Dicas do Windows 7: altere as permissões das contas de usuário (UAC)

2 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows 7: altere as permissões das contas de usuário (UAC)

As configurações de contas de usuários do Windows, a partir da versão Vista, trouxeram alguns desconfortos aos seus usuários. Isso devido aos avisos insistentes e aos mais diversos botões e permissões que o SO pedia a cada movimento da instalação de qualquer programa. Perguntas como “Você deseja instalar este programa?” ou “Você confia neste desenvolvedor?” são um pouco irritantes, uma vez que se você está instalando ou optou pelo desenvolvedor “A” e não pelo “B”, é um tanto óbvio que você deseja instalar o programa.

Além disso, as execuções de alterações ou configurações de alguns pontos do sistema também pedem que você, o “administrador”, autorize. Tantas autorizações fazem com que o sistema perca a sua agilidade, já que para a cada instante é preciso pausar o que se está fazendo para dizer ao Windows que você é o administrador e tem certeza de estar efetuando uma ação segura. O mesmo acontece no Windows 7, só que com intensidade menor. Ainda assim, é preciso fazer as alterações para que as notificações só sejam exibidas se forem extremamente necessárias ou então se adaptem às suas configurações.

Comece pelo Painel de Controle!

Para resolver esta questão, você precisa tomar algumas medidas bastante simplificadas. Primeiro, acesse o Menu Iniciar para entrar no Painel de Controle. Uma vez que você esteja ali, selecione a opção “Contas de Usuário”. Feito isso, o painel de opções de contas de usuários do Windows 7 está à sua disposição. Agora, clique em “Alterar configurações de Controle de Conta de usuário”. Uma janela é aberta e, no lado esquerdo da tela haverá um marcador com diferentes níveis para informação do usuário.

Clique para acessar as configurações do UAC!

As opções de notificação se dividem da seguinte maneira:

Nunca me notificar – Quando você for instalar programas ou fazer alterações, o Windows não vai informá-lo a respeito ou pedir autorização. O mesmo é válido para as alterações que seriam feitas automaticamente. Com esta opção selecionada, você está no comando e pede que não o perturbem com notificações das quais você já está ciente. Porém, isso pode acarretar alguns problemas de segurança. Portanto, verifique a necessidade de fazer esta modificação.

Escolha sua opção!

Notificar somente quando os programas tentarem fazer alterações (sem alertas) – Esta opção manterá as permissões de segurança deste aspecto no modelo padrão. Porém, há uma boa diferença: o seu desktop não será “congelado”, ou seja, não haverá interrupção nas suas atividades. Também não haverá nenhum tipo de interferência quando você fizer as alterações que quiser.

Escolha a melhor alternativa!

Padrão – Notificar-me somente quando os programas tentarem fazer alterações no meu computador – Você já conhece esta opção. É justamente por causa dela que veio atrás deste artigo, afinal é ela que trava a sua Área de Trabalho e ainda lhe pergunta o que você já tem como pressuposto. Portanto, se você quer mudanças, não escolha esta.

Esteja certo de ter um ponto de restauração

Sempre me notificar – Talvez esta seja a mais “chata” de todas. Tudo que for feito será notificado. Por isso, se você quer soltar as amarras da dependência do seu Windows, esta não é uma boa opção. Isso porque ela fará com que tudo o que aconteça no seu PC seja imediatamente comunicado a você, autor da ação. Não faz muito sentido, não é?

Seja notificado sempre que ocorrerem mudanças no seu computador!

Essas alterações podem ser de grande uso, porém é preciso saber que elas podem acarretar severas mudanças no seu sistema. Por isso, esteja atento ao que for fazer e procure fazer pontos de restauração do Windows 7. Esperamos ter ajudado a diminuir os entraves na sua experiência de uso do novo sistema operacional!

Fique atento para mais dicas do Baixaki!

Até mais!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.