Seria esse o começo do GIF 4D? Veja o projeto da Sketchfab e da TimeSlice

1 min de leitura
Imagem de: Seria esse o começo do GIF 4D? Veja o projeto da Sketchfab e da TimeSlice
Imagem: SketchFab

Se tem algo que a internet ama, é o formato .GIF. Se você é um bom internauta, certamente já compartilhou, usou ou ao menos viu diversos desses pequenos “vídeos em loop” durante a navegação diária. Contudo, parece que um novo formato está prestes a surgir: o GIF 4D – ou looping interativo em 3D.

Igual ao seu predecessor, este formato coloca um conteúdo em repetição infinita – que dura um segundo –, mas com uma dimensão a mais. Sim, trata-se de um modelo 3D escaneado em alta resolução, mas com um grande diferencial: você pode movimentar livremente a câmera para ver a ação de novos ângulos. Veja o criador do TimeSlice, Tim Macmillan, em um GIF 4D abaixo:

Por que 4D?

O trabalho é fruto dos esforços combinados de três empresas: TimeSlice, Sketchfab e GoPro. A companhia de câmera cedeu 53 máquinas para capturar o conteúdo – algo bem semelhante ao processo de criação do jogo L.A. Noire –, a Sketchfab é a responsável pela plataforma de embed para “vídeos” em três dimensões e, por último e não menos importante, a TimeSlice, proprietária da tecnologia para criar o GIF 4D.

Você deve estar se perguntando: por que 4D? Há alguma alteração de tempo/espaço aí para ter esse nome. Não, felizmente as coisas são mais simples e se trata de apenas um termo criado pela empresa. Diferente dos famosos vídeos em 360 graus, este tipo de conteúdo possibilita que o usuário realmente se mova entre um objeto tridimensional e outro.

No GIF 4D acima, você pode mudar as configurações da malha 3D, colocando em um modo de teste ou ligando o modo com sombras em tempo real, por exemplo – que acabam ressaltando as bordas "duras" do modelo.

Você acha que um GIF 4D pode ser o primeiro passo para novas formas de mídia? Comente no Fórum do TecMundo

Chamada de captura volumétrica, esse tipo de gravação de vetores utiliza uma combinação de hardware e software única para ser criada. Apesar de ser algo relativamente simples, o modelo pode ajudar a popularizar a realidade virtual e até mesmo ser um método revolucionário para filmes ou outras mídias no futuro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.