Um desktop é pouco para tudo o que você usa? Então o amplie!

2 min de leitura
Imagem de: Um desktop é pouco para tudo o que você usa? Então o amplie!

Dois grandes motivos nos levam a querer aumentar o espaço da nossa Área de trabalho: o primeiro é a superlotação de ícones – apesar de que isso é relativamente mais raro de acontecer nos novos layouts dos sistemas operacionais; e o segundo é uma quantidade muito grande de janelas ocupando espaço.

É claro que existem outras razões, como não querer que o chefe (ou a mãe!) veja o que você está fazendo ou querer precisar um jogo de tela cheia enquanto conversa no MSN. Mais isso não vem ao caso. O que importa é conseguir mais espaço de tela, sem precisar comprar outro monitor.

Um bom começo para você que quer entrar no mundo dos desktops gigantes é o DoubleDesktop. Ele não tem animações complexas para trocar entre as duas interfaces, mas justamente por isso é leve e fácil de usar.

Barra de sistemas com o Double Desktop

O que você vê na imagem acima é o ícone do DoubleDesktop. Assim como a maioria dos outros softwares que serão apresentados, este cria um ícone na Barra de sistema (systray), através do qual você pode acessar  outras Área de trabalho.

Duas não foram o suficiente? Que tal quatro? Ou oito?

Pode ser que você seja uma pessoa realmente muito ocupada e capaz de realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Se for o caso, você pode estar querendo mais desktops ainda. O Shock4Way 3D cria quatro para você, e ainda permite que você os acesse com um comando simples de teclado: Ctrl + Alt + número do desktop desejado. Repare no screenshot da animação que aparece durante as trocas:

Troca de desktop no Shock 4way

Quatro Áreas de trabalho ainda não são o suficiente para você? Você está pensando que precisa de mais? O DeskHedron consegue criar até nove desktops entre os quais você navega clicando no ícone do software na Barra de sistema. Ele também possui uma animação para trocar de tela e, por isso, é um pouco mais lento na hora de realizar a tarefa. Clique na imagem para conhecê-lo melhor.

Até 9 desktops no Deskhedron

Dica: em todos os programas apresentados até aqui, você pode trocar o papel da parede, mas saiba que os ícones do desktop “original” permanecerão em todos os outros.

Uma alternativa diferente

O 360Desktop é uma opção bem diferente dos anteriores. Isso porque em vez de criar novas Áreas de trabalho, ele estende o desktop disponível deixando-o quase cinco vezes maior e ainda aplica um efeito de looping, que faz com que quando você chegue ao fim da tela, volte para o começo.

A movimentação é feita por meio da barra mostrada na imagem abaixo, ou usando o scroll do mouse. Repare que o programa já vem com uma imagem no formato 360º do Museu do Louvre. Outras imagens nesse formato estão disponíveis no site do desenvolvedor.

Janela de movimentação no canto superior esquerdo

O 360Desktop é interessante, pois é mais rápido que os outros, já que não multiplica Área de trabalho e não cria ícones desnecessários. É mais fácil de usar, porque não requere atalhos de teclado, além de mais bonito, com imagens de lugares interessantes que podem ser vistas como se você estivesse lá.

A pergunta que não quer calar

Você deve estar se perguntando se é possível combinar os programas para criar dezenas de desktops normais ou vários estendidos.  A resposta é: sim. Você pode combiná-los de várias formas. Mas cuidado para não se perder no meio de tantos desktops.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.