Seleção: serviços online para você converter arquivos multimídia

3 min de leitura
Imagem de: Seleção: serviços online para você converter arquivos multimídia

Converter arquivos de um formato para outro não é mais apenas uma questão de preferência, mas sim uma necessidade. Cada vez mais estamos conectados através de dispositivos diferentes, seja o netbook, tablet, celulares e computadores, portanto é necessário que os arquivos sejam adaptados a cada tipo de uso.

Exatamente por estarmos conectados a dispositivos diferentes, a melhor opção para realizar tarefas certamente é aquela hospedada remotamente, que permita o acesso de qualquer lugar. Por isso, são vários os serviços online para a conversão de arquivos, ajudando você a manter áudio, vídeos, documentos etc. acessíveis de qualquer dispositivo.

O Baixaki criou uma seleção de serviços online para converter arquivos multimídia, de forma que você tenha sempre à mão as ferramentas necessárias para acessar qualquer arquivo do gênero sem precisar ocupar espaço no disco rígido.

Para toda a obra

Apesar da grande variedade de dispositivos online para a conversão de arquivos multimídia, muitos são extremamente limitados e não substituem seus semelhantes para desktop. Mas alguns conseguem se destacar na multidão e trazem uma ótima gama de opções, para que você não precise de mais nada instalado e ocupando espaço no disco.

Um deles é o Online Converter, que preza pela variedade aliada à qualidade de conversão. Com ele você é capaz de converter praticamente qualquer coisa, desde músicas, vídeos, imagens, documentos e até mesmo e-books com facilidade. Basta escolher a categoria de conversão e mandar o programa trabalhar.

Interface do Online Converter. Selecione o formato e mande converter!

Além de trazer suporte dos diversos tipos de arquivos para os arquivos multimídia mais usados, ele ainda cria um link direto, que permanece ali por três dias. Assim você pode compartilhar seus arquivos com os amigos.

Para quem procura algo mais enxuto, o Media Converter é uma boa opção para a conversão em cinco passos. Ele suporta conversão de vídeo, áudio e também de arquivos Office, o que faz com que seus arquivos se adaptem bem desde o celular até no computador de mesa. Neste caso, a única limitação é o tamanho do arquivo, que não deve passar de 100 MB.

O Media Converter em cinco passos

Na mesma linha do Online Converter, o Cometdocs possui suporte para diversos formatos multimídia. Entretanto, ele se destaca por não apenas converter formatos mais usuais, mas também converte formatos mais incomuns, como do iTunes XML para M3U, CVS para qualquer formato, PDF para PDF info.

Para completar a turminha dos conversores completos, duas dicas interessantes são os serviços Convert Files e o Zamzar. Ambos prezam pela simplicidade na hora de converter os arquivos, por isso possuem interfaces mais enxutas, simplificadas e intuitivas, que podem ser usadas mesmo por quem não possui vasto conhecimento de inglês.

Interface do Convert Files para você modificar arquivos rapidamente

No caso do Convert Files, o diferencial está na possibilidade de inserir links de download e mandar o programa converter no ato. O Zamzar manda o arquivo diretamente para seu email ou ainda os gerencia e  os armazena diretamente na própria página do programa.

Áudio e vídeo

Para converter apenas arquivos de áudio e vídeo também existe solução online. O All2Convert é uma bela opção, que rivaliza com os anteriores (mais completos) pelo fato de permitir que você insira links do Google Video, YouTube, Metacafe e MySpace, convertendo-os antes de baixar o novo formato para o computador.

Converta os arquivos de áudio e vídeo

PDF vai com qualquer roupa

Entretanto, se você busca ferramentas mais específicas, especialmente para a conversão de arquivos PDF, também existem opções interessantes e fáceis de usar. Uma das opções com maior número de acessos do Baixaki é o Free PDF Converter, que faz a conversão rapidamente no navegador.

Mande a conversão diretamente para seu email

O único problema deste programa é a necessidade de esperar alguns minutos entre a conversão de arquivos, pois o site não permite várias conversões seguidas. Nada que faça com que o programa perca pontos, pois faz a transformação de PDF em texto e vice-versa sem maiores problemas.

Agora, se você precisa de uma ferramenta especializada em transformar qualquer arquivo em PDF, são opções legais o LoopApps (que permite a conversão de texto e imagem) e o Primo Online (com suporte a Excel, PowePoint e vários outros).

Interface do Primo Online

Diversão extra

Mas não apenas de grandes conversões de vídeos, áudio e documentos vive o homem. Você pode se divertir, por exemplo, transformando músicas em toques de celular. Programas como o ToneBee convertem suas músicas e deixam o aparelho ainda mais personalizado.

Outra opção que vai deixar sua vida mais musical são programas como o ListenToYouTube, que transforma seus vídeos preferidos em arquivos MP3. Você também pode criar arquivos MP3 com o VideoToMP3 e o VidtoMP3,todos online e gratuitos.

No VidToMP3 você escolhe a qualidade que quiser

Já para deixar o desktop mais personalizado, uma ótima opção é o iConvert, que transforma qualquer imagem do computador em ícones com apenas poucos cliques. Dessa forma, além de ótimas ferramentas para converter todos os arquivos do computador, você tem opções extras para se divertir.

Agora é sua vez! Converta arquivos sem baixar nada e assista, escute e leia em qualquer sistema e aparelho eletrônico.  Depois conte aqui suas experiências e deixe seus comentários sobre este artigo.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.