As tecnologias que devem invadir sua casa no futuro

5 min de leitura
Imagem de: As tecnologias que devem invadir sua casa no futuro

Quais as tecnologias que utilizaremos no século XXII? Será que conseguiremos nos teletransportar? Como serão as casas daqui a 15, 30 ou 50 anos? Os questionamentos sobre o futuro da humanidade não são poucos.

Esse cenário futurista é incerto, seja ele construído com carros voadores, robôs andando pelas ruas ou eletrodomésticos que limpam e cozinham sozinhos. O fato é que ele mexe com nossa imaginação e criatividade.

O Portal Baixaki, como uma fonte de informação antenada com tendências tecnológicas, não poderia deixar de participar, explorar e vislumbrar este curioso e polêmico tema. No artigo “Especial: a casa do futuro” você confere o resultado de uma pesquisa realizada para saber quais as tendências de produtos e arquitetura daqui em diante. E se você acordasse 12 anos no futuro? Veja em “Error 404: e se você acordasse em 2022?” quais foram as reações de um dos redatores do site.

Conheça as tecnologias do futuro

Suposições à parte, aos poucos as equipes de desenvolvimento das grandes empresas de tecnologia e os cientistas começam a esboçar aspectos desse mundo abstrato. A parceria entre a Intel Labs Seattle e a University of Washington tem demonstrado ou, ao menos criado, certa expectativa de quais  tecnologias possuem grande potencial de revolucionar nossas residências.

Conheça neste artigo as potenciais maneiras de interação do ser humano com as tecnologias - desenhadas pelos estudantes da universidade americana - que pretendem facilitar o cotidiano e melhorar nossa qualidade de vida. Abra sua mente e embarque com a Equipe Baixaki nessa visão do futuro!

Superfícies com memória?

Para as pessoas menos organizadas a ideia do MPrint deve agradar, e muito. A tecnologia deve funcionar como uma memória para a mesa de jantar, o balcão da cozinha ou o escaninho da sala. Segundo os desenvolvedores, ela captaria resíduos deixados pelos objetos ao entrarem em contato com a superfície dos móveis, armazenaria os dados referentes a tal substância (como se fosse um banco de dados) e poderia indicar a localização exata dos utensílios cadastrados.

Não perca mais nada dentro de casa

Bacana a ideia, mas ela não termina aí. O MPrint teria a capacidade de fotografar o layout dos objetos dispostos nas superfícies adaptadas, sendo disponibilizada a imagem ao comando do usuário. Não conseguiu encontrar nenhuma utilidade para a ferramenta?

Pense que sua família seja grande, e durante as festividades anuais é sempre aquela bagunça para organizar a mesa de jantar. Até que um belo dia a disposição das louças ficaram perfeitas, é aí que entra o MPrint, registrando a formação do banquete.

Em um primeiro momento pode parecer que uma tecnologia desse porte esteja longe de ser concretizada, mas dê uma olhada no vídeo abaixo e surpreenda-se:

Cozinha inteligente

O Foodie vai ser um parceiro de mão cheia para os cozinheiros menos experientes. De acordo com os designers responsáveis pelo projeto, a tecnologia foi idealizada a partir da observação de que muitas pessoas levavam notebooks para a cozinha com o intuito de ajudar com receitas e informações.

Contextualizado o problema, a equipe pensou em uma forma de facilitar essa interação dos chefes de cozinha com a internet. O Foodie é um sistema de informação integrado com aparelhos e móveis, possibilitando que instruções de ingredientes, modo de preparo e tempo de cozimento sejam exibidos ao usuário.

Qualquer um cozinha com essa ajuda

Quem sabe em breve você não estará testando uma das deliciosas receitas do Tudo Gostoso - site parceiro do Portal Baixaki – com um vídeo tutorial sendo exibido diretamente na mesa da cozinha. Muito mais prático, não acha?

Desenhando na parede

Ah, os filhos! Quanta preocupação e dor de cabeça não causam aos pais. E quando eles têm a brilhante ideia de tornar a parede da sala em uma bela moldura para pintar e bordar com canetinhas e giz de cera? Haja pano e braço para limpar a bagunça. Entretanto, a repressão às habilidade artísticas da criançada está com os dias contados.

A repressão dos surtos artísticos está com os dias contados

Com Spaces vai ser possível desenhar nas paredes com os dedos através de um sistema que interpretaria os rabiscos aplicados. A interação desta tecnologia vai além, proporcionaria também a apresentação de slides, exibição de dados sobre o clima, disponibilizaria um relógio e leitura de emails, por exemplo.

Para mudar a cor do seu quarto não será mais necessário arrastar todos os móveis e fazer lambança com tinta, basta mudar a skin das paredes - muito parecido com os desktops dos computadores. Não que saber de parede na sua frente? É só deixá-la transparente, as possibilidades com o Spaces são inúmeras.

Um visual clean para sua sala

Avatar ao vivo

Solteirões e solteironas de plantão, atenção! Quem mora sozinho e se sente solitário terá a amigável e divertida companhia do seu avatar. Mais do que apenas um boneco com inteligência artificial que interage com o usuário, o Wall[ace] é uma forma de integração com redes sociais - as listas de contatos e meios de comunicação mais difundidos nos últimos anos na internet.

Quer chamar os amigos para jogar um video game? É só ativar o seu avatar e entrar em contato em tempo real com seus contatos. Aparentemente, a tecnologia não teria tanto sucesso. Mas se pararmos para avaliar toda a capacidade do Wall[ace] referente à praticidade e à comodidade ao conversar, esta novidade pode revolucionar os meios de comunicação no futuro.

Interaja com seu avatar

A informação dominando os ambientes

O Real Ideal, talvez, seja a tecnologia com maior potencial e utilidade econômica dentre os protótipos apresentados neste artigo. Ele deve trabalhar como um consultor da vida dos usuários, é assim que os criadores da novidade a definem. Como uma tecnologia pode auxiliar as pessoas a economizar dinheiro e, ao mesmo tempo, amenizar as agressões ao meio ambiente?

O funcionamento do Real Ideal, em teoria, é simples: o consumo de recursos essenciais para a sobrevivência do homem no mundo moderno, como a energia elétrica e a água, são monitorados e as estatísticas levantadas são exibidas nas paredes como uma forma de alertar o morador. Ou seja, esta tecnologia conduzirá a gestão de metas e atividades estabelecidas.

Economize dinheiro e ajude a preservar o meio ambiente

O que esperar da casa do futuro?

É evidente que todas as tecnologias apresentadas ainda estão em desenvolvimento, conhecida na área acadêmica como fase embrionária. Embora uma delas já tenha exemplos de utilização, essas inovações não passam de um esboço da ideia que os designers têm para seus respectivos projetos.

Apesar disso, já é possível termos uma noção do que está sendo criado para entrar em nossos lares no futuro. Em suma, o foco é transformar as atividades diárias mais simples, amenizar danos ao meio ambiente e usar a informação, através da internet, para cultura e comunicação. A qualidade de vida deve ser a maior preocupação dos pesquisadores, cientistas e designers.

E você usuário do Portal Baixaki? O que achou das tecnologias que possivelmente estarão presentes em sua casa? Quais outras inovações invadirão nossas vidas? Participe deixando seu comentário.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.