Desde o dia 6 de julho de 2009, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou a solicitação da primeira via de Título de Eleitor (ou alterações cadastrais) no endereço http://www.tse.jus.br/internet/servicos_eleitor/titulo_net.htm.

Esse serviço diminui o tempo passado em filas de espera, pois uma vez que cada eleitor preenche seus dados em casa, economiza o tempo de o atendente precisar fazê-lo. Ou seja, o fato de o próprio cidadão digitar seus dados proporciona mais agilidade, logo, o único trabalho do órgão é imprimir o Título de Eleitor (algo muito mais rápido do que o processo integral).

Ao clicar no link acima você acessa o site do TSE. Nele, selecione “Novo Requerimento”, preencha as informações necessárias (marcadas com asterisco) e clique em “Confirmar” para finalizar o requerimento.

Feito isso, você tem cinco dias corridos (o que inclui o final de semana) para retirar seu Título. Para tanto, vá ao TSE mais próximo de sua casa portando um documento de identificação e um comprovante de residência. Maiores de 18 anos, do sexo masculino, devem também levar o comprovante de quitação militar.

TSE

Importante

O requerimento deve ser concluído até o dia 08/3/2010, caso você seja obrigado a votar nas eleições deste ano.

Outros recursos do site

No site do TSE há também a possibilidade de verificar qual a situação do requerimento feito, assim como outros tipos de consulta: local de votação, situação eleitoral, quitação eleitoral e crimes eleitorais. Na área “Justificativa Eleitoral” você descobre o que deve fazer caso não possa estar presente no seu local de votação no dia da eleição.

Se ainda não possui Título de Eleitor, corra enquanto ainda há tempo!