Android: 12 apps para aprimorar sua experiência nas redes sociais

4 min de leitura
Imagem de: Android: 12 apps para aprimorar sua experiência nas redes sociais

Não importa a rede social que você utilize, sempre vai existir algum elemento que não agrada a todos, assim como recursos que poderiam apresentar uma funcionalidade muito melhor de outra maneira – ou mesma a inexistência de ferramentas essenciais para o serviço.

Com a possibilidade de usar aplicativos no seu Android, você tem acesso a uma infinidade de recursos novos desenvolvidos pelas mais diferentes pessoas, demonstrando não apenas pontos de vista diferentes sobre a utilização das redes sociais como novas funções disponíveis nelas, em decorrência disso.

Nesta lista, você encontra um total de 12 aplicativos que ajudam a aprimorar a sua experiência ao utilizar redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram – seja adicionando algo não disponível nativamente no serviço ou então tornando uma função mais simples de utilizar, por exemplo.

1. Klyph

A função do Klyph é servir como cliente alternativo para você usar o Facebook, disponibilizando todas as possibilidades que a rede social tem a oferecer. Como destaque que o evidencia em relação ao aplicativo oficial, está a organização diferenciada que facilita a visualização de conteúdos específicos. Além disso, ele também tem a qualidade de não travar constantemente, o que se deve ao carregamento da Timeline ser sob demanda: apenas mostra o que você pode ver.

2. GroupVox

Quer conversar com os seus amigos e está com as mãos ocupadas, não tendo como digitar alguma mensagem? Com o GroupVox isso não é um problema, pois ele realiza a gravação do que você tem a dizer e envia o arquivo de áudio para os seus amigos do Facebook. Com o aplicativo, você tem a alternativa de escolher para quem mandar a gravação ou simplesmente postá-la na sua Linha do tempo.

3. Buffer

Com este app, você reúne as redes sociais Twitter, Facebook, LinkedIn e App.net em uma única janela, podendo visualizar e enviar atualizações para todos esses serviços. Além de ser compatível com vários apps de funções similares, outro grande destaque para o Buffer está no fato de ele ser capaz de agendar postagens em qualquer um dos lugares mencionados acima.

4. Seesmic

A sua função é semelhante à do item anterior, porém com suas ressalvas. Com o Seesmic, é possível gerenciar grupos nas redes sociais (Facebook, Twitter e Chatter), enviar mensagens, visualizar a linha do tempo, receber arquivos multimídia, bem como alterar configurações das suas contas.

5. Tweet Followers

Este widget para a tela principal do seu aparelho tem a função de exibir o número de seguidores de diferentes perfis do Twitter que sejam adicionados manualmente. A utilidade do Tweet Followers é interessante sobretudo para quem está crescendo no número de seguidores do microblog devido à sua exposição via blogs ou vlogs, por exemplo. Afinal, é sempre bom saber quando a piada causou um efeito contrário ao esperado.

6. Fynch for Twitter

Quem está com a vida corrida e não tem mais tempo para passar o dia inteiro no Twitter acaba perdendo muitas coisas interessantes do microblog devido à ausência. Caso você não possa diminuir os compromissos e também faça questão de acompanhar as novidades mais quentes da sua timeline, o Fynch for Twitter pode ajudar: ele separa para você os principais destaques do dia de maneira personalizada, ajudando você a não perder tempo.

7. Plume for Twitter

Este aplicativo tem por finalidade deixar você gerenciar a sua conta do Twitter sem grandes problemas. Porém, para se destacar do app oficial do serviço, o Plume for Twitter apresenta alguns recursos interessantes: visual elegante com temas personalizáveis, grande facilidade para tweetar conteúdos e manter conversações, e, principalmente, a função de emudecer usuários (não quer ler sobre futebol? Basta tirar a voz de quem não fecha a matraca sobre o assunto).

8. Mentions

Assim como no quinto item desta lista, o Mentions tem uma função de caráter parecido, sendo voltado para quem possui um blog, vlog ou site que esteja crescendo em número de acessos. Com o aplicativo, você consegue vasculhar todo o Twitter, Google+ e Reddit em busca de absolutamente toda e qualquer referência a um link direto relacionado ao seu site – assim, você sabe se estão falando bem ou mal do seu trabalho.

9. JustUnfollow

Um sentimento inerente para quem utiliza o Twitter e o Instagram é aquele quando você descobre que o número dos seus seguidores diminuiu. Será que você fez algo de errado ou postou uma imagem considerada inapropriada? Independente da razão, caso você tenha muitos seguidores, não há como descobrir quem parou de seguir o seu perfil. Exceto, é claro, ao usar o JustUnfollow: ele lista todas as pessoas que deram “unfollow” em você. O resto é por sua conta.

10. Pixable

Embora o Instagram tenha sido adquirido pelo Facebook, é possível dizer que este aplicativo transforma a rede social em algo similar ao serviço de compartilhamento de fotografias. Afinal, o Pixable serve para filtrar apenas as imagens dos seus amigos disponíveis na sua linha do tempo, ignorando qualquer vídeo, texto ou link.

11. InstaSize

Quando você usa o Instagram, frequentemente é necessário ajustar as imagens para poder compartilhá-las, algo talvez inconveniente para quem ainda não se acostumou à ação. Com o InstaSize, você não precisa mais se preocupar com isso, pois o aplicativo redimensiona as imagens tiradas na hora, bem como adiciona efeitos diversos, permitindo o envio rápido da fotografias para a rede social.

12. InstaMessage

O Instagram não conta com um serviço mensageiro para você trocar ideias com os seus seguidores, o que dificulta um pouco a interação textual com eles. Entretanto, caso você opte por instalar o InstaMessage, basta se conectar ao serviço e, na hipótese de os seus seguidores também terem o app no celular, você consegue trocar mensagens com eles como se estivesse no Facebook, por exemplo.

A quantidade de aplicativos com as mais diferentes funções para aprimorar a sua experiência com as mais diversas redes sociais é simplesmente enorme. Logo, não esperamos que esta lista seja um guia definitivo de aplicativos, mas apenas uma fonte de  referência para você começar a explorar apps do gênero. Caso você deseje compartilhar alguma sugestão interessante, não deixe de comentar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.