A internet a serviço do futebol

6 min de leitura
Imagem de: A internet a serviço do futebol

O futebol mudou bastante nas últimas décadas. A cadência de jogo e o estilo mais cerebral das jogadas deram espaço a um jogo cada vez mais veloz e que requer muito mais preparo físico por parte dos jogadores. Os campeonatos ficaram mais disputados e nivelados, e a máxima de que o futebol é uma caixinha de surpresas nunca esteve tão atual.

A maneira de acompanhar o dia a dia do seu clube do coração também mudou consideravelmente. Há dez anos, embora a internet já fosse uma realidade no Brasil, ainda era pequena a quantidade de conteúdo e o número de usuários dispostos a utilizar a grande rede como o principal meio de comunicação para ficar informado sobre futebol.

Televisão, jornais, revistas e emissoras de rádio precisaram se adaptar a essa nova era. A internet permitiu integrar todos os serviços em um único lugar e, como consequência da convergência das mídias, uma nova linguagem surgiu, com recursos e aplicativos próprios.

Mas o que mudou no dia a dia do torcedor? Como tirar o máximo de proveito de tantas novidades? O Baixaki pesquisou uma série de serviços e aplicativos que têm o futebol como principal objeto de desejo. O resultado é uma seleção de encher os olhos e fazer inveja a Ronaldo, Adriano, Neymar e companhia.

Haja coração!

Há alguns anos as únicas maneiras de acompanhar uma partida de futebol eram pela televisão, rádio ou ao vivo no estádio. Verificar a posição do seu time na tabela? Só no dia seguinte comprando o jornal. As estatísticas completas do campeonato eram apresentadas em resumos semanais de revistas especializadas.

Hoje é possível acompanhar tudo isso pela internet e, o que é melhor: em tempo real. Para assistir a uma partida do seu time, basta procurar pela emissora correspondente em um dos muitos serviços online de transmissão. Sites como o Justin ficam sobrecarregados em dias de jogo, com milhares de usuários disputando um espaço em salas onde as partidas são exibidas.

Outros aplicativos e ferramentas como o MegaCubo também cumprem com louvor a mesma função. Perdeu algum lance? Muitas vezes não é preciso nem esperar o jogo acabar para rever alguns dos melhores momentos. Os lances das disputas mais populares em questão de minutos são disponibilizados em canais do YouTube.

Widget de notícias da FIFA Widget de notícias da FIFA

Para quem não possui uma boa conexão para transmissão de vídeos, outra opção é acompanhar os jogos pelas emissoras de rádio online. A enorme variedade permite acompanhar partidas de qualquer uma das divisões em praticamente qualquer cidade brasileira.

A classificação e as estatísticas que ficavam para o dia seguinte agora são atualizadas em tempo real. Grandes portais como o Terra acompanham lance a lance as principais partidas da rodada. A classificação é a artilharia é atualizada a cada gol. Números como tempo de posse de bola, chutes a gol e jogadas de linha de fundo também podem ser consultados imediatamente.

Acompanhe lance a lance as jogadas do seu clube

Faça a sua festa, torcedor!

Não basta acompanhar tudo o que acontece em tempo real. É preciso participar. E nada melhor que bancar o treinador e colocar a sua equipe ideal em campo. Para isso diversos sites oferecem bolões online.

As opções variam desde aqueles em que é preciso acertar apenas o placar da partida até alguns nos quais a sua pontuação é dada de acordo com a seleção da rodada. Para ganhar é preciso identificar os craques do momento e torcer para que eles não decepcionem na rodada.

Lembra-se daquela brincadeira de criança de colecionar as figurinhas do campeonato? Pois ela nunca esteve tão viva como hoje. A Fifa apresentou neste ano o Álbum de Figurinhas Virtual da Copa do Mundo 2010.

Álbum de figurinhas virtuais! Cade o Grafite?

A experiência é exatamente a mesma que os colecionadores experimentam no impresso, mas com a vantagem de não precisar pagar nada por isso. Para se divertir no álbum virtual basta dar uma olhada no artigo “Guia de uso: álbum de figurinhas online da Copa 2010”.

Segura que eu quero ver!

Com tantos vídeos e informações disponíveis na rede, nada mais natural que os usuários apresentem as suas contribuições ao mundo da bola. Algumas edições, como a do francês Zinedine Zidane dando uma cabeçada no italiano Materazzi na final da Copa do Mundo de 2006, percorreram o mundo em centenas de paródias.

