Mito ou Verdade: se descobrirem meu IP, posso ser hackeado?

O IP é uma informação necessária para uma invasão, mas será que somente isso basta? Descubra como se prevenir de invasores e quais as reais chances de um ataque ao seu computador.
  • Visualizações230.048 visualizações
Por Fabio Jordão em 24 de Maio de 2010

A era da internet gerou muitos empregos, inovou com uma expansão incrível de conhecimento e permitiu que muitas pessoas utilizassem seus dons para criar inovações muito interessantes. Todavia, apesar da grande revolução, com a inserção e a divulgação de técnicas diversas muitas pessoas resolveram utilizar o conhecimento para o pior.

Já parou para pensar que, se não houvesse vírus nos computadores e as pessoas não fossem mal-intencionadas, o mundo seria muito melhor? Pois é, o problema é que há muitas pessoas interessadas em criar programas para prejudicar os outros. Além disso, sempre surgem novos espertinhos para “brincar” com coisas que não deveriam, como privacidade e segurança dos demais.

Enfim, tudo isso você provavelmente já sabe, mas não tem ideia de como os malandros da internet pensam muito à frente de qualquer empresa de segurança e querem apenas uma coisa: mexer no que não lhes diz respeito. Claro que, nós, usuários comuns, ficamos incomodados, porque a preocupação com nossos arquivos é grande.

Os criminosos da internet

Sendo assim, fica sempre a dúvida: afinal, apenas com o endereço IP um hacker pode invadir meu computador? Hoje vamos mostrar através de algumas explicações que o processo de invasão é bem mais complexo do que apenas ter o IP e que não é qualquer um que consegue estragar um computador à distância.

Conheça o IP

O Baixaki já publicou diversos artigos explicando sobre o endereço IP, mas vamos rever um pouco sobre o conceito básico desse importante protocolo. O endereço IP é um número único atribuído para cada dispositivo de rede do mundo. Como assim? Quando você se conecta à internet, automaticamente seu modem recebe um endereço IP da operadora telefônica.

A comunicação entre computadores ocorre através do IP

O IP é necessário para que haja o tráfego de dados na internet, afinal de contas, quando você acessa um site, é preciso que exista comunicação entre o seu PC e o portal em questão. Todos os sites no mundo possuem um IP e cada computador (ou melhor, modem) também. Sendo assim, o seu PC pode enviar (upload) e receber (download) dados.

Se descobrirem meu IP, posso ser hackeado?

A resposta para essa pergunta depende de uma série de fatores, contudo uma possível invasão vai depender do nível de conhecimento e truques que a pessoa possui. Se isso o tranquiliza, saiba que apenas com o IP não é possível invadir um computador, ao menos não com as atuais tecnologias.

O endereço IP é o primeiro passo

Para esclarecer bem, vamos exemplificar de uma maneira fácil o que acontece numa invasão. Imagine que o IP é o endereço da sua casa. Caso alguém saiba onde é sua residência, isso não significa que a pessoa poderá invadi-la. Afinal de contas, você possivelmente deve ter um portão com cadeado, cachorros, uma porta com fechadura e outros tantos empecilhos.

Com o endereço IP ocorre exatamente a mesma coisa, ele é apenas um endereço, sendo que qualquer invasor necessita de muito conhecimento para saber como acessar os dados do computador. Assim como no exemplo da residência, o seu PC (casa) está atrás do modem e de outros aparelhos de rede (o portão), de um firewall (a porta) e de outros softwares e recursos que impedem a invasão num piscar de olhos (os cachorros).

O exemplo pode parecer bobo, mas isso é exatamente o que deixa muitas pessoas tranquilas, até porque é muito mais fácil alguém invadir uma casa do que um computador. Isso porque é mais fácil mexer e atuar com o mundo palpável do que com o que não se vê. Agora vamos ver alguns truques básicos que os malandros da internet usam para invadir os computadores.

Brechas

Continuando com o exemplo da casa, podemos entender perfeitamente como os invasores atuam. Imagine que o portão da sua casa fica destrancado ou que há uma área dele enferrujada. Isso seria uma facilidade tremenda para que um ladrão entrasse no terreno e roubasse qualquer coisa.

