Review: Positivo Plus F497PX

10 min de leitura
Imagem de: Review: Positivo Plus F497PX

Já é mais do que comprovado que a Positivo Informática tem o controle da maior produção de computadores em território nacional. Entretanto, muita gente ainda tem dúvidas quanto à marca em um ponto bastante sensível de qualquer pessoa: o bolso. Será que o preço garante um bom computador? Além disso, os usuários hardcore defendem que computadores comprados prontos não são uma boa ideia. Será que tudo isso é verdade?

A briga dos fãs de computadores domésticos e os amantes das placas de alto desempenho há muito tempo não tem hora para acabar. Isso porque, a cada momento, as fábricas de computadores lançam modelos ainda mais potentes e, mesmo sem usar os supercomponentes que os usuários hardcore tanto veneram, não saem mal na foto.

É mais ou menos essa a empreitada pela qual o Positivo Plus F497PX enfrenta logo na sua estreia nas prateleiras. O supercomputador conta com uma das configurações mais elevadas para uma montagem pronta e, por isso, desperta comentários do tipo “com esse dinheiro é possível fazer um computador muito melhor”.

O F497PX tem seus pontos altos e baixos. Mas antes de começar a enumerar o que foi aprovado e reprovado nesta máquina, precisamos saber bem o que é um computador de alto desempenho e quais as principais funções de uma máquina assim.

Desempenho de campeão

Os PCs de alto desempenho têm algo muito importante em comum: processamento, bons níveis de uso de memória, alta definição na reprodução de vídeos e jogos, rapidez e uma série de outros fatores indispensáveis para uma supermáquina. Muitos dos computadores desse gênero são construídos pelo próprio usuário, que compra as peças separadamente e os monta em casa.

Assim como o desempenho, o preço também é um tanto elevado. Por isso, quem tem planos de ter um computador capaz de rodar jogos pesados e ao mesmo tempo editar vídeos sem fazer com que o sistema trave por completo tem de saber que vai desembolsar uma boa quantia de dinheiro.

O F497PX é um dos  melhores computadores da Positivo Informática!

Depois de entender quais são os principais usos de um computador de alto desempenho como este da Positivo pretende ser, fica mais fácil enumerar as qualidades e defeitos deste modelo. Porém, antes devemos nos ater a alguns detalhes do próprio computador, como visual, conjunto do equipamento e outros dados que você conhece agora!

Tirando da caixa

Tirar o computador  da      caixa é um dos melhores momentos!

Carregar a caixa do Positivo Plus F497PX não é uma tarefa tão fácil assim. Ao todo, o pacote pesa 16 quilos! Não é para menos – dentro da embalagem você encontra um gabinete, uma caixa do monitor Samsung SyncMaster 2033, mouse, teclado e caixas de som. Além disso, é extremamente importante lembrar-se de não perder a antena wireless do seu desktop.

É isso mesmo. Agora o seu desktop tem uma antena wireless para que você deixe de depender de cabos de rede espalhados pela casa inteira até chegar à placa de rede.

Claro, o computador não deixa de possuir a entrada Ethernet, mas um desktop que trabalha com duas formas de conexão é um ponto muito interessante.

Design

Como o foco desta análise está no F497PX, nada mais justo do que comentar sobre o desenho e o estilo que o gabinete do computador possui. O modelo tem algo de diferente, que os outros computadores concorrentes não costumam apresentar: a personalização de faces.

O F497PX possui uma face de acrílico extremamente brilhante que pode ser removida de acordo com a vontade do usuário. Basta pressionar o botão na parte superior do gabinete para desencaixar a parte frontal.

Remova a frente, se  quiser!

Além disso, você encontra outro componente na parte superior que ajuda bastante. Trata-se de uma alça para transporte do gabinete, o que evita posições desconfortáveis para carregar o computador. Você provavelmente vai ver essa informação no manual, mas evite ao máximo os choques mecânicos enquanto carregar o computador. As peças podem ser danificadas irreversivelmente.

Entradas e saídas

Compatível. Essa é uma palavra que pode definir bem o F497PX, se o observarmos pelo número de entradas e a variedade delas que ele possui. Como a maioria dos gabinetes fazem atualmente, este também tem duas das oito entradas USB na parte frontal, a fim de facilitar a conexão de dispositivos móveis e memórias flash. Entretanto, este computador tem aquele famoso “algo a mais”.

