O Windows 7 ajuda você a recuperar arquivos modificados e até apagados

2 min de leitura
Imagem de: O Windows 7 ajuda você a recuperar arquivos modificados e até apagados

Que levante a mão o usuário de computador que nunca editou ou apagou um arquivo para depois perceber a grande besteira que fez. Pensando nessa situação mais corriqueira do que todos gostariam, o Windows 7 tem um recurso para recuperar arquivos editados ou deletados: as versões anteriores deles.

As versões anteriores são um recurso da proteção do sistema do Windows 7. Com ela ativada, o Windows cria um ponto de restauração uma vez por dia, mantendo uma cópia de arquivos, pastas e estado do sistema.

Versões anteriores também são criadas quando você faz cópias de arquivos com o Windows Backup. A diferença é que a proteção do sistema faz tudo automaticamente, enquanto o Backup é um procedimento manual.

Dessa maneira você pode acessar uma versão anterior de um arquivo ou então recuperar um documento deletado, por meio de uma versão anterior do diretório onde ele estava salvo, por exemplo. Neste artigo, você vai aprender a ativar a proteção do sistema e recuperar versões anteriores dos seus arquivos.Ativando e configurando a proteção do sistema

A proteção do sistema é ativada automaticamente na unidade em que o Windows está instalado. O que você precisa é ativá-la em outros drives caso os utilize. Vá ao Painel de Controle, ná área "Segurança e Sistema". Clique em "Proteção do sistema".

Acesse a proteção de sistema através do Painel de Controle.

Escolha a unidade desejada e clique em "Configurar" e defina se a proteção do sistema deve restaurar configurações do sistema e versões anteriores dos arquivos ou somente as versões anteriores.

Acesse as configurações e otimize a proteção do sistema para seu perfil.

Por padrão, as cópias da proteção do sistema ocupam 5% do disco rígido. Nas configurações, você pode alterar esse valor e até mesmo desabilitar a proteção do sistema.

Defina o espaço em disco utilizado pela proteção de sistema.

Para acessar as versões anteriores, basta abrir a janela do Explorer, clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo ou pasta e em "Restaurar versões anteriores". Observe que esta opção aparece somente em arquivos e pastas, mas não em drives e bibliotecas.

Acesse o menu de contexto para restaurar um arquivo.

Você verá uma lista com as versões anteriores disponíveis tanto pelo Backup do Windows quanto pela restauração do sistema. Selecione a melhor versão para abrir, copiar ou restaurar. Atente para o fato de que somente arquivos restaurados pelo sistema podem ser abertos e copiados, e não arquivos gerados pelo Windows Backup.

Veja quais versões estão disponíveis para restauração.

No caso de restauração, tenha em mente que a versão restaurada substituirá a atual do computador, e isso não poderá ser desfeito.

Um arquivo restaurado substitui o arquivo atual no disco.

Se você não encontrar versões anteriores de um arquivo, o mais provável é que ele não tenha sido alterado (versões anteriores só estão disponíveis para arquivos modificados). Também é possível que nenhum ponto de restauração ou backup tenha sido criado desde a última alteração feita.

Em uma rede local, ainda é possível que o administrador tenha desativado o recurso de versões anteriores. Arquivos de sistema também não têm versões anteriores. Para esse tipo de documento, o indicado é usar a ferramenta de Restauração do Sistema.

Esperamos ter ajudado você com mais um guia. Até uma próxima.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.