Você precisa de pouco para abrir PDFs e PPTs

3 min de leitura
Imagem de: Você precisa de pouco para abrir PDFs e PPTs

É impossível que você nunca tenha recebido um arquivo do PowerPoint por email. Seja com mensagens de autoajuda, fotografias bonitinhas de animais ou qualquer outro tipo de apresentação, a prática de disseminar slideshows já é – para alguns – tão onipresente quanto o spam.

Apesar do foco um tanto diferente, arquivos PDF são tão presentes quanto os slides em PPT. Currículos, livros, apostilas e uma infinidade de outros documentos – quando transmitidos pela rede – são enviados no formato desenvolvido pela Adobe.

Mas ambos esses tipos de arquivo têm uma coisa em comum: dependem de software instalado para sua visualização. Apesar de gratuitos – o Adobe Reader para PDFs e o Visualizador da Microsoft para apresentações do PowerPoint –, esses programas não são exemplos de leveza ou simplicidade de uso.

Por esses e outros motivos, o Baixaki mostra agora algumas opções de serviços online ou aplicativos leves que permitem que você não mais dependa das grandes corporações para conferir o slideshow das férias da sua sogra, ou o currículo de seu próximo estagiário.

Google Docs Viewer

A principal alternativa a baixar um documento para leitura local é este aplicativo online que complementa o Google Docs. O funcionamento da ferramenta é simples, bastando ao usuário colar o endereço do arquivo PDF ou da apresentação PPT disponível na rede para ter uma versão do documento em seus arquivos da suíte de escritório na nuvem de Mountain View.

Google Docs Viewer

Uma das grandes vantagens do Google Docs Viewer é a possibilidade de programadores – e distribuidores de conteúdo – criarem suas próprias URLs para os documentos e slideshows permitindo que – em um link normal, sem necessidade de copiar links – o serviço da Google abra automaticamente, sem nenhuma dificuldade para o usuário de seus sites.

Navegação estendida

Os usuários do Firefox que tiverem instalado o GreaseMonkey, assim como usuários do GreaseKit para Safari ou do Opera (que suporta extensões JavaScript de forma nativa), podem abrir PDFs no navegador com o Google Docs Viewer sem precisar abrir a página do serviço – eliminando assim a necessidade de copiar links – através do quase impronunciável PDF/PPT/TIF Viewer with Google Docs.

O outro grande navegador da atualidade, o Google Chrome, obviamente não poderia ficar de fora dessas facilidades, e portanto quem optar pela sinergia entre serviços e softwares da gigantes das buscas pode aproveitar a extensão Docs PDF/PowerPoint Viewer.

Longe de Mountain View

Quem preferir não depender tanto assim das funções do Google também encontra opções online para abrir documentos PDF ou PPT que não utilizam as engines do Google Docs.

Documentos para a raposa

Botão de acesso das opções do PDF Download no FirefoxO Firefox é um dos principais navegadores utilizados atualmente, e um dos motivos para sua popularidade são as extensões, que adicionam várias funcionalidades ao aplicativo. Para a leitura direta de documentos PDF, o internauta equipado com o browser da Mozilla pode utilizar o PDF Download, que, além de exibir os arquivos no navegador – em formato PDF ou HTML –, também oferece a possibilidade de salvar o documento em seu disco local.

Em qualquer navegador...

PDFVue

O PDFVue é uma ferramenta online que permite visualização e a edição de arquivos PDF dentro dos principais navegadores, como o Firefox e o Internet Explorer. Existem desvantagens no sistema da Docudesk, entretanto, já que o usuário precisa carregar o PDF para o site antes de poder abri-lo e tem de lidar com limites de tamanho de arquivo ou páginas do material para a correta visualização.

...ou sem navegador algum

Uma alternativa para quem distribui conteúdo em arquivos PDF é o PDF2Exe. O programa cria arquivos executáveis a partir de documentos no formato da Adobe, permitindo que qualquer computador Windows – ou o Linux a partir do WINE – leia o arquivo.

Além do PowerPoint

Para a visualização de apresentações de slides, duas opções que não utilizam programação da Google são indicadas: o SlideRocket e o SlideBoom.

Apresentação do SlideRocket

Em ambos os serviços você precisa se cadastrar e fazer o upload dos arquivos antes de  abri-los. A principal vantagem disso é que, uma vez carregados pelo site, você pode compartilhar o link do slideshow ao invés de enviar o arquivo inteiro por email.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.