Cala a Boca Galvão: a Copa entre chutes e Bytes

5 min de leitura
Imagem de: Cala a Boca Galvão: a Copa entre chutes e Bytes

A Copa do Mundo é capaz de mexer com os brios de milhões de pessoas ao redor do mundo, mas ninguém demonstra tanta paixão pelo futebol quanto os brasileiros. Tanto é que o país praticamente para nas datas em que nossa seleção joga.

Mas a Copa de 2010 tem um sabor mais especial do que as anteriores. Você saberia dizer por quê? Pois bem, em 2006, os planos de banda larga não eram tão atrativos, por isso, a quantidade de assinantes era menor e a febre das redes sociais ainda não tinha explodido.

Hoje, a internet já deixou de ser um simples veículo de comunicação, para se tornar um meio de interação, socialização e confraternização entre as pessoas.

Como nós brasileiros somos experts em confraternização, rapidamente transformamos a internet em mais um recurso para animar a festa e, melhor ainda, nos mostrarmos ao mundo.

Torcida brasileira na África do Sul
Fonte: Fifa.com

A internet e o futebol

Antes mesmo de o evento começar, nós já preparávamos conteúdo da Copa para você, usuário. Quem costuma entrar no Baixaki com frequência deve ter acompanhado os diversos artigos e programas com temas relacionados à competição de futebol mais importante do mundo, e mais importante para os brasileiros.

Um exemplo é o álbum de figurinhas oficial da Fifa, que possui uma versão virtual e não poderia faltar aqui. Para não deixar ninguém perdido no escanteio, o Baixaki fez um guia de uso completo, mostrando todos os detalhes do álbum.

Figurinhas da copa

O sucesso foi muito maior do que imaginávamos, um sinal de que o brasileiro estava preparadíssimo para integrar a paixão nacional aos recursos que a web 2.0 oferece.

E não é só o usuário que está antenado na Copa: as transmissões que estão sendo feitas via streaming por milhares de sites ao redor do mundo, inclusive o Brasil, batem um bolão.

Desde a cerimônia e festa de abertura, quem não pudesse ou não quisesse assistir o mundial pela televisão, tinha a opção de ver ao vivo em alta qualidade, direto do navegador.

Exemplo de streaming ao vivo dos jogos da Copa 2010.

Sites que não têm qualquer relação com futebol também entraram no clima e mudaram suas imagens de fundo para se adequarem ao clima de festa que é a Copa do Mundo. Isso comprova que atualmente o brasileiro tem duas paixões que se inter-relacionam: futebol e internet.

Protagonistas naturais

Já que o brasileiro é também um dos povos mais calorosos e festeiros do mundo, nada mais justo do que ele ser atualmente o que tem mais presença nas redes sociais.

Uma delas é o Twitter, que já é indispensável na vida diária de milhões de usuários de internet. E quem possui uma conta no microblog certamente ficou sabendo da piada brasileira mais difundida (talvez em toda a nossa história): o meme "Cala Boca Galvão".

Desde a festa de abertura, o assunto mais comentado no mundo inteiro — segundo os trending topics do próprio serviço — foram três palavras que tiveram repercussão até em jornais importantíssimos em todo o mundo.

Cala Boca Galvão no jornal espanhol El País.

Quando os falantes de línguas diferentes do português começaram a perguntar o que as três palavras significavam, o brasileiro aproveitou para fazer o que tem muito talento para fazer: piada.

Criaram-se falsas campanhas para salvar da extinção pássaros que não existem, institutos em defesa do animal e comentários até de escritores brasileiros de renome internacional, com suas próprias piadas.

Se você é usuário do Twitter, já deve saber quais são essas três palavrinhas. Elas se referem à aversão demonstrada por algumas pessoas aos comentários do apresentador esportivo de maior exposição no país, Galvão Bueno.

Em seu Twitter, o próprio locutor fez pouco caso da piada “CALA BOCA GALVÃO” e disse que só se calaria (ou não), quando atingisse a marca de 1 milhão de seguidores.

Não deu certo: na data de publicação deste artigo, Galvão Bueno possuía pouco mais de 63 mil seguidores, ou seja, somente 10 mil a mais do que tinha na data em que postou o desafio, há seis dias.

Trending topics às 12h44 do dia 17 de Junho de 2010.

Ainda durante a redação do que você está lendo agora, os trending topics do Twitter tiveram vários desaparecimentos e reaparições do “CALA BOCA GALVÃO”, mas provavelmente a variação se dá devido a dois fatos: os jogos narrados por ele são somente os da nossa seleção, que só joga novamente no próximo domingo, dia 20 de junho; e o maior alarde foi dos estrangeiros que perguntavam o que significa a expressão. Agora que todos já sabem, o trending topic deve perder um pouco da força.

Vista também a sua camisa virtual!

Deixando as piadas de lado e partindo para a torcida, é lógico que ninguém quer acompanhar somente os jogos do Brasil. Afinal, sempre temos nossos favoritos e aqueles que queremos que sejam eliminados logo para nos pouparem de um confronto direto.

E para torcer com mais diversão, que tal participar de um bolão online, no qual você dá seus palpites e ainda se arrisca a ganhar prêmios?

Diversos sites, como o do maior canal de esportes do mundo, a ESPN, e o Portal Terra, criaram uma seção exclusiva para que você dê seus palpites nos resultados dos jogos, ganhe pontos por isso e, no final, concorra a prêmios.

Bolão Terra

Nós, do Baixaki, também já publicamos diversos artigos, programas, temas e até conteúdo exclusivo, criado por nós especialmente para você, que veste com orgulho a camisa que representa o melhor futebol do mundo.

Veja abaixo os links para algumas de nossas publicações:

A equipe de redação do Baixaki, e também os demais colegas da No Zebra Network, não poderiam ficar de fora: entraram em peso no bolão e fizeram até suas apostas para ver quem marca mais pontos e leva a taça cheia para casa.

Tudo isso é prova de que o futebol está enraizado nos corações dos brasileiros e que a internet se tornou o meio perfeito de propagação do nosso amor pela camisa verde e amarela.

Se você ainda não começou, o Baixaki convoca todos para a seleção dos usuários mais informados e apaixonados por futebol e internet. Faça seu Twitter, registre-se no bolão, baixe seu tema para a Área de trabalho do PC e seja um torcedor completo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.