Como remover versões antigas do Java

1 min de leitura
Imagem de: Como remover versões antigas do Java

Talvez você nunca tenha reparado no seguinte: o JRE (Java Runtime Environment, ou simplesmente “Java”), ao se atualizar sozinho, pode não desinstalar a sua versão anterior.

Mas, afinal, qual o problema com isso? Bom, a questão aqui está pautado no fato de o Java ser notoriamente lembrado como um aplicativo repleto de falhas de segurança, as quais costumam serem aproveitadas por gerenciadores de site de caráter duvidoso.

Para evitar que você tenha que manualmente desinstalar todas as versões do Java antes de atualizá-lo, este tutorial vai ensinar você a usar o JavaRa. Com esse aplicativo, você consegue realizar essa função e muitas outras, podendo instalar, atualizar e até remover arquivos temporários do Java, por exemplo – entre outras funções.

Pré-requisitos

  • JavaRa baixado.

Baixar JavaRa

Faça você mesmo

Descompacte a pasta do arquivo zipado e, dentro dela, execute “JavaRa.exe”. Na tela aberta, selecione “Settings”.

Acesse Program Language > Brazilian > Save para mudar o idioma do aplicativo para o português (é preciso repetir o processo sempre que executá-lo).

A tela abaixo mostra o programa em português. Selecione “Atualizar Java Runtime”.

A quarta imagem deste tutorial (abaixo) indica duas telas: a primeira quando o Java já está instalado, e a segunda quando ele não foi detectado no seu computador. Na primeira, qualquer opção abre um programa externo (o atualizador do Java, ou o seu site oficial).

Avançando para o segundo passo da instalação, clique em “Download” para instalar o Java mais atual ou escolher “Download Manual do Java” para escolher a versão (32 ou 64 bits) certa do download.

Depois de terminado, basta encerrar o processo.

Na tela principal, ao escolher “Remover JRE”, você descobre a lista que indica quais versões do Java estão instaladas, permitindo que você remova aquelas desatualizadas (clique em uma e use “Run Uninstaller”).

Com a terceira opção do programa, “Atualizar Definições do JavaRa”, você clica em “Download” para atualizar o software – o que provavelmente apenas o trava, sem funcionar corretamente.

Por último, em “Tarefas Adicionais”, há quatro opções para serem marcadas, as quais servem para limpar rastros do Java no seu sistema.

Pronto, agora você já sabe como usar todas as opções do JavaRa e já deve ser capaz de manter o seu JRE atualizado e seguro (na medida do possível).

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.