Torneira inteligente mostra o consumo diário de água

2 min de leitura
Imagem de: Torneira inteligente mostra o consumo diário de água

O futuro das torneiras sem graça está com os dias contados! Conheça a Koolhaus, uma torneira que une o futurismo ao consumo consciente de um dos recursos naturais mais importantes do mundo: a água.

Criada pelo alemão Daniel Dobrogorsky, a torneira apresenta um estilo que certamente agrada aos olhos, por meio de contornos modernos e utilização de cores marcantes, como o azul da imagem abaixo.

Ela traz um misturador para quem possui encanamento de água quente em casa, de forma a mesclar águas quente e fria e ficar tranquilo também em qualquer estação do ano. Basta abrir um lado ou o outro e “temperar” a água da forma mais agradável.

Torneira com controle de consumo

Imagem: Yanko Design

Computador de “bordo”

Porém, você não precisa queimar ou congelar seus queridos dedinhos enquanto regula a temperatura ideal da água. Isso porque a torneira, além de bonita, traz um dispositivo que mostra ao usuário não apenas se a água está quente ou fria, mas também informações sobre seu consumo em determinada data.

Com isso você, além de lavar as mãos (e tomar banho, encher a banheira ou enxaguar o quintal), também confere se está ajudando a natureza, com o consumo consciente da água que usa.

Na casa toda

Pensando não apenas em uma torneira específica, mas no consumo de água na casa toda, o Koolhaus possui um dispositivo múltiplo para controle do fluxo de uso. Isso quer dizer que você pode instalar a torneira em várias saídas de água pela casa.

Controle o consumo de água em todos a casa

Imagem: Yanko Design

Cada um dos locais em que o dispositivo é instalado envia as principais informações relevantes sobre o consumo para a torneira principal. Assim, o usuário pode controlar de forma mais inteligente o quanto de água está sendo usado, especialmente em casas maiores e com vários moradores.

Dessa forma, fica mais fácil controlar o desperdício da galera sem precisar gritar para desligar o chuveiro.  Uma vez coordenando os consumos de vários lugares, é possível ainda detectar vazamentos, para consertá-lo antes que o problema se torne mais grave.

A natureza agradece

Pode parecer pouco, mas muito da água que desperdiçamos pode ser conservada com medidas simples. Eliminar o “pinga-pinga” das torneiras, diminuir o tempo no chuveiro, desligar a água enquanto escova os dentes ou se ensaboa são atitudes inteligentes para quem quer ter água não apenas para si, mas também para os filhos e netos.

As partes da torneira moderna

Imagem: Yanko Design

Ideias como a da torneira Koolhaus fazem com que o design seja não apenas mais bonito e agradável, mas sirva para ajudar na conscientização de todos. O controle se torna mais simples, as torneiras ficam conectadas e o que se vê, ao final do mês, é uma melhora no consumo. Com isso, a conta de água no final do mês também diminui, o que é uma ótima notícia para o bolso.

A Koolhaus ainda é apenas um conceito, portanto em termos mais práticos, não há como saber quanto custaria uma belezinha desse porte. Entretanto, a iniciativa já é louvável e merece ser acompanhada de perto. Quem sabe você ainda não terá uma dessas na sua casa?

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.