prova de que os prazos serão cumpridos, pois mesmo com a capital paranaense não sendo uma das sedes da Copa das Confederações, a cidade já tem a conexão em funcionamento.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.