Crie uma rede virtual privada (VPN) via internet para jogar com seus amigos como se estivesse em lan

2 min de leitura
Imagem de: Crie uma rede virtual privada (VPN) via internet para jogar com seus amigos como se estivesse em lan

O mercado de jogos online é um dos mais movimentados atualmente. A popularidade, em partes, pode ser atribuída ao fato de você poder jogar com outras pessoas, cada um no conforto de sua casa ou lan preferida e com o equipamento que julgar mais apropriado. Há também os títulos que possuem modo de jogo em rede, permitindo formar grupos com seus amigos para aumentar ainda mais a diversão.

Alguns games permitem jogar em rede sem necessariamente precisar estar online. Outros, mesmo que sejam online, são mais divertidos quando podem ser jogados com um grupo de pessoas conhecidas. Se as pessoas estiverem em uma mesma lan house ou rede local, isso não é uma tarefa difícil, agora quando elas estão em locais diferentes a história é outra.

Pensando nisso, o Baixaki montou este tutorial ensinado como você e seus amigos podem jogar em rede mesmo que estejam em locais diferentes, conectados pela internet como se fosse uma rede local.

Pré-requisitos

  • Conexão com a internet para o download;
  • Programa Hamachi²;

Clique para baixar o Hamachi

Como criar uma nova rede

O Hamachi² faz a simulação de uma rede doméstica entre computadores, mesmo que eles estejam em locais diferentes. Este programa possui duas versões: uma não comercial (gratuita) e uma para uso corporativo (paga). A limitação da versão gratuita está no fato de ela permitir a conexão de até 16 computadores.

Primeiro você precisa ativar o programa (por padrão, após a instalação ele fica “desligado”). Para isso, clique no botão presente na interface inicial (um ícone parecido com o “Power” de aparelhos eletrônicos). Feito isso, ele solicita um nome para exibição, busca informações sobre o computador e conecta o aplicativo.

Ativando o Hamachi

Para criar uma nova rede, entre em “Criar nova rede”.

Montando uma nova rede

Feito isso, uma nova janela é aberta para que você crie uma identificação e senha. Preencha as informações e clique no botão "Criar". Lembre-se de que é necessário guardar estas informações,  pois elas serão utilizadas por seus amigos para efetuar a conexão em sua rede.

Preenchendo dados da rede

Em seguida, você observa que a rede criada já aparece na interface do seu Hamachi e está pronta para o uso.

Rede criada e computadores conectados

Como entrar em uma rede criada por seus amigos

Para que as pessoas acessem uma rede criada pelo Hamachi, elas devem entrar em “Rede” e “Entrar em rede existente”.

conectando-se à uma rede

A seguir, basta digitar o nome e a senha da rede definidos por quem criou a conexão. À medida que as pessoas acessam sua rede, os nomes são exibidos na janela do programa logo abaixo do nome da rede.

Preenchendo dados

Converse, compartilhe arquivos e jogue em rede como se estivesse em uma lan

Uma vez que a rede esteja criada e os computadores conectados, você pode desfrutar das vantagens do programa. Para começar a jogar em rede com seus amigos, basta acessar a parte de configurações do game desejado e criar uma seção para jogar via rede.

Entre as outras funções do Hamachi, para trocar mensagens com qualquer um dos usuários,  é só clicar com o botão direito do mouse sobre o nome dele e selecionar o item “Bate-papo”.

Conversando pelo Hamachi

Para compartilhar arquivos primeiramente eles precisam estar nas pastas compartilhadas dos computadores. Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre o nome do usuário e selecione “Procurar” para abrir os locais de compartilhamento. Então, localize o arquivo desejado e copie-o para o computador.

Agora jogar em rede mesmo longe de seus amigos será uma tarefa fácil! Você gostou deste tutorial? Deixe sua opinião comentando o artigo.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.