Review: Motorola W233 Eco

4 min de leitura
Imagem de: Review: Motorola W233 Eco

Com 100% de sua carcaça feita de plástico reciclável – oriundo de garrafas de água – o Motorola W233 Eco é o primeiro telefone celular a receber o selo de “Carbon Neutral”, que significa que todos os poluentes emitidos durante a fabricação são compensados com iniciativas de preservação e reconstrução do meio ambiente.

O “candybar” da Motorola é visualmente agradável, com tons brancos e verdes criando destaque sobre o preto comum em aparelhos celulares. O tamanho do monobloco – 110,97 x 45 x 14,7 mm – é confortável, cabendo em qualquer bolso sem problemas, e os 83 gramas não incomodam mesmo que você passe horas com o dispositivo na mão.

Motorola W233 EcoEm termos de funcionalidade, o W233 Eco oferece o básico esperado de um telefone de baixo custo: telefonia, mensagens SMS e MMS, rádio FM e reprodutor de música. O player de música aceita apenas arquivos MP3, armazenados no cartão microSD. A expansão de memória aceita até 2 GB, apesar de o cartão incluso ser de 1 GB.

Para navegar pelas funções do aparelho utiliza-se principalmente o botão direcional, embora o W233 conte com um botão dedicado para os aplicativos de música (tocador de MP3, rádio FM e o identificador de músicas MotoID).

Graças às dimensões reduzidas e à leveza do aparelho, o conforto durante a utilização é muito grande. A textura e a resistência do plástico reciclado utilizado no corpo do telefone oferecem solidez e confiança contra quebras.

As teclas são um pouco duras, e o tamanho reduzido de cada botão pode dificultar o uso por parte de quem tem dedos mais grossos. Em especial a tecla de navegação pode ser um problema para mãos maiores.

A tela de 128 x 128 pixels com 65 milhões de cores é – como todo o aparelho – básica, e cumpre a função de suporte para as funções corretamente. Em ambientes externos a visualização é dificultada pela reflexão de luz.

Aprovado

Do que nós gostamos

Fazendo ligações

Microfone com botão de atendimendo de chamada no cabo do fone de ouvidoEm ligações, o aparelho se destaca principalmente por contar com a tecnologia CrystalTalk, exclusiva dos telefones da Motorola. Através dessa ferramenta o som das conversações fica mais claro, sem tantos ruídos de fundo que podem prejudicar a qualidade da ligação.

O fone de ouvido que acompanha o celular conta com um microfone no cabo, para a conversação sem uso das mãos. Próximo ao captador está o a tecla que atende ou desliga a telefonia.

Música o tempo todo

Menu de multimídia do Motorola W233 EcoAlém do apelo ecológico, o grande ponto de propaganda do Motorola W233 Eco é a reprodução de música. Apesar de a grande maioria dos aparelhos vendidos atualmente contar com um reprodutor de MP3, normalmente eles são mais caros, ou não oferecem a mesma qualidade de som do Motorola W233 Eco.

Tanto o alto-falante quanto os fones de ouvido transmitem um som limpo e de boa intensidade, não sendo necessário manter o volume nos níveis mais altos. Mesmo em situações críticas, como o interior de ônibus e outros transportes coletivos ou em ruas muito movimentadas, os fones de ouvido passaram o áudio de maneira bastante satisfatória com volumes intermediários.

O rádio conta com autossintonia e memória de estações, facilitando bastante encontrar – e manter – as suas frequências favoritas para ouvir a qualquer hora.

Reprovado

O que espantou o Baixaki, no mau sentido

Interface

Tela principal do Motorola W233 EcoClaro que um aparelho com hardware mais fraco como o W233 Eco não rodaria sob uma plataforma que demanda tantos recursos quanto o Android, mas a Motorola podia ter se inspirado um pouco mais na ideia da Google no desenvolvimento do sistema que controla este celular.

A tela tem uma qualidade realmente ruim, com baixa resolução e distorce cores ao apresentar fotografias. O tamanho limitado deste dispositivo também força textos um pouco mais longos – inclusive descrições de menu – a utilizarem uma rolagem lateral.

Um lado negativo desse fato é a demora com que o texto começa a correr pela tela, atrasando a utilização do W233 em diversos momentos. Especialmente entre os menus de configuração, algumas entradas apresentam abreviaturas e, mesmo assim, precisam da rolagem lateral para leitura completa.

Teclado

Naturalmente telefones mais simples não apresentam teclados exemplares, mas o W233 é – especialmente para quem tem dedos mais volumosos – um pouco irritante. Os botões de número são pequenos e duros, atrapalhando até mesmo quem está acostumado com teclados alfanuméricos ao digitar no aparelho.

Teclado do Motorola W233 Eco

Os botões de navegação – tanto o direcional de quatro direções quanto o botão menu – também sofrem da rigidez no clique, porém são um pouco mais confortáveis na utilização.

Avaliação Final

Vale a pena?

Motorola W233 EcoQuem procura um aparelho simples, leve e que não ofereça nada além do mínimo necessário, pode considerar o W233 como uma opção. O preço, em torno de 150 reais, é atrativo para qualquer pessoa, mas o baixo custo significa tecnologia mais simples e, principalmente, a ausência de câmera fotográfica e a tela sofrível.

A visão ecológica do produto – certificação de rastro de carbono zero, plásticos reciclados e recicláveis etc. – oferece um diferencial de mercado interessante para os mais ambientalmente conscientes. Outro ponto positivo é que essa vantagem não se reflete em custo para quem não está preocupado com isso.

Dessa forma, se tudo o que você precisa é de uma maneira de ouvir música em qualquer lugar e um telefone para ligações e SMS, o W233 pode ser uma boa escolha.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.