Por que o modo de hibernação é o melhor modo para aumentar a autonomia da bateria de um laptop?

3 min de leitura
Imagem de: Por que o modo de hibernação é o melhor modo para aumentar a autonomia da bateria de um laptop?

A indústria sempre procura formas de diminuir o aquecimento dos componentes para que as baterias durem cada vez mais. Os usuários de laptops, por sua vez, estão sempre em busca de um meio de prolongar o uso de seu aparelho sem conectar à tomada. Portanto, todo esforço para diminuir o consumo de energia da bateria é válido, ainda mais quando não estamos usando o aparelho.

Dormir/Suspender/Em Espera

A opção “Dormir” do Windows, também conhecido como "Modo Suspenso" ou "Em Espera", é uma boa opção para quem precisa sair da frente do notebook por alguns minutos. Com esse modo, o portátil entra em um estado de baixo consumo sem desligar o HD, memória, processador, etc. Dessa forma, quando voltar a ser utilizado, tudo continua de onde parou .

A vantagem desta opção é a velocidade de reinicialização do sistema, pois ele simplesmente deixa de consumir o que não estava sendo usado. Lembre-se, porém, de que neste modo os componentes não são desligados e, caso a bateria acabe, todos os dados não salvos serão perdidos. Portanto, não é recomendado deixar o sistema dormindo por muito tempo.Não durma no  ponto.

O grande problema do modo “Dormir” é que a função “acordar” não funciona da forma que deveria, pois a maioria dos laptops não está configurada adequadamente e a Microsoft não facilitou seu uso para os usuários comuns.

Hibernação

O sistema de hibernação, considerado um dos melhores métodos para economizar energia, possui grandes vantagens sobre a opção “Dormir”. A maior diferença entre eles é que a hibernação grava a sessão no disco rígido e desliga todos os componentes do laptop. Assim, quando o portátil é religado, o sistema volta a funcionar de onde parou.

Esse sistema é mais indicado para quando ficarmos por muito tempo sem utilizar o aparelho, podem ser duas horas ou até alguns dias. Dessa forma, não é necessário se preocupar com a bateria, pois o consumo de energia será igual a zero ao deixá-lo neste modo.

Desligando no modo hibernar

Hibernar ao  desligar.Se você deseja configurar o botão desligar para esse modo, veja o artigo “Alterando a função do botão de energia” e configure o botão desligar para “Hibernar”. Assim, sempre que você pressionar o botão desligar, o sistema ficará em estado de hibernação. Ao apertar o botão novamente, todos os dados e aplicativos estarão como você os deixou.

A hibernação demora um pouco mais para reiniciar o sistema do que o modo suspenso, mas isso chega a ser irrelevante comparado com as vantagens que oferece. Pode-se até arriscar dizer que o computador terá sua vida útil ampliada, pois hibernar evita o desgaste desnecessário de peças, como o HD.

Economize

Desligar o laptop por completo toda vez que deixarmos de usá-lo não é uma opção inteligente, pois o sistema carrega muitas informações na inicialização, o que exige mais desempenho do processador e, consequentemente, mais consumo de energia. Apesar disso, é recomendado fazer pelo menos uma reinicialização a cada três ou quatro dias (dependendo da frequência de uso) para limpar a memória e desfragmentá-la, o que melhora seu desempenho.

Procure fazer a reinicialização quando o laptop está conectado à tomada para não gastar o precioso tempo da bateria. Além disso, aproveite a ocasião e faça também a manutenção do sistema, como instalar/desinstalar programas, desfragmentação e limpeza de disco, varredura de antivírus, etc.

Cuide de sua bateria

Um dos melhores meios de gerenciar a bateria é diminuir os serviços que o computador possui. O Windows possui uma forma de diminuir esses recursos automaticamente através de regras de energia. Para isso, abra o Painel de Controle e clique no item “Hardware e Sons”. Agora, procure por “Opções de energia” e clique no link “Alterar configurações de economia de energia”.

Altere as opções de energia para não exigir tantos recursos da bateria.

Cada opção serve para configurar os recursos que o computador ativa ou desativa de acordo com o nível da bateria. Se o seu sistema não regula o esquema de energia automaticamente, procure instalar um programa com essa função, como o BatteryCare. Além de ser mais prático, ele ainda apresenta outros recursos e informações que o Windows não possui.

separador

Cada um utiliza o notebook para uma finalidade, mas todos procuram permanecer com ele por mais tempo sem precisar da tomada. E você? O que faz para aumentar a autonomia da bateria? A hibernação realmente lhe traz os benefícios esperados? Compartilhe suas experiências e até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.