Dicas de como fazer backups de seus discos

3 min de leitura
Imagem de: Dicas de como fazer backups de seus discos

Muitos usuários reclamam da dificuldade encontrada ao tentarem fazer backups de seus discos. Podem ser filmes que gravaram, pastas completas com fotos ou mesmo músicas. Às vezes são feitos discos de backup de dados e ao fazer uma cópia desse disco, encontra-se a mesma dificuldade.

O portal Baixaki reuniu neste artigo alguns dos principais softwares para a extração e gravação de DVDs, no intuito de auxiliar os usuários a obter o melhor resultado possível na cópia de seus discos. Foram utilizados como base, os seguintes programas: DVD Shrink, Handbrake, CloneDVD, DVD Decryter, ConvertXtoDVD, WinAVI, Ashampoo Burning Studio 2010 e Alcohol 120%.

Um dos pontos mais questionados pelos usuários é a questão da qualidade nas cópias. Obviamente, um disco dual-layer (camada dupla) de 8 GB terá qualidade superior à obtida pelos discos criados e armazenados em DVDs comuns de 4,7 GB, mas mesmo assim é possível melhorar os resultados, se o software utilizado permitir a escolha de trechos e opções a serem ou não gravadas.

Em alguns momentos é preciso paciência.

Por exemplo, o programa DVD Shrink permite ao usuário, quando for copiar algum DVD, escolher os idiomas de áudio, legendas e se deseja ou não os extras, tudo isso de uma maneira bem intuitiva. O DVD Decrypter também permite a escolha dos arquivos que serão copiados, mas não de uma forma tão simples, pois os arquivos são mostrados com nomes codificados.

O Ashampoo Burning Studio 2010 também é bastante intuitivo, pois já em sua interface inicial é possível escolher a opção desejada, seja criar DVDs, gravar filmes, fazer extrações ou mesmo apagar discos regraváveis. Funciona de maneira similar ao famoso Nero Burning Studio, mas sem pesar tanto no sistema quanto o software mais reconhecido.

O que também é bastante importante é a velocidade alcançada na gravação, logicamente, sem que o disco perca qualidade. Programas como Alcohol 120% e DVD Decrypter são bastante velozes e estáveis, sendo que poucas vezes ocorrem falhas nas gravações. Para usuários que dispõem de mais tempo para a gravação, DVD Shrynk e CloneDVD também são muito bons, apesar de não tão rápidos.

DVD Shrink

Para quem deseja copiar os vídeos dos DVDs para assistir a eles em outras mídias ou mesmo para que ocupem menos espaço no disco rígido, uma ótima opção é o Handbrake, que já tem formatos pré-definidos para iPods, MP4 Players, Playstation Portable e outros vários modelos.

Num processo inverso, o ConvertXtoDVD transforma arquivos de vídeo nos formatos XviD, DviX, AVI e MPEG para o formato DVD, assim podem ser criados discos que rodem diretamente nos aparelhos, sem a necessidade de plugins e complementos para isso.

Para usuários com menos conhecimento ou experiência, um dos softwares mais completos e indicados é o WinAVI. Já na interface inicial é possível escolher um dos formatos de saída, sendo eles: WMV, AVI, RMVB e DVD, possibilitando inclusive a formação de menus específicos para VCDs e SVCDs.

WinAVI

Sendo assim, é bastante simples a utilização deste programa que, apesar de ser simples e direto, perde um pouco para seus concorrentes quando o assunto é velocidade nas gravações dos arquivos e queimas dos discos.

Cada momento pede um programa diferente, logicamente alguns são mais versáteis que outros, mas sugere-se a instalação de mais de um no disco rígido. Para usuários que querem copiar discos completos, DVD Decrypter em consonância com o DVD Shrink pode ser uma ótima saída.

Quem está acostumado com a utilização do Nero mas quer um programa que utilize menos memória, sem perder a intuitividade, recomenda-se a utilização do Ashampoo Burning Studio 2010.

Backups de  segurança

CloneDVD continua sendo uma ótima opção para quem deseja fazer cópias inteiras sem alterações nos arquivos. Ou uma saída mais complexa e completa que envolva três softwares é a comunhão dos seguintes programas: WinAVI, DVD Shrink e Alcohol 120%.

E os usuários do portal Baixaki, quais softwares que utilizam para fazer backups de seus DVDs? Utilizam apenas um ou preferem vários diferentes para otimizar a qualidade obtida?

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.