Symbian^4: nova versão chega em 2011

2 min de leitura
Imagem de: Symbian^4: nova versão chega em 2011

Aos poucos, a finlandesa Nokia está mostrando imagens e soltando informações sobre a nova versão do sistema operacional Symbian. A empresa já vem trabalhando na versão Symbian^4, que tem seu lançamento previsto somente para o final de 2010, mas com maior probabilidade de só sair início de 2011.

No começo de dezembro, em um evento para seus analistas, a Nokia falou sobre o novo Symbian, mostrando imagens e apresentando as principais características que serão melhoradas na nova versão do sistema operacional.

Ainda para este ano, serão lançadas as versões do Symbian^2 (o primeiro com software totalmente aberto) e S^3, mas as principais mudanças virão na versão S^4. Agora em janeiro, uma nova proposta com novas imagens foram apresentadas.


Fonte: Nokia.O enfoque desta nova versão é a interface do usuário. A Nokia afirma que o sistema operacional é muito bom e não precisa de mudanças significativas, mas que o Symbian deixa muito a desejar no quesito experiência do usuário. O objetivo é, então, simplificar essa experiência. Todas estas mudanças estão sendo discutidas amplamente através do fórum da comunidade Symbian Foundation.
 
Inicialmente, haverá uma mudança no menu, evitando o excesso de atalhos e focando apenas em contatos, música, aplicativos e fotografia. Dessa forma, o objetivo é que se possam acessar as opções que deseja com o menor número de toques possível, tornando a interface do usuário até três vezes mais rápida. Será possível acessar sua música ou vídeo favorito em até dois toques, ao invés de oito, e criar uma conta de email com apenas dois passos, e não com os atuais quatro.

A Nokia também afirmou que pretende melhorar os gráficos, deixando o scrolling (visualização de toda a tela, deslizando para cima e para baixo os dedos) com 60 frames por segundo, em oposição aos 15 frames atuais. Isso não só deixa a visualização mais rápida, como melhora consideravelmente a qualidade de imagem.

A primeira prévia do novo sistema operacional da Nokia também fez uma comparação do Symbian com a concorrência. O Android, sistema operacional da Google, apresenta uma homescreen móvel, onde é possível deslizar para os lados para acessar novos widgets. Já o Symbian^4 terá páginas únicas independentes e uma Área de Trabalho que pode ser mais personalizada, pois será possível colocar widgets onde você quiser, assim como no desktop do seu computador.

Na comparação com o sistema operacional do Palm, WebOS, o Symbian também traz a possibilidade de utilizar vários aplicativos ao mesmo tempo, mas você pode fechá-los e salvar o que estava fazendo, sem a necessidade de deixar o aplicativo aberto ao fundo. Isso economizará bateria e memória, exigindo menos do sistema operacional. Em relação ao iPhone, haverá a possibilidade de filtros de organização para seus aplicativos, ao contrário da organização fixa do concorrente.

Fonte: Nokia.

O novo Symbian terá suporte para transparência, o que tem deixando os desenvolvedores muito animados com as possibilidades de criação que essa característica oferece. Além disso, o sistema operacional S^4 vem sendo desenvolvido para oferecer ao usuário a maior compatibilidade com a web possível, já na onda dos smartphones totalmente compatíveis com as redes sociais.

É inevitável afirmar que a Nokia ainda está um pouco atrasada em relação aos sistemas operacionais para celulares que temos no mercado. Um SO desenvolvido para melhorar ainda mais a experiência do usuário, especialmente em relação à característica touchscreen, é mais do que bem vindo.

Claro que as apresentações da Nokia até agora ainda são propostas que estão sendo muito discutidas. Até o lançamento do Symbian^4, muita coisa ainda pode mudar e melhorar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.