A moda dos produtos personalizados

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Quem nunca se frustrou ao ir a algum evento e encontrar alguém vestido exatamente igual a você? Por mais que seja apenas um pequeno detalhe, o desconforto causado por ter outra pessoa com as mesmas roupas já o suficiente para estragar uma noite.

É por isso que a busca pelo exclusivo e personalizado tornou-se tão intensa em um período em que tudo é fabricado em série e em larga escala. Acessórios e outros apetrechos artesanais são cada vez mais visados, assim como produtos com tiragem limitada.

Isso também abriu portas para outro tipo de mercado: o de artigos customizados. Permitir que o cliente crie seu próprio produto é uma ótima forma de oferecer a tão desejada exclusividade, além de fazer com que ele sinta-se sempre à vontade de fazer novas compras.

Com a internet isso se tornou ainda mais viável e vantajoso, tanto para empresas quanto para o consumidor. Além da enorme variedade de opções, é possível criar uma mercadoria única e, com poucos cliques, recebê-la em sua casa. E tudo isso sem sair da frente do computador.

Cada vez mais do seu jeito

A disponibilidade de produtos personalizáveis já é uma tendência que várias lojas e empresas estão seguindo pelo mundo. Basta ver a quantidade de sites especializados neste tipo de comércio existentes na internet.

Um dos pioneiros neste mercado foi o ramo de roupas principalmente aqueles em que o usuário cria sua própria estampa. Você escolhe o modelo desejado e envia uma imagem de seu computador para que ele seja impressa no tecido. Depois é só esperar que o produto chegue ao conforto de sua casa.

Customize sua camiseta

Como a personalização, em geral, é bastante simples e o resultado muito bom, cada vez mais pessoas procuram esses modelos únicos. Sites Zazzle e SonicShack são apenas alguns bons exemplos de sites que oferecem este tipo de serviço.

Dentro do processo de criação

Porém, a possibilidade de customização em roupas deixou de ser exclusivamente imagens estampadas e várias outras empresas permitiram que o usuário comum diga como é a camisa que ele deseja de comprar.

O Blank Label parte do princípio da “produção colaborativa”, ou seja, o cliente faz o design da roupa enquanto a equipe do site cuida de sua confecção. A criação é bem completa e o consumidor interfere basicamente todas as etapas do processo, desde a escolha do tecido até a quantidade de bolsos ou tipos de botões.

Escolha seu tecido.

Com o sucesso da personalização de camisas e camisetas, logo outros produtos passaram a ser comercializados sob esta ótica. Além disso, outros públicos passaram a ser visados pelas grandes empresas.

Como as principais consumidoras de moda são mulheres, não demorou para que a customização se tornasse uma das principais estratégias de marketing para conquistar quem procura sempre roupas únicas e modelos exclusivos.

Ninguém aqui é estilista, como bem pode-se ver.

Marcas como Shoes of Prey e Laudi Vidni seguem a mesma proposta do Blank Label, porém com sapatos e bolsas, respectivamente. O processo é basicamente o mesmo, me que o usuário determina o estilo do produto e então determina os detalhes, como tipo de material e cor.

Essa “produção colaborativa” é o que muitos estudiosos de economia chamam de “indústria de garagem”, que apesar do nome, não têm nada de pequenas. São empresas que investem na produção de conteúdo desenvolvido por consumidores.

Entrando na onda

Vendo a tendência de mercado, grandes empresas passaram a adotar criação de produtos personalizados por seus clientes, como é o caso da Nike. A linha Nike ID tem como propósito exatamente fazer com que o usuário crie seu próprio tênis.

Just do it. Yourself.

Apesar de não permitir a inserção de estampas enviadas pelo consumidor, a proposta é bastante útil para quem procura determinado estilo de calçado, mas não encontra em lojas. Quem sabe um modelo verde e amarelo para a Copa do Mundo?

O site Sigg, por exemplo, já é especialista na criação de garrafas customizadas. Voltada principalmente para empresas, ela permite o envio de estampas para a criação de modelos exclusivos e bastante divertidos. Portanto não estranhe encontrar alguém tomando água em um recipiente com a logo do Baixaki.

Novos Mercados

Se a customização de produtos parece ser algo perfeito para a indústria de moda, outros ramos começaram a ver e a fazer uso dos benefícios desse tipo de venda. Quem um dia pensou em montar um carro pela internet?

Um Rolls-Royce no iPhone.

A Rolls-Royce, conhecida por seus veículos de luxo, disponibilizou um aplicativo para iPhone para que qualquer pessoa crie seu próprio carro. Com o Rolls-Royce Ghost você escolhe cada peça e detalhe a partir da pequena tela do smartphone.

Outras empresas fizeram o mesmo. Fiat e Volkswagen também oferecem ao consumidor determinar vários detalhes na montagem do carro. Tipo de motor, cor e elementos opcionais podem ser todos escolhidos sem que o usuário tenha de sair de casa para isso.

Um carro do seu jeito.

Para quem é apaixonado por joias, o site Gemvara é uma ótima maneira de ter um brinco ou colar único, já que é você quem o cria. A loja oferece determinados modelos e o usuário altera certos detalhes, como a cor da pedra ou o tipo de metal utilizado.

Cozinha online

Lembra-se da época em que a rede Subway era a única a fazer com que você montasse seu lanche, escolhendo cada um dos ingredientes? A moda de personalização online chegou aos alimentos e fez com que as pessoas tenham mais opções na hora de montar seu almoço.

Tanto o Elements Bar quanto o Me and Goji são sites em que qualquer pessoa pode montar uma barra de cereal. Cansou de uva passas com banana? Então escolha os ingredientes que você mais gosta e crie exclusivamente sua. O mais divertido é que você pode até mesmo batizar sua criação e receber em casa com uma embalagem totalmente customizada.

Escolha os ingredientes

Uma dica para quem quer encantar no Dia dos Namorados são os doces personalizados da M&M’s. No site americano do produto é possível criar seu confeito com o texto que você desejar. Ao invés do clássico “M”, que tal inserir uma declaração de amor?

Nem mesmo os animais de estimação ficaram de fora dessa onda de “faça você mesmo”. A marca RedMoon é especializada na criação de ração a partir da preferência de donos exigentes, que criam suas próprias fórmulas e adicionam os ingredientes desejados, além do formato do alimento!

Crie a ração do seu cachorro.

No Brasil

A maioria dos serviços apresentados corresponde a lojas e sites internacionais. Mas e no Brasil, existem sites especializados na produção de produtos exclusivos? Felizmente, a resposta é sim.

Sites como o Kmisetas permitem que você crie qualquer tipo de estampa e receba em sua casa o produto, assim como o eCamisetas, que também oferece fronhas, almofadas e até mesmo babadores. O Só Canecas segue o mesmo princípio, mas, como o próprio nome diz, com canecas. Os modelos são variados, assim como as possibilidades de criação.

Sua própria camisa brasileira

Preço fora do padrão

Apesar de tentadores e criativos, os produtos personalizados pela internet sofrem do mesmo problema que os artigos artesanais ou de produção limitada: o preço. Como fogem da linha de produção em massa, a confecção de cada item em separado faz com que o valor seja elevado.

Mesmo que isso não seja regra, como no caso das estampas de camisas, cada detalhe adicionado no material faz com que ele encareça. Como os produtos com customização online seguem a mesma lógica de mercado real, é possível encontrá-los por mais do dobro do preço daqueles que são produzidos em série.

Agora é sua vez. O que você gostaria de personalizar na hora de comprar pela internet? Já adquiriu um produto único desta forma? Conte nos comentários!

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