As entradas do F497PX são bem variadas e dispostas

Trata-se dos leitores de cartão de memória, também posicionados na parte frontal do gabinete. Qual fotógrafo nunca sonhou com um computador que não precisasse conectar um leitor externo para transferir as suas fotos? Sem dúvida esse é um ponto que valoriza o computador.

Depois dessa breve análise, veja o que os resultados testes do Positivo Plus F497PX feitos pela equipe Baixaki.

Aprovado
Do que nós gostamos

Configuração bem arrojada

Um fato que chama muito a atenção no Positivo Plus F497PX é a sua configuração – bastante arrojada para um computador doméstico já pré-montado. Boa parte dessa surpresa se deve ao processador.

Trata -se de um genuíno Intel Core i5 650, pequena peça capaz de processar multimídia em esquemas de multitarefa, ou seja, executar várias atividades que outros computadores sofrem para exibir, como editar vídeos enquanto algum jogo estiver rodando.

Depois de um processador superpotente, é preciso ter espaço de sobra para guardar todas as informações multimídia as quais serão exibidas no seu belíssimo monitor Samsung SyncMaster 2033 de 20 polegadas. Quando você for gravar seus arquivos, fique tranquilo – 1 TB (terabyte) de HD é uma medida bastante grande. Caso você não tenha feito a relação entre as unidades, 1 TB é equivalente a 1.000 GB. É muito espaço, não?

O processador é uma  das principais peças do seu computador. Quanto mais veloz, melhor!

Ok, depois do processador poderoso, monitor de 20 polegadas e um disco rígido que tem espaço para tudo, é a vez da memória. Sem ela, você não consegue rodar nenhum dos seus programas e processos no computador.

Esses pentes também são os responsáveis por agilizar a renderização e a execução de vídeos, jogos e imagens. Para isso, você conta com memória RAM de 4GB do tipo DDR3. Os testes de gráficos indicaram uma taxa razoável de FPS (Frames per second, quadros por segundo): 12.7.

Leitores para tudo!

Se você se preocupa com a compatibilidade do seu computador e as mídias e formatos existentes no mercado, fique tranquilo. Excluindo o novíssimo Blu-ray e o já obtuso disquete, o Positivo F497PX tem condições de ler qualquer coisa. Para isso, ele conta com 8 entradas USB, leitor e gravador de CDs e DVDs, entradas para cartões de memória do tipo MS, MS PRO, SD, MMC e Compact Flash.

Qualquer fotógrafo ficaria muito feliz em ver tantas entraadas num desktop!

Esqueça os cabos

Em vez de passar um cabo de rede para o roteador e outro para ligar no seu computador, deixe apenas aquele que está no roteador – se ele estiver gerenciando a sua rede sem fio. Enquanto a maioria dos outros desktops oferecem apenas as placas de rede com entradas Ethernet, o F497PX traz uma antena d-Link para que você o conecte na rede sem fio da sua casa ou escritório.

Desktop com wireless? O F497PX tem!

Programas pré-instalados

Um ponto que agradou bastante tem relação direta com o que o Positivo Plus F497 tem de pré-instalado. Para que você não precise se preocupar com CDs de instalação, o Windows 7 Home Premium versão 64 bits (x86) vem junto. Além disso, o computador oferece a proteção do Norton

Você ganha um mês de Microsoft Office!

Antivirus gratuitamente por um ano!

Se você está preocupado com a suíte de aplicativos para escritório como o Microsoft Office e o Microsoft Works, pode ficar tranquilo. O F497PX traz o pacote Office completo na sua versão “Trial” (de Avaliação) com uma product key inclusa na caixa.

Reprovado
Do que não gostamos

Montagem do monitor

Apesar de ser excelente, o Samsung SyncMaster 2033, assim como todos os outros da mesma linha, possui um sério problema na hora de ser montado. O encaixe da peça que liga o monitor à base é muito duro e pode acabar machucando as mãos do usuário. Isso acontece porque é preciso colocar muita força para que a peça se adapte à entrada destinada a ela. Logo, é bom saber que você vai experimentar um pouco de dor nas mãos por tê-las forçado demais.

Outras questões estruturais

Ligar o computador e realizar suas tarefas deve ser algo simples não é? Aperta-se o botão apenas uma vez e basta aguardar até que tudo esteja carregado. Com o Positivo Plus F497PX não é bem assim. Depois de ter pressionado o botão “Ligar” e as luzes terem piscado, observe se ele continua ligado. O modelo do botão pode não fazer a ligação corretamente, o que resulta em um breve piscar das luzes e em seguida, a volta ao repouso.

