Exposição na China apresenta a maior tela de cinema do mundo

3 min de leitura
Imagem de: Exposição na China apresenta a maior tela de cinema do mundo

Qual é a maior tela de cinema que você já viu? Esqueça qualquer uma delas. Com certeza você nunca viu nada parecido com a novidade apresentada durante a Shangai World Expo 2010. Trata-se de uma tela IMAX com impressionantes 1600 metros quadrados!

A atração é apenas uma das muitas exibidas na feira que reúne o que há de mais moderno em termos tecnológicos no mundo todo. Desenvolvida numa parceria entre empresas chinesas e árabes, a feira é tão imponente e impressionante quanto os produtos apresentados.

Pavilhão da Arábia Saudita onde está instalada a maior tela de cinema do mundo

Cinema como você nunca viu

Talvez o número 1600 não signifique muita coisa para você, mas basta comparar o tamanho da tela com a de outros cinemas para entender a magnitude do que estamos falando. A tela de um cinema IMAX, igual aos existentes no Brasil, possui 300 metros quadrados.

Alguns IMAX espalhados pelo mundo, construídos em locais tão imponentes quanto o tamanho da tela, chegam a ter 600 metros quadrados. Dessa forma, 1600 metros quadrados correspondem a nada menos que cinco vezes o tamanho de uma tela IMAX padrão.

Mas você deve estar se perguntando: e a qualidade? É justamente por este motivo que um cinema deste porte está sendo apresentado em uma feira e não comercialmente. Para gerar uma imagem com qualidade compatível com o tamanho necessário é preciso que ela tenha a melhor resolução.

Se as telas do IMAX já impressionam, imagine uma cinco vezes maior

A maior resolução de imagem existente é a 4K. Com ela, a resolução de captação e de exibição salta para impressionantes 4096x2160 pixels de resolução - definição cinco vezes maior do que a melhor das telas de cinema em 2K (2048 x 1080).

Infelizmente ainda não há filmes comerciais sendo produzidos ou adaptados para o formato 4K. O que existem são experimentos em curtas-metragem e vídeos específicos feitos para este formato. E são justamente esses filmes que estão sendo exibidos durante o evento.

Imagem maior é sempre melhor?

Não necessariamente. Obviamente uma tela maior permite ao espectador uma sensação maior de imersão em uma produção. Quando todo o campo de visão é coberto por imagens, sem que o usuário veja bordas laterais ou elementos que possam distraí-los, o impacto e o grau de atenção aumentam, provocando também um acréscimo na percepção.

Para que uma exibição como essa possa surtir o máximo de efeito é preciso que as imagens exibidas sejam as mais nítidas possíveis, uma vez que a tendência é transformá-las em algo real para o espectador. Qualquer detalhe ou imperfeição, como baixa resolução, salta aos olhos do espectador com muito mais nitidez e o que deveria ser um ponto positivo acaba se tornando uma frustração.

Cinema 4K é o que há de mais moderno em termos de resolução

Outro item que precisa ser observado é a distância do espectador em relação à tela. Quanto maior a tela, maior deve ser a distância mínima em relação à imagem. Nesse caso específico a distância em relação à tela precisa ser considerável e sabemos que são poucos os lugares que podem disponibilizar um ambiente com todas as condições ideais.

Shangai World Expo 2010

A Shangai World Expo 2010 foi aberta no dia 01 de maio e assim permanecerá até o dia 31 de outubro. O tema da exposição deste ano é “Cidade Melhor – Vida Melhor”. Até hoje este é o evento mais caro do gênero já produzido.

Vídeo promocional da Shanghai World Expo 2010

A feira reúne 190 países e mais de 50 organizações internacionais. Mais de 100 líderes estrangeiros devem visitar o evento durante os sete meses em que ficará em exibição e a expectativa é que 100 milhões de pessoas visitem as atrações.

Ao longo dos 170 pavilhões de exposições, os visitantes poderão contemplar, além da maior tela de cinema do mundo, a primeira câmera still 3D fabricada, a maior sauna já construída e uma cachoeira à base de álcool.

O que você achou desta novidade? Acredita que telas imensas como essa são viáveis para o cinema comercial? Deixe a sua opinião nos comentários.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.