IllumiRoom: a revolucionária tecnologia da Microsoft para oferecer a imersão máxima de seus jogos [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: IllumiRoom: a revolucionária tecnologia da Microsoft para oferecer a imersão máxima de seus jogos [vídeo]

Depois de ter reinventado o conceito de controles gestuais para video games, eis que a Microsoft surpreende novamente com sua nova tecnologia, que promete trazer a imersão completa para os jogos do futuro. Batizada de IllumiRoom, a novidade pretende tirar o universo do game de sua TV e expandi-lo por toda a sua sala de estar.

Conforme apresentado durante a conferência da companhia na CES 2013, o conceito está sendo produzido pela Microsoft Research em parceria com a Samsung, mas pouco se sabe realmente sobre ele — exceto, é claro, que ele pode revolucionar a ambientação dos games como um todo. A partir de um acessório que atua em conjunto com a televisão, ele projeta luzes e imagens por todo o cômodo, extrapolando os limites da tela.

O vídeo de demonstração revela bem o potencial do IllumiRoom em diferentes gêneros de jogos. Nos FPS, por exemplo, o próprio cenário se expande pelas paredes e pelo chão em torno do jogador, que realmente se sente dentro da ação. Outros efeitos, como explosões, também ganham vida à sua frente.

Outro ponto de destaque é um game de corrida que aparece em determinado ponto do trailer. Como a pista está completamente congelada, pequenos flocos de neve são projetados por todo o quarto.

A novidade da próxima geração?

Como mencionado, o IllumiRoom ainda está em fase conceitual e foi apresentado pela divisão de pesquisas de novas tecnologias da Microsoft, o que significa que ele não é um produto em si. No entanto, isso não nos impede de especular sobre seu futuro.

O primeiro grande ponto é a possibilidade desta novidade ser a arma da companhia em sua estreia na próxima geração de consoles. Já imaginou como seria incrível ver o Xbox 720 com esse tipo de imersão? No entanto, os olhos mais atentos podem perceber que não é a nova plataforma que aparece no vídeo, mas o bom e velho Xbox 360.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

Isso também não significa que veremos essa tecnologia ainda nesta geração — afinal, ela ainda está sendo desenvolvida pela equipe da Microsoft Research, e os rumores apontam o novo Xbox para breve. Nossa aposta é que a empresa está apenas empenhada em despistar os boatos existentes criando novos.

Imersão total

Por outro lado, a demonstração conseguiu nos deixar muito empolgados com o que está por vir. Apesar de o vídeo mostrar somente títulos genéricos, imagine como o IllumiRoom poderia potencializar a imersão em franquias já consolidadas. Pense em como seria lutar contra os Locusts em um novo Gears of War, sabendo que eles estão correndo por toda a sua casa, ou em quanto o terror de Dead Space poderia ser expandido.

Além disso, o material exibido também nos permite ver o Kinect em frente à TV, o que sugere uma possível atuação em conjunto com o periférico. Embora isso ainda não esteja certo, não custa sonhar com a possibilidade de termos o cenário de uma guerra projetado em nossa sala enquanto fazemos os movimentos para nossos companheiros a partir do sensor.

AmpliarPatente da Microsoft que antecipou tecnologia do IllumiRoom (Fonte da imagem: Reprodução/NeoGAF)

Mais alguns mistérios

Embora o IllumiRoom pareça ser a concretização de uma patente misteriosa que surgiu na internet há algum tempo, ainda restam muitas dúvidas sobre ele. Como ele funciona exatamente? Será para Xbox 360 ou um console de nova geração? Será integrado ao Kinect ou faz parte de um possível sucessor para o periférico? Essas são apenas algumas das perguntas que encheram nossas cabeças tão logo a tecnologia foi revelada.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

No entanto, a questão que mais nos intriga aparece rapidamente no material divulgado. Em um dos poucos momentos em que a sala é iluminada, além do Xbox 360 e do Kinect, podemos ver um estranho acessório conectado ao aparelho. Será ele o tão comentado IllumiRoom?

Dúvidas que só serão reveladas no futuro — só esperamos que seja breve.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.