O botão LIGAR é bastante problemático!

As entradas de áudio são um pouco estranhas. Se você pretende usar seu fone de ouvido na entrada de trás do gabinete, fique sabendo que o volume das suas músicas, vídeos e outros recursos multimídia vai ficar mais baixo do que aquilo que você está acostumado . Por isso, deixe-os conectados nas entradas frontais do seu F497PX.

Parceiros e a publicidade indesejada

Agora que o computador ligou e já estamos aproveitando bem as suas ferramentas e programas, algo estranho aconteceu. Uma janela com publicidade de um dos parceiros do fabricante apareceu na tela. Apesar de ser uma maneira de tornar a marca visível, é bastante inconveniente.

A publicidade no seu computador é bastante invasiva!

Se por acaso você estiver trabalhando com várias janelas abertas ao mesmo tempo e elas forem de programas pesados, o computador pode até travar por causa de um anúncio extremamente desnecessário. Talvez fosse uma boa ideia repensar o estilo de publicidade nos computadores.

Sem suporte para o XP Mode

A versão pré-instalada do sistema não suporta virtualização de máquinas!

Se você pretende comprar o computador só pelo fato de ele ter o novo Windows 7 para poder fazer uso do XP Mode, pense em outras alternativas. Como o F497PX vem com a versão Home Premium pré-instalada, não há suporte para virtualização através do XP Mode e o Microsoft Virtual PC. Esse tipo de recurso só está presente em computadores com o Windows 7 Ultimate.

Por isso, se você pretende usar este recurso, terá de fazer um upgrade do software. Afinal, qualquer versão diferente da Ultimate não será capaz de proporcinar a virtualização de máquinas no seu computador. Lembre-se, este não é um "defeito" do computador, e sim da escolha de sistema operacional.

Falta de placa de vídeo dedicada

Um problema bastante sério que o F497PX apresenta é a falta de uma placa de vídeo dedicada. Tudo bem, o chipset da Intel consegue rodar bem os vídeos em full HD e ainda proporciona uma taxa de frames por segundo razoável (12.7 utilizando o benchmark do Resident Evil 5). Porém, estes números poderiam ser muito maiores se houvesse a inclusão de uma placa de vídeo.

O computador possui configuração robusta, e seria muito justo poder contar com uma placa de vídeo que proporcionasse definições gráficas de tirar o fôlego. Afinal, capacidade de processamento e memória o F497PX já tem - falta apenas melhorar o desempenho gráfico.

Para saber se o computador aguentaria um jogo que exige gráficos ao menos "razoáveis", usamos o The Sims 3. Apesar de no primeiro momento os gráficos terem sido classificados como "horrorosos", um pouco de paciência e configuração de vídeo no próprio jogo resolveram muito bem esse problema.

Em resumo, a placa onboard consegue rodar algumas coisas, mas a falta de uma placa de vídeo dedicada é bastante sensível nesse caso. Jogos que exijam mais potência na execução de gráficos podem ser comprometidos por essa ausência.

Avaliação Final
Vale a pena?


Comprar um computador parece ser uma tarefa simples, quando na verdade pode ser um pouco complicado. Além de levar em conta fatores como preço e vida útil das peças, é preciso saber que o computador pré-montado pode oferecer algumas desvantagens. Isso fica claro no F497PX quando observamos o preço dele – R$ 2.699.

Em alguns casos, se você decidir montar um computador por conta própria, ou comprar as peças em separado e pedir que alguém monte, pode ser uma opção que compense mais. Afinal, você mesmo escolhe os componentes e sabe exatamente o que há dentro do seu gabinete. Ainda assim, se preferir comprar um bom computador sem precisar se preocupar com a seleção de peças, o F497PX é uma boa escolha.

Mesmo que ele apresente alguns problemas com publicidade indesejada e algumas limitações do sistema operacional pré-instalado, o Positivo Plus F497PX é um bom computador para quem pretende fazer uso de aplicativos mais pesados e executá-los em multitarefa. Portanto, o veredicto do desktop é um belo depende.

Pelo preço, você poderia comprar as peças separadamente e montar um computador com aquelas que achar melhor. Entretanto, quem não têm tanta experiência, tanto na escolha de peças quanto na montagem, pode ficar tranquilos com o F497PX e a configuração bem elevada deste computador.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.