Como criar um DVD com menus

3 min de leitura
Imagem de: Como criar um DVD com menus

Quando você aluga um filme em DVD ou vê um trabalho profissional, é normal que a primeira coisa a aparecer na televisão seja um menu caprichado.

Neste tutorial você aprende, com o uso do DVDStyler, como criar um DVD com menus personalizados, a partir de seus próprios vídeos.

Pré-requisitos

  • FormatFactory (ou outro conversor de vídeo de sua preferência);

Baixar

  • DVDStyler (o programa utilizado para criar DVD com menus);

Baixar

  • Gravador de DVD;
  • DVD virgem ou DVD-RW.

1. Preparando os vídeos

Para que você crie um DVD de vídeos com menus, a primeira coisa a fazer é deixar tudo preparado. Primeiro, converta todos os vídeos que você vai utilizar para o mesmo formato. Prefira os seguintes: AVI, FLV, MOV, MP4, MPEG e WMV.

Como exemplo de aplicativo para converter vídeos, colocamos aqui o FormatFactory. Confira neste guia completo para utilizá-lo.

Converter a imagem.

2. Criando o seu DVD

Ao abrir o programa, já é possível começar um novo projeto.

(1) Escolha o rótulo de seu disco, coloque a capacidade que pretende usar (um DVD comum tem 4.7 GB) e defina a qualidade do vídeo;

(2) O formato de DVDs com vídeos normalmente é NTSC, devido ao padrão de cores usado nos aparelhos. Usar PAL pode acarretar em vídeos em preto e branco;

(3) A proporção 4:3 é para vídeos "quadrados" e 16:9 para os widescreen;

(4) O formato de áudio mais compatível é o AC3.

Configure o projeto.

O próximo passo é escolher o título que aparece no DVD (como se fosse o nome do filme) e um dos modelos:

Depois disso, o menu principal e um de títulos são adicionados automaticamente e aparecem na parte de baixo da tela (que chamaremos de "barra de títulos").

É hora de adicionar todos os vídeos que devem ser incluídos no DVD. Clique com o botão direito do mouse na "barra de títulos" e selecione "Adicionar" > "Arquivo":

Procure pelos vídeos (você pode selecionar vários ao mesmo tempo) e clique em "Abrir":

Todos os vídeos são adicionados à "barra de títulos". Se você der um duplo-clique sobre eles, várias opções aparecem, como para configurar o formato e o número de capítulos:

3. Configuração e criação de menus

Com todos os vídeos adicionados e configurados, é hora de dar atenção aos menus. Todos os elementos que já são adicionados podem ser editados com um duplo-clique. Assim, é possível personalizar a cor dos textos e configurar o funcionamento de botões:

Para adicionar um menu, clique com o botão direito do mouse na "barra de títulos" e selecione "Adicionar" > "Menu":

As abas do lado esquerdo da tela permitem que você adicione elementos. Em "Planos de fundo" você escolhe uma das imagens para utilizar na parte de trás dos menus:

Para adicionar botões, vá à aba de mesmo nome e arraste-os para o centro:

Dê um duplo-clique sobre os botões para abrir a janela de propriedades.

A função que você deve dar mais importância é a "Pular para" (1). Nela você pode escolher um menu ou um título para começar a reproduzir.

Para criar um menu de várias páginas, você precisa adicionar vários deles. Digamos que cada um deles tenha o nome de "Menu 1" e "Menu 2", por exemplo. Sendo assim, na primeira página, você deve colocar um botão que avance para a segunda. Nesse caso, a ação do botão deve ser "Pular para menu 2". E, no outro menu, você deve colocar um botão que tenha a ação "Pular para menu 1" (para voltar):

A intenção de usar menus é de que você adicione vídeos a eles. Para isso, arraste o título para o meio, como indica a imagem abaixo:

Também é possível adicionar outras personalizações ao clicar com o botão direito do mouse no meio da tela:

4. Exportar e gravar o DVD

Quando estiver tudo pronto, você já pode gravar o recém-criado DVD. Para isso, procure pelo botão na barra com a legenda "Gravar" (ou vá à "Arquivo" > "Gravar"):

Se assim desejar, você pode gerar uma imagem (1) para gravar com outro programa (ImgBurn, por exemplo). Depois, defina o local em que será salvo o projeto (2). O DVDStyler também permite que você grave direto dele (3):

Aguarde o processo ser concluído e pronto. Seu DVD já está pronto para rodar:

.......................

Viu como é prático criar um DVD com menus? Agora solte a criatividade e mostre para todos como você sabe caprichar quando o assunto é manipulação de vídeos. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.