Review: COOL-ER Gato Sabido

5 min de leitura
Imagem de: Review: COOL-ER Gato Sabido

Enquanto 2009 foi considerado o ano dos e-readers no exterior, especialistas afirmam que o mesmo acontecerá no Brasil, porém em 2010. Para provar a afirmação, temos aqui nada menos do que o COOL-ER, da Gato Sabido.

O último Natal apresentou um grande número de vendas em arquivos digitais, chegando a ultrapassar a quantidade de livros e objetos físicos vendidos. Algo que estimulou o aumento das vendas foi a existência de e-readers como o Kindle e o Sony Reader. Ambos com grande qualidade e recheados de recursos para atrair mais compradores.

A principal função de um e-reader é exibir as páginas de um livro, melhor ainda se for utilizando a tecnologia e-ink, para simular uma página de verdade. Fora isso, o resto é luxo: conexão Wi-Fi e/ou 3G para baixar e-books da internet para seu aparelho, tocar músicas, tela touchscreen, entre outras regalias muito bem-vindas.

COOL-ER e Kindle

Mesmo o COOL-ER não sendo de fabricação nacional, seu preço é muito inferior ao dos dois gigantes já mencionados. Por cerca de 750 reais você adquire o seu e leva sua biblioteca digital para onde quiser, bem como colocar uma música de fundo para embalar a leitura.

Aprovado

Do que nós gostamos

Parece papel

Usar a tecnologia e-ink faz o gasto de bateria ser bastante reduzido (cerca de 8 mil viradas de página), pois o texto é impresso na tela e você só consome quando vira páginas - além de tornar a tela parecida com uma página de livro.

Outro fator que torna a leitura agradável é a ergonomia do COOL-ER - sem mencionar as oito opções de cores do leitor, as quais o deixam agradável também aos olhos. Segurá-lo não cansa suas mãos porque seu peso é de 178 gramas.

Cartão SD de até 4 GB

Leia até cansar

O COOL-ER permite a execução de músicas enquanto você aproveita sua leitura, bastando transferi-las para o aparelho. Caso o 1 GB não seja suficiente, utilize um cartão SD para aumentar em até 4 GB a capacidade deste “gato sabido”. Por outro lado, a compatibilidade de arquivos também não é problema, uma vez que é possível visualizar PDF, EPUB, FB2, RTF, TXT, HTML, PRC e JPG.

Bateria trancada

Durante a leitura você decide qual dentre três tipos de fonte prefere visualizar e seu respectivo tamanho na tela. Além disso, caso você não deseje ler seus e-books no formato “retrato” (vertical), existe a opção de trocar para o modo “paisagem” (horizontal). Sua biblioteca acabou? Sem problemas! Acesse a loja virtual da Gato Sabido e acrescente livros de vários preços à sua coleção, sejam eles de domínio público ou best-sellers atuais.

Reprovado

O que espantou o Baixaki

A bateria acabou? Que pena...

Um grande problema do COOL-ER pode aparecer quando a bateria acaba. Afinal, só é possível recarregar sua bateria através de um cabo USB ligado a um computador (não vem adaptador na embalagem). Você pode ter pensado “ah, mas é só levar uma bateria reserva que resolve o problema”.

Talvez resolva, mas não tão facilmente: a tampa que segura a bateria é presa com um parafuso pequeno. Ou seja, para não ser pego desprevenido é preciso ter sempre consigo: ou uma bateria reserva com chave para abrir a tampa, ou um notebook para recarregá-la.

Comandos

Como travar o COOL-ER

Uma excelente maneira de perder pontos preciosos da bateria é escutar músicas neste e-reader. Pois além de, provavelmente, reduzir drasticamente o tempo útil da bateria, fazê-lo ainda garante outra dor de cabeça: esperar dez segundos por uma virada de página. Em outras palavras, fica muito claro que 128 MB de memória não são suficientes para executar um arquivo de áudio e visualizar um e-book ao mesmo tempo.

Segurar, OK. Apertar... Que preguiça!

Como já mencionado anteriormente, segurar o Gato Sabido é confortável e não cansa as mãos. Entretanto, na hora de apertar os botões que você percebe certa falta de praticidade: eles são duros. É também nesta hora que você sente falta de uma tela touchscreen no aparelho.

Acessórios

Através dos botões você altera o volume, muda a visualização de “retrato” para “paisagem”, volta à biblioteca, abre um menu de opções de ação e escolhe itens. Porém, você não demora muito para notar que fazer certas coisas é muito demorado. Por exemplo, num menu com várias opções, é necessário apertar várias vezes um botão duro para chega àquela desejada e, caso você cancele a ação, deve voltar desde o início.

Cadê aquela imagem?

Talvez esteja dividida entre várias páginas por não caber na tela. Tudo bem, se o tamanho da fonte é aumentado, a imagem aumenta proporcionalmente. O problema é que vê-la aos pedaços dá no mesmo que não vê-la!

Somado com a navegação lenta e as teclas duras (pior ainda quando escutando músicas), o resultado é um aparelho no qual você está limitado a ler e-books - apesar da existência de opções de organização, pesquisa e afins.

Avaliação Final

Vale a pena?


O COOL-ER deveria ser um concorrente de peso para o Kindle e o Sony Reader. No entanto, como visto, há critérios básicos que não deveriam ser deixados de lado durante a produção seja lá do que for - como praticidade e velocidade.

Nesses dois quesitos, o COOL-ER deixa a desejar, porém ainda não é um caso perdido: talvez a substituição do material dos botões e o aumento da memória já resolvam grande parte dos problemas constatados aqui.

E-ink

O preço do Gato Sabido COOL-ER é inferior ao do Kindle e do Sony Reader, uma diferença que gira em torno de 200 e 400 reais. Estes, apesar de mais caros, possuem muito mais funções que o COOL-ER.A diferença de preços também se explica devido à tecnologia inferior - tanto de hardware como de software.

Em suma, ao optar pelo Gato Sabido COOL-ER você economiza dinheiro. Contudo, ao comprar os e-readers “bestsellers” você ganha um aparelho prático e com uma maior gama de funções.

ERRATA: ao contrário do que foi publicado, o COOL-ER não é um produto de fabricação da empresa brasileira Gato Sabido, mas sim da inglesa Interead. Portanto, o preço do e-reader contém impostos sobre a importação e ele também pode demorar para ser entregue.

O Portal Baixaki pede desculpas pelo engano, pois sabe o quanto uma informação errônea pode atrapalhar a vida de você, usuário.

Você prefere comprar um e-reader nacional ou um importado? Deixe sua opinião!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.