Pneus inteligentes poderão avisar quando o seu carro está acima do peso

1 min de leitura
Imagem de: Pneus inteligentes poderão avisar quando o seu carro está acima do peso

(Fonte da imagem: Divulgação/Continental)

Existem diversos projetos de “pneus inteligentes”, mas parece que a Continental encontrou uma função interessante além da medição da pressão de ar. De acordo com um projeto da empresa, novos modelos poderão indicar quando o seu carro está pesado demais, evitando que você desgaste muito os pneus.

A Continental divulgou que está estudando lançar pneus com sensores que mostram ao motorista quando o veículo está acima do peso ideal. A empresa já colocou no mercado pneus que avisam quando estão ficando vazios. Agora, a ideia é incluir sensores que detectam a área do pneu que toca o chão.

Quando um carro fica acima do seu peso, os pneus sofrem uma grande pressão, se achatando no processo. Isso faz com que a área que toca o chão fique maior, causando maior desgaste do pneu e tornando a saída mais perigosa.

Os sensores detectarão esse aumento na área de contato com o solo, avisando o motorista de que o carro está pesado demais. A Continental ainda não revelou quando pretende colocar esse tipo de pneu no mercado, já que ainda planeja deixar o modelo mais preciso nas suas medições. No momento, os modelos testados precisavam rodar alguns metros para apresentar mudanças sensíveis.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.