Pesquisadores podem ter descoberto a cidade pré-histórica mais antiga da Europa

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisadores podem ter descoberto a cidade pré-histórica mais antiga da Europa

(Fonte da imagem: Reprodução/The Telegraph)

De acordo com o The Telegraph, um grupo de arqueólogos acredita ter encontrado na Bulgária a cidade europeia mais “pré-histórica” já descoberta até agora, datando de aproximadamente 5 mil anos antes de Cristo, ou seja, antes mesmo do surgimento da antiga civilização grega.

Os arqueólogos descobriram o assentamento pré-histórico próximo à cidadezinha de Provadia, localizada nas imediações do resort Varna que fica às margens do Mar Negro. Entre as ruínas, os pesquisadores encontraram casas de dois pavimentos, muralhas que serviam de fortificação e partes de uma porta de entrada, e eles acreditam que a cidade contava com uma população de aproximadamente 350 pessoas.

Barras de sal

Segundo a publicação, os arqueólogos deduzem que o produto que movia a economia local era o sal, considerado tão valioso quanto o ouro na época. Conforme explicaram os pesquisadores, os residentes locais provavelmente ferviam a água salobra disponível na região para produzir barras de sal, que eram utilizadas como moeda de troca pelos habitantes.

Isso poderia explicar a grande quantidade de joias e objetos ritualísticos feitos de ouro encontrados na região, que formam uma incrível coleção de 3 mil itens considerada como um dos maiores tesouros antigos já encontrados no mundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.