Como usar o WhatsApp

5 min de leitura
Imagem de: Como usar o WhatsApp

(Fonte da imagem: Reprodução/WhatsApp)

O WhatsApp Messenger virou uma febre mundial. Atualmente com mais de 350 milhões de usuários, o app conquistou a todos com sua simplicidade e facilidade para a troca de mensagens.

Apesar de ser um aplicativo simplificado, há diversas opções que ficam ocultas, as quais podem ser necessárias algum dia. Hoje, vamos mostrar todos os cantos do app para você não se perder.

Bom, se você ainda não conhece o WhatsApp, vale uma pequena explicação. Esta ferramenta funciona no Android, BlackBerry, iOS, Nokia e Windows Phone. A principal diferença entre ela e outros softwares de comunicação instantânea está no tratamento dos contatos.

Com o WhatsApp, você não precisa criar uma conta, inventar um apelido e sair adicionando contatos. O programa utiliza sua linha telefônica como identificação e puxa as pessoas da agenda como contatos. É como trocar SMS através da internet e ter diversas vantagens.

Primeiro uso

Depois de baixar e instalar o WhatsApp, o programa solicita que você informe seu número de telefone. Basta inserir o telefone com o DDD (por exemplo: XX 9876 5432) e aguardar enquanto o aplicativo confirma com a operadora se você informou o número correto.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Depois de alguns segundos, você já está pronto para usar o aplicativo. O WhatsApp puxa os contatos da sua agenda, verificando quais possuem o app instalado e estão logados (o programa mostra quais pessoas estão disponíveis e ocupadas).

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Clicando no ícone (+) no canto superior direito, você começa uma conversa com um dos seus amigos. Todas as conversas criadas serão listadas na janela inicial do WhatsApp. O software organiza a lista de acordo com as mensagens mais recentes.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

No item ao lado (com três pontos empilhados), há opções para criar grupos de conversa, realizar transmissões (função parecida com a dos grupos, mas aqui um contato não sabe que você enviou a mesma mensagem para outros), gerenciar os contatos (você é redirecionado para o app do seu sistema), acessar as configurações e alterar o status.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Hora de bater um papo

Bom, agora que você já domina todas as funções, vamos conferir as opções disponíveis na janela de conversa. Assim como nos aplicativos de SMS, no WhatsApp você deve usar o campo na parte inferior da tela para digitar suas mensagens.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Todas as mensagens enviadas e recebidas são inseridas no campo central da janela. Elas são posicionadas de acordo com a ordem cronológica. À esquerda deste espaço, há um smile que ativa o uso de emoticons (há muitas imagens para você experimentar).

No canto inferior direito, o ícone do microfone serve para gravar mensagens de voz. Basta segurar o botão pressionado e falar o que desejar. Ao finalizar, solte o botão e aguarde até que a mensagem seja enviada.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Acima das mensagens, há uma barra com o nome do contato (ou do grupo) com informações sobre a última atividade. O ícone do clipe garante o envio de anexos, sendo que você pode mandar imagens, fotos instantâneas com a câmera, vídeos, áudios, sua localização no mapa e contatos.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

O ícone de opções avançadas dá acesso aos seguintes itens: ver contato (abre o perfil do seu amigo), pesquisar (faz buscas na conversa), ligar (realiza uma chamada), papel de parede (alterar o fundo de todas as conversas), bloquear (impede a comunicação com este contato), limpar conversa (apaga todas as mensagens), enviar conversa por email e criar atalho (cria um atalho na área de trabalho para abrir a conversa diretamente).

Criando um grupo

Uma das opções mais úteis do WhatsApp é a criação de grupos. Ao clicar no ícone de opções avançadas (aquele com três pontos empilhados), você encontra a opção “Novo grupo”. Após clicar neste item, o app mostra os principais requerimentos para criar o grupo.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Você deve digitar o nome do grupo (podendo usar até 25 caracteres e emoticons) e, se desejar, selecionar uma imagem de representação. Na etapa seguinte, basta selecionar os contatos que farão parte deste chat. Pronto! Agora, você pode conversar com a galera acessando o atalho do grupo diretamente na tela inicial do WhatsApp.

Configurações

Dentro das configurações do WhatsApp, há diversas opções para você gerenciar os contatos, sua conta, as conversas e as notificações. Vamos começar pelos contatos.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

No campo dos contatos, você pode indicar o aplicativo para seus amigos (é apenas um compartilhador de link que joga uma mensagem na sua rede social), bloquear contatos (é possível selecionar pessoas que devem ser bloqueadas e outras para remover da lista de bloqueados) e selecionar se deseja ver os contatos ocultos.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Acessando o campo Perfil, o WhatsApp fornece um campo para você inserir seu nome (apenas um nome-padrão para aparecer na lista dos seus amigos) e um local para trocar sua foto (é possível selecionar da galeria, de outros apps ou capturar da câmera). Em “Informações da conta”, há dados sobre o pagamento, as estatísticas e a opção de apagar a conta.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Ainda nas “Configurações”, temos uma área especial com as opções de conversa. Veja o que é possível alterar em cada item:

  • Envio com Enter: mude a função do Enter para enviar mensagens ou mudar de linha;
  • Download automático de mídia: configure quais dados devem ser baixados via WiFi e quais podem ser transferidos usando a rede de dados;
  • Tamanho da fonte: modique o tamanho da fonte que é usada nas conversas (não altera a fonte na interface do programa);
  • Papel de parede: defina uma imagem (padrão, do cartão ou de outro app) para ser exibida (é possível efetuar o recorte na imagem) no fundo das conversas;
  • Enviar conversa por email: escolha uma conversa (mensagens e anexos) para enviar para seu email através do aplicativo de email configurado no celular;
  • Salvar conversas: força a realização do backup das conversas;
  • Apagar todas as conversas: elimina todas as conversas e remove você dos grupos;
  • Limpar todas as conversas: apenas elimina o conteúdo das conversas.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Por fim, há configurações específicas para você personalizar as notificações do WhatsApp. O programa oferece opções para ativar os sons das conversas (quando as mensagens são enviadas e recebidas), selecionar o som ao receber uma notificação de mensagem, usar o toque personalizado do contato, ativar o vibracall, usar popup e escolher a cor da luz de notificação (para aparelhos que têm esse tipo de recurso).

Confira mais sobre o WhatsApp:

Antes que você comente, queremos deixar claro que este é um artigo para sanar dúvidas de usuários iniciantes, portanto pode ser que você já saiba tudo isso que mostramos. De qualquer forma, nossa ideia é facilitar o acesso à tecnologia — por isso criamos este texto explicando tudo nos mínimos detalhes. Você já usa o WhatsApp? Recomenda o programa?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.