Seleção: programas para deixar sua Área de trabalho com efeitos tridimensionais

4 min de leitura
Imagem de: Seleção: programas para deixar sua Área de trabalho com efeitos tridimensionais

Efeitos tridimensionais são a cara do futuro. Observar e interagir com displays em 3D, além de muito agradável visualmente, torna tarefas mais fáceis para quem executa muitas ao mesmo tempo.

Nesta seleção do Baixaki, você vai conhecer programas que aplicam efeitos tridimensionais à sua Área de trabalho para deixar tudo mais produtivo, aproveitável e, claro, moderno e bonito.

Um choque visual

O Shock Desktop 3D é uma opção muito leve (o download tem menos de 3 MB) e não tem segredo nenhum para configurar. Ela transforma a Área de trabalho em uma enorme caixa onde os atalhos ficam dispostos como se fossem folhas de papel. O tamanho de cada ícone pode ser ajustado conforme sua preferência.

Uma Área de trabalho diferente de tudo que você já viu.

O aplicativo é “inteligente”, pois não deixa passar regras básicas de Física, como as consequências de choques entre os atalhos. Isso faz dele, além de bonito, muito divertido e interativo. Ele tem temas de diferentes cores – azul claro e escuro, verde, amarelo, personalizada e tons de madeira. Outro ponto positivo é a facilidade de alternar rapidamente para o desktop original.

Mesa de trabalho

O Real Desktop Light transforma a Área de trabalho em uma mesa de escritório de maneira semelhante ao já citado Shock Desktop 3D. O “Real” do nome é justificado com efeitos realistas, como o barulho de garrafas de vidro se chocando quando ícones se encontram.

Ele é tão dinâmico e divertido quanto o Shock Desktop 3D, porém carece de opções de configuração por ser uma versão de testes.

Seu desktop como uma mesa de escritório.

Efeitos do Linux no Windows

O Yet AnOther Desktop 3D leva ao Windows um dos recursos mais bonitos do Linux. Ele cria quatro Áreas de trabalho independentes acessíveis através de um cubo. Assim fica fácil e bonito trabalhar em várias tarefas distintas ao mesmo tempo sem se perder.

Não é nada difícil trabalhar com o Yet AnOther Desktop 3D. Opções de configuração incluem zoom nas janelas e no cubo, planos de fundo personalizado com transparência, ícones individualizados e mais.

DeskCubos!

Desktop x 4

O Shock 4Way tem funcionamento semelhante ao Yet Another Desktop, multiplicando a Área de trabalho por quatro. Você abre cada uma a partir de uma tela diferente, ou então, abre tudo o que você quiser na mesma tela e depois redistribui como achar melhor.

Ele funciona com um ícone na Barra de sistema (systray, a barra do relógio) no qual você clica para escolher qual desktop exibir. Também é possível usar teclas de atalho para isso. O ícone serve, ainda, para você organizar as janelas em cada face do cubo.

Multiplique sua Área de trabalho.

Ele é repleto de configurações: efeitos de exibição, posicionamento da “câmera” que observa cada desktop, zoom, tamanho da tela e transparência.

DeskHedron

DeskHedron não é tão apelativo visualmente, mas nem por isso é menos prático. Ele cria até nove Áreas de trabalho diferentes para aumentar sua produtividade. Não requer instalação e tem uso facilitado através de um ícone na Barra de sistema.

O grande destaque é a fácil alternância entre os desktops através das setas do mouse ou com o scroll.

Girando tudo

O 360desktop apresenta um conceito ousado. Ele não substitui completamente o seu desktop, e sim o complementa com ferramentas. O grande destaque é uma simples barra que gira toda a Área de trabalho para que você a veja de uma maneira totalmente diferente.

O papel de parede passa a ser uma imagem panorâmica mais larga que a média. Então você ganha espaço ilimitado, deixando janelas “escondidas” em outra parte da imagem que não esteja como fundo no momento. O desenvolvedor do programa oferece um banco de dados com várias imagens panorâmicas e também widgets com diferentes ferramentas.

A internet em 3D

Fugindo um pouco dos desktops, mas sem perder o grande impacto visual tridimensional, uma excelente recomendação é o SpaceTime. Este navegador exibe as páginas de maneira tridimensional e faz com que você se sinta naqueles filmes em que tudo em um display está facilmente ao alcance das mãos.

A interface é muito agradável para quem gosta de ambientes futuristas, mas o SpaceTime não merece destaque somente pelo visual. Ele pode ser extremamente útil para quem percorre várias páginas ao mesmo tempo, uma vez que a visualização delas fica mais rápida e prática independente do número de páginas exibidas.

SpaceTime, uma maneira diferente de navegar na internet.

Já que o assunto é navegação, para quem usa o Firefox, a dica é o FoxTab. Se você abre abas compulsivamente esta extensão é perfeita. Ela exibe miniaturas de todas as abertas para que você acesse a desejada com uma simples combinação de teclas.

O uso é bem semelhante ao método do Windows Vista, logo, você não deve ter problemas para se acostumar com a extensão. As miniaturas são exibidas enquanto você segurar o atalho ou então por tempo indeterminado, como você preferir. FoxTabs tem várias opções para você observar as janelas, o que faz esta extensão muito boa para quem gosta de explorar recursos visuais.

Ótimo para quem usa o Firefox.

Proteção de tela 3D

Suas imagens exibidas como um cubo.Já que sua Área de trabalho tem efeitos tridimensionais, por que não levá-los ao screensaver? Uma opção é o MV Screen Saver, um protetor bem bacana que usa suas próprias fotos e as exibe em um cubo.

Cada face exibe uma imagem diferente, alternada em intervalos de tempo determinados. O protetor também tem efeitos de física. Se você arremessá-lo contra as margens, ele bate e volta como na lei de ação e reação.

E se o efeito 3D não é conseguido pelo computador, apele para o álcool. Quer dizer, não vá encher a cara, é só usar o 3D Beers of the World Screensaver, que exibe várias garrafas de cerveja e aplica um efeito de distorção nas janelas abertas com movimentos lentos e inexplicáveis. Ou seja, uma simulação do velho conhecido porre.

O Refraction Screensaver transforma sua tela em uma piscina. Assim que entra em ação, a imagem é congelada e mergulhada. Logo começam os efeitos de distorção e ondulação de uma piscina. E você ainda pode usar uma imagem de sua escolha ao invés do desktop.

Esperamos ter ajudado você a deixar sua Área de trabalho mais moderna, bonita e dinâmica. Até uma próxima!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.