Além desse, outros vídeos também caíram no gosto popular e viraram parte da cultura do futebol. Ronaldinho Gaúcho acertando uma bola na trave seguidas vezes: verdade ou mentira? Montagem ou perfeição que só um gênio da bola seria capaz de fazer? Acredite, a dúvida ainda permanece na cabeça de muitas pessoas.

Gols bonitos, jogadas vergonhosas e montagens hilárias crescem a cada dia na rede. Praticamente nenhum time está a salvo da ira dos torcedores rivais. E quanto maior a criatividade, maior é a possibilidade de um vídeo se tornar uma verdadeira febre na web.

Balançou a rede é gol!

As redes sociais também são um prato ceio para o torcedor. Além de portais de notícias, jornais e revistas, praticamente todos os grandes clubes do país têm sites oficiais nos quais disponibilizam diariamente vídeos, fotos e informações exclusivas sobre o dia a dia no clube.

As notícias chegam em tempo real via Twitter. Para aqueles que desejam interagir com outros torcedores, basta acessar as redes sociais mais conhecidas, como o Orkut ou o Facebook. Alguns clubes, como o Corinthians, por exemplo, disponibilizam até mesmo a sua própria rede social.

O Corinthians possui a sua própria rede social

E não é porque você está offline que o seu time do coração vai ficar em segundo plano. O Baixaki abordou em uma série de artigos dezenas de dicas para você personalizar o desktop com as cores do clube do coração. Vale a pena conferir.

Vai que é sua!

Depois de tantas informações sobre o seu clube, nada melhor do que relaxar com um game de... Futebol. Sim, se você ama o esporte, sabe melhor do que qualquer um o quanto é difícil ficar longe dele. Portanto, prepare o seu teclado ou joystick e divirta-se com esta seleção de jogos que separamos para você.

Brasfoot 2010

Costuma se dizer que no Brasil são 180 milhões de treinadores dando seus palpites quando o assunto é seleção brasileira. Que tal mostrar ao mundo que você está certo? No consagrado Brasfoot 2010 você não entra em campo, mas fica à beira do gramado cuidado da escalação, da formação tática e das finanças do clube. O Dunga que se cuide!

Brasfoot 2010

United Football Online

Que tal curtir um MMO de futebol? É isso mesmo. Em United Football Online você controla não um time, mas apenas um jogador. Sua missão é treiná-lo e transformar o atleta em uma estrela de renome internacional. Para isso é preciso suar a camisa e contar com muito espírito de equipe. Não há desculpas para faltar aos treinos. O jogo é online e gratuito.

Pro Evolution Soccer 2010

Em se tratando de futebol, uma das séries mais consagradas do mundo games é o Pro Evolution Soccer. A versão 2010 do jogo traz algumas melhorias na parte gráfica e aperfeiçoa a jogabilidade. Estão disponíveis no jogo clubes e seleções com as escalações oficiais do segundo semestre de 2009. Disponível em versão multiplataforma.

Pro Evolution 2010

FIFA 2010

Como rivalidade é tudo no futebol, não poderia faltar nesta lista o game FIFA 2010, principal concorrente do Pro Evolution 2010. O jogo da Electronic Arts que tem a chancela da FIFA é o que reúne o maior número de clubes e seleções. A versão 2010 ganhou elogios pelo realismo e pelo alto nível de jogabilidade.

Fifa 2010

Bola Social Soccer

Que tal jogar um belo game de futebol sem precisar sair do Orkut? Sim, a rede social com maior número de usuários no Brasil também conta com uma versão para o esporte. Em Bola Social Soccer, além de interagir com outros usuários, você coordena as finanças do clube e precisa ficar de olho em patrocinadores. Online e gratuito.

Agora quem dá bola é você!

A regra é clara!

Torcer pelo clube do coração, defender as cores do time, vibrar nas vitórias, chorar nas derrotas e fazer brincadeiras com seus amigos e com torcedores rivais é algo sadio e faz parte da cultura do futebol e, principalmente, da personalidade do brasileiro. Porém apelar para a violência ou baixar o nível são atitudes que não combinam com o conceito de fair play.

Você gostou das nossas dicas? Qual a sua maneira preferida de acompanhar o futebol pela internet? Participe contribuindo com mais sugestões para este artigo deixando a sua opinião nos comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.