Seleção: personalizações para o Windows 7

2 min de leitura
Imagem de: Seleção: personalizações para o Windows 7

O Windows 7 chega cheio de novidades em seu visual, mas que mais cedo ou mais tarde acabam cansando — principalmente para aqueles que gostam de deixar tudo sempre com cara de novo.

Sendo assim, fizemos este artigo para que você confira vários programas e pacotes que permitem personalizar o Windows 7, desde a Área de Trabalho e papéis de parede até o Menu Iniciar e a tela de logon.

Modificação completa

WindowBlinds — Famoso desde a época em que só existia o Windows 98 para personalizar, este programa consegue personalizar o sistema operacional inteiro, inclusive os estilos, as janelas e até alguns aplicativos compatíveis. É uma das melhores opções para mudar a cara do Windows 7.

Escolhendo um tema no programa.

Área de Trabalho

Cameo — Se uma das vantagens do Ubuntu e de outras distribuições de Linux é a facilidade de mudar para várias Áreas de Trabalho diferentes, então por que não incorporar ao Windows?

O Cameo faz isso de maneira descomplicada, com modificações para o sistema que incluem uma Barra de Tarefas diferente e acesso mais fácil aos arquivos e pastas do computador.

E, como ele não vem sozinho, uma série de aplicativos o acompanham: acessórios, jogos, imagens, programas para escritório e muito mais.

O Cameo transforma mesmo a sua Área.

T3Desk — Você gosta de colocar efeitos em três dimensões na sua Área de Trabalho? Então este programa é mais do que necessário para você. Com ele, todas as suas janelas podem ser colocadas na tela de maneira que apareçam em profundidade. É um jeito de minimizar suas janelas com mais estilo.

Tudo em três dimensões.

Uma novidade do Windows 7 foram os comandos executados dependendo do movimento feito nas janelas. Ao sacudi-las, por exemplo, você minimiza tudo. O programa Preme for Windows 7 visa utilizar a novidade para ir ainda mais longe, acrescentando novas movimentações que aumentam a produtividade.

Novos movimentos para o Win 7.

Menu Iniciar

Aqueles que não gostam do novo Menu Iniciar, que veio como no Windows Vista, pode optar por deixá-lo como antigamente. O Classic Shell talvez seja uma das melhores opções para isso, e aqui no Baixaki há até um artigo que ensina a utilizá-lo, clique aqui. Além de deixar no estilo clássico, ainda vem com quatro temas diferentes.

Menu Iniciar clássico.

Ainda há opções diferentes, com temas alternativos, como é o caso do Classic Windows Start Menu, que usa cores e estilos mais fortes e fogem do visual padrão do Windows.

Papéis de parede

O Windows 7 lançou pacotes de temas que, na verdade, não são nada mais do que um conjunto de papéis de parede e sons que personalizam sua Área de Trabalho de acordo com um assunto.

E o sistema foi tão internacional, que lançou estes pacotes para uma quantidade enorme de países. Se prepare, pois a lista é enorme: Itália, Estados Unidos, Holanda, Polônia, Japão, México, África do Sul, Índia, Brasil, China, Espanha, Coreia, Rússia, França, Austrália, Canadá, Alemanha e Taiwan. Ufa! Opções não vão faltar.

Papéis de parede do México.

Tela de Logon

Talvez a tela de Logon do Windows seja um dos aspectos mais enjoativos do sistema, simplesmente porque não é alterada. É como um papel de parede fixo, que fica lá por anos. Por que não alterá-lo, então?

No Baixaki há vários programas (até especificamente desenvolvidos para serem compatíveis com o Windows 7) que fazem isso. Destacamos alguns, que permitem realizar a função de maneira muito simples: Windows 7 Logon Screen Editor, Thoosje Windows Seven Logon Editor e Tweaks.com Logon Changer. Com qualquer um dos três você pode usar qualquer imagem no lugar daquela que é padrão do Windows.

Tela de Logon.

.............................................................

Isso é tudo. Essas dicas valem para quem achava que o Windows 7 tinha poucas personalizações para o sistema. Tem mais alguma dica? Não se esqueça de deixá-la nos comentários abaixo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.