Rio Verde é a primeira cidade do Brasil a receber o 4GMax, da Claro

1 min de leitura
Imagem de: Rio Verde é a primeira cidade do Brasil a receber o 4GMax, da Claro

Em 2014, a Claro adquiriu, por R$ 2,9 bilhões, o lote mais disputado do leilão de 700 MHz, promovido em setembro daquele ano pela Anatel. Apesar de ter demorado um pouco, o investimento finalmente começa a aparecer para os consumidores com a tecnologia 4GMax da operadora. A primeira cidade sortuda que vai receber o sinal melhorado é Rio Verde, em Goiás.

Com uma velocidade de internet até cinco vezes rápida, a rede atual funciona em uma fase intermediária ao 5G, conhecida como tecnologia LTE-Advanced. Na prática, significa que o usuário poderá navegar em altíssima velocidade e utilizar aplicativos que exigem uso intensivo de dados, como jogos online, serviços de vídeo sob demanda em alta resolução e videoconferências como parte do seu dia a dia na rede móvel.

Qual é o motivo para atingir velocidades maiores?

Para oferecer essa nova cobertura, a operadora agregou duas frequências: 700 e 2.600 MHz. A faixa de 700 MHz foi adquirida pela Claro no leilão realizado pela Anatel, em 2014, e liberada para a operação do Serviço Móvel Pessoal de quarta geração após o desligamento da TV analógica, em março deste ano. Com o acesso simultâneo aos recursos das duas frequências, os usuários terão uma experiência de navegação diferenciada, mais próxima do conceito 5G.

A velocidade rápida é possível por conta da aquisição da frequência de 700 MHz em conjunto com a faixa liberada pelo desligamento da TV analógica na cidade

Com a combinação das frequências, além do ganho na velocidade, também é possível aumentar a capacidade do número de usuários navegando simultaneamente com alta qualidade. Há, ainda, melhoria no sinal dentro de edifícios e ampliação de cobertura 4G e na evolução do 4GMax, já que a banda 700 MHz é menos propensa a obstruções.

A Claro já vinha realizando testes no ano passado em Anápolis, um município de Goiás, mas o escolhido foi Rio Verde. A grande vantagem é que a conexão 4GMax depende apenas da compatibilidade do smartphone, pois tanto os planos pós-pagos quanto os pré-pagos podem usufruir da conexão rápida.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.