Novas imagens do Chrome OS são liberadas na internet!

4 min de leitura
Imagem de: Novas imagens do Chrome OS são liberadas na internet!

Muito já se especulou sobre o sistema operacional que está sendo criado pela Google. Muitas das fofocas sobre o assunto já passaram de meras conversas de dondocas para fatos concretos de funcionamento do Chrome OS.

Atualmente, o que sabemos é que o Chrome OS tem como objetivo deixar todos os seus dados nas nuvens. Isso quer dizer que ele é um passo mais concreto no que já vemos como o “cloud computing” em um sistema operacional que nada mais é do que uma evolução do próprio navegador Chrome.

Porém, nada que possa ser considerado algo tão simples assim, uma vez que estamos falando de um sistema operacional. A princípio ele vai rodar não apenas em computadores, mas também em tablets, netbooks e outros equipamentos que surjam por aí.

Ainda não se sabe todas as características do Chrome OS, uma vez que o sistema ainda está em desenvolvimento e, portanto, passível de modificações de última hora.

Para deixar quem está aguardando o lançamento do Chrome OS para o segundo semestre deste ano (é pessoal, está chegando a hora de conferir, de fato, como o sistema vai se comportar), o site do projeto trouxe fotos inéditas do sistema operacional, para que a curiosidade seja amenizada (ou não).

O Chrome OS está chegando

As imagens englobam principalmente a interface do programa e vão alem do que já havia sido liberado para o público, ou seja, aquelas de janelas do browser e afins. Entretanto, ainda que consigamos conferir alguns detalhes, falta muito para que se tenha uma visão geral do sistema.

Ao longo do texto, você poderá clicar em cada uma das imagens para visualizá-las com mais detalhes e em um tamanho maior. Assim você não perde nada!

Janelas

Nas duas imagens a seguir, vê-se como o gerenciamento de janelas deve funcionar no Chrome OS. Podemos especular, por exemplo, que ele vai também vai usar o sistema Aero na hora de navegar entre as páginas.

Janelas do Chrome OS

As abas, assim como no próprio navegador, também continuam a ser uma parte importante de todo o funcionamento do sistema operacional. Cada aba pode ser diminuída ou aumentada, o que melhora a divisão de espaço, principalmente para quem executa várias tarefas ao mesmo tempo.

Navegação em abas que podem ter o tamanho diminuído.

Como já dito anteriormente, não sabemos se o sistema operacional vai trabalhar com a já conhecida área de trabalho, presente no Windows, Mac ou mesmo no Linux. Porém pela primeira imagem é possível que o uso de um desktop seja uma boa possibilidade.

Botões e Barras de rolagem

Entre as imagens liberadas para visualização para os usuários, você vê também uma prévia de botões e barras de rolagem que devem acompanhar o navegador. Assim como no navegador Chrome, a ideia é que cada característica seja funcional para qualquer tipo de aparelho com o sistema.

Botões (ou widgets) do sistema operacional

Isso quer dizer que as barras de rolagem, por exemplo, tendem a se “encaixar” não apenas em dispositivos que se utilizam do mouse, mas também em touchscreens. Os botões também seguem essa linha, para que você acesse qualquer função do sistema rapidamente, não importa qual dispositivo você esteja usando.

Barras de rolagem

Painéis

A possibilidade de um sistema multitarefa já foi bastante discutida, principalmente tendo em vista que o iPad, um dos maiores lançamentos do ano até agora, ainda não cumpre esse tipo de operacionalização dos trabalhos do computador.

Painéis do Chrome OS

Nesse sentido, a imagem dos painéis abertos no Chrome OS é um alívio para quem estava preocupado com a pequena possibilidade de não conseguir, ao mesmo tempo, falar com os amigos, ler emails e usar outros serviços.

Configurações de sistema e rede

O sistema estar “nas nuvens” não quer dizer que ele não precise de qualquer configuração. O que parece é que essas configurações são mais simples, porém sem deixar de contemplar opções que sempre usamos, como opções de teclado, rede e muito mais.

Sistema  Rede

Facilidade de navegação

Uma característica que de fato parece já ter sido escolhida no Chrome OS são as notificações em painéis, como já vimos. Nas imagens há o chamado “navegador de contexto” (em tradução livre), que funciona basicamente como a função :// do Windows. Com isso, o que se pretende é uma navegação mais rápida do sistema e que ajude na manipulação de arquivos e ações durante o uso.

Navegador de conteúdo

Você também será capaz de especificar uma localização para uma ação de download. De acordo com o que foi mostrado no projeto, os downloads serão armazenados no que chamam de “Shelf” (Prateleira). Porém, você poderá mudar as configurações.

Prateleira (shelf)

Aprenda mais sobre o Chrome OS

Se você ficou curioso para conhecer mais sobre o sistema operacional da gigante Google, não deixe de acessar alguns artigos já publicados no Baixaki sobre o assunto:

Enquanto o novo SO não chega, confira também algumas dicas para deixar seu computador parecido com o Google OS:

Se você procura por ainda mais informações sobre o Google Chrome OS, não deixe de navegar pelo site do projeto (em inglês) e conferir outras informações sobre a interface, além de imagens mais antigas e simples do sistema.

O que achou das novas imagens do Chrome OS? Você acha que o sistema operacional nas nuvens será um sucesso ou um fracasso? Não deixe de comentar as novidades enquanto espera a chegada de mais um lançamento da gigante Google!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.