Internet 4G já está disponível para 55% dos brasileiros

1 min de leitura
Imagem de: Internet 4G já está disponível para 55% dos brasileiros

A internet móvel brasileira continua avançando bastante em tecnologia e alcance. Depois de fechar o primeiro trimestre de 2015 com apenas 42,5% da população tendo redes 4G LTE disponíveis, um ano depois o Brasil já contava com 55,1% dos consumidores atendidos. Isso mesmo, mais da metade da população brasileira já pode usar internet 4G em seus dispositivos.

Como você pode ver, isso “representa um crescimento de mais de 10 pontos percentuais em função do mesmo período do ano passado”. Os dados são da Teleco e foram compartilhados com a 5G Americas — responsável pela criação do infográfico que está no topo desta matéria. Vale dizer que esse valor é referente à cobertura, não aos acessos propriamente ditos.

Mas há mais dados interessantes nessa análise. De acordo com os especialistas, as redes móveis de alta velocidade (3G e 4G) já representam 67,7% das conexões brasileiras. Caso as previsões de mercado se concretizem, é esperado que esse valor suba para 79,4% até 2019.

É claro que a maior representação ainda é das conexões 3G, mas já é possível ver uma redução nessa tecnologia. Nas palavras da 5G Americas: “Os acessos mediante terminais 3G tiveram uma redução de 6%, passando de 154,8 milhões para 145,5 milhões de conexões, enquanto os acessos por 4G cresceram 246%, passando de 9,4 milhões para 32,5 milhões.”. Será que em breve veremos a tecnologia 4G dominando o mercado?

Você já usa internet 4G em seu smartphone? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.