Dicas do Windows 7: como instalar e personalizar cursores?

2 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows 7: como instalar e personalizar cursores?

Se o Windows 7 permite que você troque de tema com um único clique, não faria o menor sentido deixar aquele que orienta seus cliques com a mesma cara de sempre. O processo é mais fácil do que você imagina, confira as dicas do Baixaki para personalizar o cursor do mouse.

Onde estão as opções?

Clique com o botão direito em uma área vazia do desktop e acesse a opção “Personalizar” e em seguida “Alterar ponteiros do mouse”.

Personalizar

Dentro da aba “Ponteiros” você encontra as opções para alterar o desenho do mouse na tela. Em “Esquemas” você encontra uma série de padrões de cursores nativos do Windows 7 como o esquema Aero, Ampliado e Invertido entre outros. Para selecionar algum basta escolher o de sua preferência e em seguida clicar em “Aplicar”.

Alterar ponteiros do mouse

Mude seus ponteiros

Você pode personalizar um esquema já pronto ou criar esquemas de acordo com a sua vontade. Para tal, clique sobre a seta que você deseja alterar (como o “Seleção normal”, por exemplo) e em seguida em “Procurar”. O Windows abre então a pasta de cursores do sistema para que você escolha qual seta deseja usar.

É aqui que você muda o cursor do mouse.

Após fazer as alterações de seu grado, aplique a tarefa para ver o resultado. Se gostou do trabalho, não se esqueça de salvar seu novo esquema de cursores clicando em “Salvar como” logo abaixo das opções de esquemas. Evite salvar sobre um esquema já existente para não comprometer os cursores padrões.

Salve seu esquema de cursores.

Adicione novos temas

Já se você deseja adicionar os novos cursores que baixou ao seu esquema, abra o diretório C:/Windows/cursors e crie uma nova pasta (apenas para não misturar as novas setas com as demais). Copie para dentro dessa pasta os arquivos .CUR já descompactados ou mova sua pasta inteira para o local.

Crie uma pasta para adicionar novos cursores.

Voltando à personalização dos ponteiros dentro de “Alterar ponteiros do mouse”, agora você conta com as novas setas ao clicar em “Procurar”. Se você procura novos cursores para baixar, confira a seção de cursores do Baixaki.

Alguns pacotes de tema contam com um arquivo de instalação e dispensam o trabalho acima, basta executá-los para adicionar o tema à sua Área de Trabalho. Outra opção é contar com um tema que também altera os cursores do mouse, mas para tal é preciso manter a opção referente ativa na aba “Ponteiros”.

Outras opções para o ponteiro do mouse.

Já na aba “Opções de ponteiro” você encontra diversas propriedades do mouse que alteram sua funcionalidade. Personalizar suas setas não se resume a escolher uma aparência que combine com seu tema, é preciso que o apontamento lhe agrade em todos os sentidos.

Essa dica foi útil? O que mais você gostaria de saber sobre o Windows 7? Fique atento para mais dicas como esta.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.