Monte imagens ISO diretamente pelo pendrive

Não é preciso gravar CDs nem instalar programas para abrir seus arquivos de imagem. Agora tudo que você precisa cabe dentro do pendrive.
  • Visualizações60.817 visualizações
Por Rodrigo Prada em 23 de Agosto de 2010

É muito prudente criar cópias de segurança de seus discos. Melhor ainda é deixar a cópia original muito bem guardada e utilizar somente a ISO para evitar acidentes. Mas para usufruir do conteúdo que você extraiu na forma de imagem, você precisa gravá-lo em um disco ou instalar um programa no computador capaz de emular discos virtuais, certo?

Não! Hoje você vai aprender a emular imagens ISO direto pelo pendrive. Mesmo em computadores de terceiros, com o Virtual CD-ROM Control Panel você só precisa carregar seu pendrive ou HD externo.

Por que utilizar imagens?

O que é mais prático, carregar uma pilha de CDs e DVDs ou um único dispositivo móvel? Um HD externo pode carregar a imagem de dezenas de filmes em alta definição ou até centenas de CDs. Também é uma ótima maneira de compactar seus arquivos e organizá-los de maneira eficiente.

Assim, você executa apenas a imagem que estiver utilizando e não precisa se deparar com uma lista de pastas desnecessárias. Contar com um emulador de drives portátil é ideal para utilizar as imagens em diversos computadores diferentes. Além de dispensar as configurações de qualquer programa do gênero, tudo o que você precisa cabe em seu bolso.

Pré-requisitos:

Um pendrive ou HD externo. Embora o programa que utilizaremos seja extramente leve, recomenda-se que seu dispositivo tenha capacidade suficiente para abrigar as imagens dos discos que você pretende utilizar.

Para fazer a emulação, utilizaremos o Virtual CD-ROM Control Panel, disponível no Baixaki através do link abaixo:

Baixar o Virtual CD-ROM Control Panel.

Embora apontado para Windows XP, ele funciona em qualquer versão do desde Windows 2003. Após o download, extraia seu conteúdo para dentro de uma pasta qualquer do seu dispositivo móvel.

Faça você mesmo

Dentro do diretório onde o Virtual CD-ROM Control Panel foi descompactado, você encontra os seguintes arquivos:

Monte imagens ISO diretamente pelo pendrive

  • 1- Arquivo de texto com informações sobre o programa, sem qualquer interesse para nosso processo.
  • 2- Este é o executável do programa.
  • 3- Driver necessário para a emulação dos drives virtuais.

Para iniciar o programa, rode seu executável (2). Não se esqueça de usufruir dos privilégios de administrador. Ao utilizar o Windows 7 ou Vista, clique com o botão direito sobre o arquivo e selecione a opção “Executar como Administrador”.

Monte imagens ISO diretamente pelo pendrive

Dentro da janela do programa, selecione a opção “Driver Control” e, dentro dela, clique na opção “Install Driver”. Aponte então para o arquivo de instalação (3) onde o programa foi extraído.

Monte imagens ISO diretamente pelo pendrive

O driver precisará ser adicionado a qualquer máquina em que você deseja emular as imagens. Se quiser, o mesmo pode ser removido ao final do processo através da opção “Remove Driver”. Finalmente, não se esqueça de clicar em “Start” para iniciar o ambiente de emulação. É natural que esta etapa demore um pouco.

Monte imagens ISO diretamente pelo pendrive

A partir de agora, tudo que você precisa fazer é adicionar novos drives virtuais em “Add Drive” e então emular os discos em “Mount”. Antes de emulá-los, não se esqueça de escolher um drive. É possível adicionar várias unidades de uma só vez, lembrando que elas também podem ser acessadas pelo Windows Explorer.

Monte imagens ISO diretamente pelo pendrive

Gostou da dica? Não deixe de opinar e enviar sua sugestão para o Baixaki.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!