uTorrent: como acelerar ainda mais os seus downloads

2 min de leitura
Imagem de: uTorrent: como acelerar ainda mais os seus downloads

uTorrent é um dos softwares mais usados para o download de arquivos (Fonte da imagem: Reprodução/Baixaki)

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Quem estiver cansado de ver o uTorrent “se arrastando” para baixar arquivos via torrent, pode recorrer a configurações bastante simples e que podem render mais velocidade aos downloads feitos pelo software. Por isso, mesmo que você ainda não use o uTorrent, vale a pena instalá-lo e testar este tutorial para comparar a performance dele com o do seu cliente atual de torrent.

Para começar, basta executar o programa e acessar a janela de preferências do uTorrent, por meio da tecla de atalho Ctrl + P ou pelo menu Opções > Preferências. Depois, selecione a entrada “Controle de Banda” e note que os campos “Limite da Taxa de Upload Global” e “Limite da Taxa de Download Global” estão configurados como zero.

Em Preferências estão opções que dão mais velocidade ao uTorrent (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

A documentação do uTorrent afirma que zero é o valor indicado para que a taxa de download ou de upload atue como ilimitada, ou seja, sempre no máximo possível. Entretanto, isso nem sempre ocorre e, no geral, haverá uma variação da velocidade ao longo das horas. Portanto, ao inserirmos valores fixos, ajudamos a manter a taxa de transferência mais controlada. Sendo assim, configure um número alto no campo de download, como 3.000 KB/s.

Configure valores fixos para taxas de upload e download (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Taxa de upload afeta o download

De acordo com o site Torrent Guide, a taxa de upload pode influenciar o download de duas formas. A primeira é de maneira positiva, já que a rede de torrents costuma trabalhar no sentido de colaboração, ou seja, aqueles que servem arquivos mais rapidamente, acabam sendo beneficiados por outros peers que retribuem com a mesma velocidade.

Entretanto, ao fazer o download de um arquivo, o cliente torrent está sempre se comunicando com os computadores que estão fornecendo aquele conteúdo, avisando-os, por exemplo, que determinado pacote de dados foi transferido com sucesso. Esse processo é conhecido como ACK e, caso a banda de upload esteja sendo usada em sua totalidade ou sem controle (ilimitada), pode acontecer de o seu computador não conseguir enviar essa confirmação para outros usuários, tornando mais lento o processo de download.

Sendo assim, o ideal é não deixar a taxa de upload ilimitada, pois isso pode prejudicar seus downloads. Procure estabelecer um valor fixo para essa opção, com o valor calculado de acordo com a largura de banda da sua conexão. Em muitos sites de torrent, a sugestão é de 80% do total da taxa de upload da sua conexão.

Note também que o limite mínimo para o upload, no uTorrent, é de 7 KB/s e, para evitar a má conduta das pessoas que usam o serviço, o software penaliza aqueles que configurarem a taxa de upload abaixo desse valor. E lembre-se de que esse valor pode ser alterado quando você quiser: nos períodos em que você não estiver no computador, por exemplo, talvez seja uma boa aumentar o upload, para que todos recebam os arquivos com mais velocidade.

Basta, então, clicar em “Aplicar” e “OK” para efetivar, de fato, a configuração. Os resultados dependem, é claro, da sua conexão com a internet. Mas independentemente disso, você perceberá que os seus downloads passarão a ser mais rápidos do que antes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.