Firefox: 9 extensões para reforçar sua segurança

3 min de leitura
Imagem de: Firefox: 9 extensões para reforçar sua segurança

Por mais que em toda atualização os navegadores encontrem e resolvam muitos dos seus problemas de segurança, não costuma demorar muito para que pessoas mal-intencionadas encontrem formas de burlar as proteções oferecidas pelo browser.

Em alguns casos, por exemplo, o Firefox até bloqueia popups, mas, como alguns deles são liberados por serem desejados (como ao clicar sobre um link que abre outra janela), outros inconvenientes conseguem usar essa abertura para serem carregados.

Há também situações nas quais você pode ser enganado pelo site que está visitando, sendo  persuadido a clicar em um link que mostra um endereço diferente do esperado, acarretando em problemas de segurança possivelmente graves. Nesta seleção de extensões para o Firefox, você encontra algumas opções para aumentar a segurança do browser e ajudar a limitar o quanto malfeitores conseguem se aproveitar da sua ingenuidade.

1. Preferences Monitor

Dependendo do site que você acessa e programa ou extensão que instala, talvez alguma alteração indesejada seja realizada nas preferências do seu Firefox, alterando página inicial, entre outros elementos diversos (os quais talvez você nunca percebesse, mas que podem fazer a diferença em termos de privacidade). Para não ficar refém de comportamentos assim, o Preferences Monitor informa exatamente qual a alteração feita, permitindo que ela seja desfeita.

2. Adblock Edge

Um bloqueador de propagandas para impedir que possíveis vulnerabilidades de plugins como o Java sejam utilizadas para infestar o seu computador. O seu diferencial é não apresentar uma “lista branca”, a qual costuma permitir anúncios do Google, por exemplo. Logo, absolutamente todo e qualquer indício de proposta comercial é eliminado com esta extensão.

3. Perspectives

Os certificados SSL nem sempre indicam com precisão quando um site realmente é confiável, pois você nunca sabe com certeza quando eles estão atualizados. Com o Perspectives, há como acessar um banco de dados local e um do próprio complemento, o qual é usado para comparar o certificado apresentado com o armazenado, indicando possíveis mudanças e quando ele se manteve inalterado. Dessa forma, você consegue ter noção se um site continua confiável.

4. RequestPolicy

Um dos métodos para roubar senhas muito utilizado, o phishing, consiste em imitar a página de um site de maneira a enganar possíveis vítimas, fazendo-as digitar os seus dados pessoais. Embora seja mais comum em emails e imitando sites de bancos, ainda assim é possível encontrar outras formas disso em site menos confiáveis. Com o RequestPolicy, no entanto, você fica seguro: ele impede que um endereço diferente daquele expresso na página atual seja aberto.

5. NoScript

Usar scripts é outro modo “interessante” para tentar enganar as pessoas a fazerem o que elas não desejam; por exemplo: o script abre uma nova janela abaixo do ponteiro do mouse e você acaba clicando em uma propaganda suspeita, gerando inconvenientes dessa forma. Esta extensão ajuda a impedir o problema descrito, já que é capaz de bloquear a execução de qualquer script em sites selecionados.

6. Long URL Please

Sabe quando você está lendo o seu feed de novidades no Facebook e acaba se deparando com um link muito interessante; porém, por ele estar encurtado, você fica com receio de clicar e terminar abrindo um site indesejado? Pois o Long URL Please tem como função exibir o endereço completo, no lugar do encurtado, ajudando assim a identificar potenciais ameaças.

7. LastPass

Para não se esquecer das senhas criadas para todos os sites visitados, usar este complemento é interessante. Afinal, ele armazena localmente as informações e aplica a criptografia, apenas então enviando os dados para o servidor online, a partir do qual é possível acessá-los. Além de ajudar você a manter um catálogo de senhas seguro, o LastPass também possui a função de autocompletar alguns campos de formulário, algo realmente útil.

8. VTzilla

Muito embora você possa baixar arquivos e, apenas então, realizar a varredura de um antivírus para descobrir potenciais ameaças, nem sempre isso é suficiente, já que cada programa do gênero possui um motor e um banco de dados diferentes. Com o VTzilla, você manda um arquivo para o Virus Total para ser analisado por mais de 40 softwares de proteção diferentes. Dessa forma, caso ele esteja “limpo”, você pode baixá-lo sem ter medo.

9. FEBE

Depois de instalar todas as extensões acima, seria realmente uma pena se você tivesse a necessidade de formatar o computador e acabasse perdendo as proteções adquiridas por meio das indicações desta seleção. Com o FEBE, no entanto, é possível realizar um backup especificamente das extensões do Firefox, ajudando você a mantê-lo seguro imediatamente após reinstalado.

Instalar todos os complementos acima é recomendado, já que eles aumentam a sua proteção ao navegar usando o Firefox. Entretanto, vale mencionar que nem sempre todas as ferramentas são compatíveis entre si, atrapalhando o funcionamento das demais. Assim, talvez seja necessário escolher quais delas você pretende priorizar, no caso de não funcionarem na sua versão do browser.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.