Alguém pare a Apple: empresa quer registrar a folha da maçã de sua logo

1 min de leitura
Imagem de: Alguém pare a Apple: empresa quer registrar a folha da maçã de sua logo

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/The Register)

Que a Apple já tinha extrapolado todos os limites do bom senso na famigerada batalha por patentes, disso ninguém mais duvida. Porém, parece que a companhia decidiu ir um pouco além e já está começando a beirar o ridículo. De acordo com o site The Register, a empresa quer registrar apenas a folha da maçã da sua logo.

A bizarra proposta foi feita no European Trademark Registry, o órgão europeu responsável pela proteção de propriedades intelectuais, no início do mês de dezembro. E apesar de parecer apenas mais um daqueles registros inúteis que servem apenas para brincar com o sistema, as consequências disso podem ser bem mais sérias do que parecem.

Como a imagem acima mostra, a folha da logo é, basicamente, uma figura oval como tantas outras — só isso. Justamente por ser um objeto extremamente simples é que ele é amplamente usado por designers na criação de logos para outras marcas e em outros trabalhos visuais. E aí é que está o problema.

Ninguém está seguro

Com a Apple registrando a folha — e consequentemente a forma geométrica —, ela pode alegar que qualquer desenho que possua esse formato está infringindo sua propriedade intelectual. Sabe aquele desenho que seu irmão mais novo fez com um compasso? Pois é melhor ele esconder antes que os advogados de Tim Cook cheguem.

De acordo com o The Register, o pedido da empresa abrange dez classes de produtos, indo desde computadores e serviços de filme por streaming até segmentos em que a Apple não atua, como joias e material educacional — o que pode ser uma enorme dor de cabeça para muito mais gente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.