Software cria modelos tridimensionais a partir de uma única fotografia

1 min de leitura
Imagem de: Software cria modelos tridimensionais a partir de uma única fotografia

Quem comparar os lançamentos recentes do cinema com filmes lançados nas duas últimas décadas consegue notar facilmente como a computação gráfica melhorou nos últimos anos. Apesar disso, os softwares utilizados atualmente ainda são razoavelmente complicados para boa parte das pessoas. Com o 3-Sweep, contudo, ao menos parte do processo será bastante simplificado, uma vez que ele é capaz de rapidamente criar modelos 3D a partir de qualquer imagem.

Apresentado durante a Siggraph Asia 2013 – importante feira de computação gráfica realizada em Hong Kong –, o programa exige que o seu usuário apenas defina as três dimensões de um objeto presente na foto marcando-as com o cursor do mouse. O trabalho restante (como gerar e aplicar texturas retiradas da fotografia no modelo final) é completamente feito pelo software, sem a exigência de scanners 3D ou várias imagens do objeto retratado.

No vídeo acima é possível visualizar o software sendo utilizado para criar diversos modelos. Enquanto o programa ainda não é perfeito (errando os limites de alguns produtos), ele ainda assim é uma ferramenta bastante prática capaz de iniciar uma revolução no setor – especialmente quando aprimorado futuramente.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.