No mundo da informática tudo é muito parecido, ou seja, os invasores aproveitam-se de brechas no seu modem (ou roteador). Caso você não tenha configurado seu modem corretamente ou ele não tenha um firewall embutido, isso facilita o ataque dos hackers.

Configure seu modem e roteador com senha e certifique-se de que o Firewall está 100%

Portanto, aqui fica nossa primeira dica: verifique se o seu modem está devidamente configurado, se o roteador sem fio possui uma senha de acesso e se o firewall desses dispositivos está devidamente ativo e com regras que realmente impedem ataques.

Detalhe: caso você utilize um roteador em sua casa, o invasor ainda deve descobrir o IP local do seu micro, isso se ele conseguir passar pelo firewall do modem e do roteador.

Sua casa sem uma porta

O firewall é um programa que gerencia quais portas do seu computador podem ser abertas para trafegar dados. Caso você não instale um firewall no seu PC, isso facilita muito o ataque dos hackers, pois é um obstáculo a menos para que a invasão tenha sucesso. Em nosso exemplo da casa seria como se você não tivesse uma porta. O que aconteceria nesse caso? Qualquer um entra, seja ladrão ou uma pessoa comum.

Um firewall te protege de ataques externos

Então agora você já tem uma segunda dica: instale um bom firewall ou ao menos utilize o do sistema operacional. Vale lembrar que, além de instalar, você deve tomar cuidado com as exceções que adiciona ao firewall, pois caso você adicione uma exceção para um programa de P2P (que gera um grande volume de dados), ela pode facilitar a entrada de invasores.

Antivírus e Internet Security

Se você quer um mínimo de segurança em seu PC, já deve saber que a utilização de um antivírus é fundamental. Contudo, talvez você não faça ideia que o antivírus pode ser um grande aliado no combate às invasões.

Como? Simples, muitos ataques realizados por hackers ocorrem não somente devido à falta de um firewall ou de precauções quanto a configurações, mas sim por culpa de softwares maliciosos que abrem brechas no sistema operacional.

Sendo assim, nossa terceira dica é: instale um software antivírus de qualidade (mesmo que gratuito, você já estará muitas vezes mais protegido) ou então um programa no estilo “Internet Security”, os quais trazem muitos aplicativos para proteção do sistema e dos arquivos.

Não tenha medo de criança

A grande maioria das pessoas que se dizem “hackers” são crianças de 13 ou 14 anos que pensam saber invadir um computador, por isso relaxe, pois raramente alguém vai conseguir acesso aos seus dados.

Hackers? Provavelmente não chegam nem perto...

Não se ofenda se você tiver essa idade e se está aprendendo alguns truques do tipo, mas a grande verdade é que quaisquer dicas oferecidas em fóruns e sites de invasão são muito básicas e não levam a lugar algum.

Mais tranquilidade, menos paranoia

Parando para pensar bem, existe sim um grande número de pessoas desocupadas que não têm o que fazer e que até vão invadir computadores aleatoriamente, porém a quantidade de ataques a computadores pessoais é bem reduzida. Por outro lado, as invasões em sites e computadores empresariais são crescentes, visto que os criminosos podem obter lucros, informações confidenciais e prejudicar grandes empresas.

A rede mundial é muito grande. Não fique tão preocupado!

Previna-se

Claro que nosso artigo visa conscientizar você de que não é preciso ficar paranoico quanto aos invasores, porém queremos salientar que é preciso sim tomar as devidas precauções. Além dos programas e configurações é sempre importante que você tenha cuidado com o que instala no seu PC e com os sites que visita.

Vale lembrar que muitos dos ataques realizados ocorrem por pessoas que você conhece ou que possuem seu endereço IP graças a um contato estabelecido. Por isso, fique atento com quem você adiciona no MSN, pois existe muita gente perigosa na internet. Enfim, para concluir queremos relembrar que apenas o número IP não é suficiente para que seu computador seja invadido.

Você tem mais alguma dica para acrescentar ao artigo? Deixe seu comentário e faça do Baixaki um site ainda mais completo.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!