Quais cuidados você deve ter com a vista após ficar muito tempo na frente do PC?

3 min de leitura
Imagem de: Quais cuidados você deve ter com a vista após ficar muito tempo na frente do PC?

Passar o dia em frente ao computador já é algo bastante comum e cada vez mais frequente em nossas vidas. Trabalho, estudo e diversão são os principais motivos que prendem nossa atenção para a tela do monitor, fazendo-nos ficar, em alguns casos, até mais da metade do dia olhando para um mesmo local.

Por mais que sejam necessárias e prazerosas, se não forem bem administradas, essas horas ininterruptas em frente ao PC podem trazer sérias consequências ao usuário, principalmente para seus os olhos. Porém, é possível evitar futuras complicações e problemas de visão com pequenas medidas durante o dia a dia.

Distância e iluminação

A primeira recomendação para cuidar da saúde dos olhos é manter-se sempre a uma distância considerável do monitor. O ideal é que haja um espaço de 60 ou 70 centímetros entre você e a tela.

A distância do  monitor é fundamentalAlém disso, também é necessário que a iluminação seja ajustada de acordo com os olhos da pessoa. Segundo Neusa Massaoka, oftalmologista da Clínica de Olhos Dr. Jayme Fraga Wendhausen,  de Curitiba, é uma questão de bom senso e cabe a cada usuário adequar a luz à sua visão, já que a intensidade suportada varia entre indivíduos. “A iluminação ideal não deve ser nem muito forte, nem muito fraca, pois nos dois casos é preciso forçar demais os olhos para enxergar”, explica.

Outro ponto frisado pela médica é em relação ao ambiente em que o computador está localizado. É necessário que haja uma luz de apoio para que não seja realizado um esforço muito grande pela visão. Portanto, para quem possui o hábito de utilizar o computador durante a noite e de madrugada, sempre deixe uma lâmpada acesa para evitar qualquer complicação.

Pare, descanse e pisque

Para quem fica por longos períodos em frente ao monitor, é recomendado fazer pequenas pausas de meia em meia hora a fim de descansar os olhos. Faça descansos periódicos e deixe o computador de lado por uns 30 minutos.

Olhos sem piscar causam ressecamento e dores de cabeça

Durante esse tempo, aproveite para “ajustar” e redirecionar sua visão. Como você permanece por muito tempo olhando para um único ponto, foque em algum objeto mais distante por alguns segundos. Com isso, você não esforça tanto os olhos e pode voltar às atividades normais sem preocupação.

Um cuidado que deve ser tomado é em relação ao piscar os olhos. “Quando você permanece vidrado no que acontece na tela do computador e esquece-se de piscar, faz com que o globo ocular não seja lubrificado e haja ressecamento, o que resulta fadiga ocular e dores de cabeça”, explica  Massaoka. Ela lembra também que esse problema é bastante comum, principalmente quando se trata de jogos, pois requerem muita atenção do usuário.

CRT versus LCD

Os monitores mais antigos, chamados de CRT (sigla em inglês para tubo de raios catódicos), são mais prejudiciais à visão do que os atuais LCD devido à sua baixa frequência.

Por conta disso, o olho não consegue descansar, pois a taxa de atualização das imagens fica abaixo da ideal e seus olhos percebem esse problema, causando dores de cabeça e até dor nos próprios globos oculares.Cuidado com seus  olhos

Já o LCD possui um funcionamento totalmente diferente. Ao contrário da CRT, que emite constantemente as imagens por meio do tubo, as cenas exibidas em sua tela permanecem estáticas e são percebidas graças a uma lâmpada fluorescente com uma frequência mais próxima da ideal para o olho humano existente no interior do aparelho.

Para saber mais a diferença entre os dois tipos de monitores, confira este artigo do Portal Baixaki.

Tudo pela saúde

Manter a saúde de sua visão em perfeito estado não é difícil. De acordo com a doutora Massaoka, ao tomar essas precauções, é possível permanecer em frente ao computador por muito tempo. Só é necessário se policiar e evitar períodos contínuos muito longos. Levante, descanse, deixe o PC um pouco de lado por alguns minutos e você não vai se incomodar com dor nos olhos e de cabeça.

Além disso, caso você precise ficar por longos períodos olhando para a tela, visite periodicamente um oftalmologista para realizar exames e outros testes de rotina, afinal se precaver nunca é demais.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.