Os 10 supercomputadores mais rápidos do mundo [galeria]

3 min de leitura
Imagem de: Os 10 supercomputadores mais rápidos do mundo [galeria]

O posto de computador mais rápido do mundo varia de tempos em tempos, afinal o desenvolvimento tecnológico traz sempre novos componentes capazes de criar máquinas com melhor desempenho.

O site Top500 publicou uma lista com os 500 supercomputadores mais rápidos do planeta na atualidade e nós selecionamos aqui apenas os 10 primeiros para nossa lista. A divulgação aconteceu ontem (17) durante o International Supercomputing Conference, conferência semestral que divulga as máquinas mais velozes do planeta.

O material é composto por equipamentos de diversos países, como Japão, Estados Unidos, Alemanha e China, país do qual vem a máquina mais veloz de todas. Confira:

10. Tianhe-1A

(Fonte da imagem: Divulgação/Pressroom NVIDIA)

Ele já foi o supercomputador mais rápido do mundo em novembro de 2010 e, depois de dois anos e meio, está ainda entre os 10 mais velozes. Esta máquina é fabricada pela NUDT e pertence ao Centro Nacional de Supercomputador de Tianjin, China. Ela traz um processador com 183.638 núcleos, capaz de processar dados a uma velocidade média de 2,5 teraflops por segundo.

9. SuperMUC

(Fonte da imagem: Divulgação/IBM Research)

Equipamento do Centro de Supercomputador de Leibniz, na Alemanha, o SuperMUC já foi o quarto mais veloz do mundo em junho de 2012. Atualmente, a nona posição que ocupa é graças ao processador de 147.456 núcleos, que processa dados a uma velocidade média de 2,9 mil teraflops por segundo. Este computador é fabricado pela IBM.

8. Vulcan

(Fonte da imagem: Lawrence Livermore National Laboratory)

O supercomputador Vulcan pertence ao Laboratório Nacional Lawrence Livermore, nos Estados Unidos, é fabricado pela IBM e traz 393.216 núcleos em seu processador. A unidade processa dados a uma velocidade média de 4,3 mil teraflops por segundo, além de contar com 393.216 GB de memória.

7. Juqueen

(Fonte da imagem: Forschungszentrum Jülich)

Com processador de 458.752 núcleos, que alcança uma velocidade de 5 petaflops, esta máquina pertence ao Centro de Supercomputador de Jülich, na Alemanha. Ele tem memória de 458.752 GB e, em novembro de 2012, data da última medição feita pelo Top500, ocupava a quinta posição na lista.

6. Stampede

(Fonte da imagem: TACC)

O Centro de Computação Avançada do Texas, localizado na Universidade do Texas, nos EUA, conta com o Stampede, sexto supercomputador mais rápido do planeta. Ele é fabricado pela Dell, traz 192.192 GB de memória e processador com mais de 462 mil núcleos, com velocidade de 5,1 mil teraflops por segundo.

5. Mira

(Fonte da imagem: Argonne National Laboratory)

O quinto colocado na lista pertence ao Departamento de Energia do Laboratório Nacional Argonne, nos Estados Unidos. Ele também é fabricado pela IBM e ocupava a quarta posição em novembro de 2012. A atual posição é garantida com um processador com mais de 786 mil núcleos, o qual processa dados a 8,5 petaflops por segundo.

4. K Computer

(Fonte da imagem: Maxit Online)

O primeiro representante do Japão na lista está em quarto lugar. O K Computer pertence ao Instituto Avançado de Ciência do Computador RIKEN, no Japão. O mais rápido do mundo durante todo o ano de 2011, ele apresenta a seguinte configuração: processador com mais de 705 mil núcleos, velocidade de 10,5 petaflops por segundo e memória de 1.410.048 GB. Ele foi fabricado pela Fujitsu.

3. Sequoia

(Fonte da imagem: Lawrence Livermore National Laboratory)

O Laboratório Nacional Lawrence Livermore é dono também do supercomputador Sequoia, terceiro mais rápido do mundo hoje. Fabricado pela IBM, esta máquina era a mais veloz do planeta há um ano, com mais de 1,5 milhão de núcleos, velocidade de mais de 17 petaflops por segundo e memória de 1.572.846 GB.

2. Titan

(Fonte da imagem: Oak Ridge National Laboratory)

Há seis meses ele era o mais rápido do mundo, mas perdeu o topo da tabela mesmo com velocidade de 17,6 petaflops por segundo. Ele pertence ao Laboratório Nacional Oak Ridge, Estados Unidos, e seu processador traz mais de 560 mil núcleos. A memória aqui é de 710.144 GB e ele foi fabricado pela Cray Inc.

1. Tianhe-2

(Fonte da imagem: Top500.org)

E a China batalhou para retomar a liderança da lista de supercomputadores mais rápidos do planeta. O Tianhe-2, uma “versão atualizada” do décimo colocado desta lista, traz 3,1 milhões de núcleos, velocidade de 33,8 petaflops por segundo e memória de 1.024.000 GB. Esta máquina absurda é fabricada pela NUDT.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.