5 alternativas ao Instagram para o Windows

3 min de leitura
Imagem de: 5 alternativas ao Instagram para o Windows

O Instagram não foi o programa que trouxe os filtros de imagem pela primeira vez, porém ele ajudou bastante a difundir esse tipo de edição, que é baseada em “presets”, ou seja, configurações previamente estabelecidas.

Porém, nem todo mundo tem um telefone compatível com o Instagram — que está disponível apenas para iOS e Android — e muitas pessoas queriam poder usar os fantásticos filtros de edição diretamente no computador. Isso não é possível, mas programas tão bons quanto este editor (e alguns muito melhores) estão disponíveis para que você baixe ou use de forma online. Confira a lista!

Pixlr-o-matic

Da mesma família do Pixlr, uma das melhores alternativas gratuitas ao Photoshop, este editor está disponível para o Facebook, para o Google Chrome, para Windows e Mac (através do Adobe Air) e também para os sistemas móveis iOS e Android.

Escolha um filtro, um efeito de luz e uma borda. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

O Pixlr-o-matic possui vários filtros prontos, assim como o Instagram, porém com elementos adicionais, como efeitos de luz e bordas, que você pode combinar como desejar. Por estar disponível em tantas plataformas, ele é uma das melhores opções para quem quer um substituto para o Instagram.

Pixlr Express

Quer os mesmos filtros do Pixlr-o-matic, porém muito mais opções e configurações personalizadas? O Pixlr Express, que está disponível apenas no navegador, é a solução para isso. Ele também é desenvolvido pelos mesmos criadores do Pixlr e traz centenas de opções de filtros prontos, bordas, sobreposições de luz e muito mais.

Parecido com o Pixrl-o-matic, porém bem mais completo. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

A principal vantagem dele para o seu “irmão” é que com o Express é possível controlar a quantidade de efeito e sobrepor vários filtros em uma só foto. Ele não está disponível para celulares e para baixar no computador, porém isso não chega a ser um ponto negativo tão grave.

Easy Photo Effects

Clique em um botão e veja a sua foto adquirir uma nova cor, dependendo do que você escolher — este editor faz jus ao seu nome e é realmente muito fácil de usar. Basta escolher o efeito e ele adiciona instantaneamente à sua imagem, sendo possível sobrepor os efeitos, se você desejar.

Filtros simples e configurações fáceis de personalizar. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

O botão “Settings”, na parte de cima de cada efeito, configura a camada que você está aplicando, com opções personalizadas dependendo do filtro que você escolher. O único problema é que, se você aplicou vários filtros e quer voltar atrás no último passo, é preciso recomeçar tudo novamente.

Pix: Pixel Mixer

Essa é uma alternativa elegante, para quem gosta de programas com uma interface bonita e fácil de usar. Ele traz vários filtros, no estilo do Pixlr-o-matic: você escolhe uma opção de cada categoria e exporta a foto final para as redes sociais.

Visual elegante e até três filtros sobrepostos em cada foto. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Uma vantagem do Pix é que ele possui a opção de usar até três filtros simultâneos em uma fotografia, tornando as possibilidades muito maiores do que o seu concorrente. Alguns efeitos possuem controle de quantidade, inclusive, sendo possível variar o tanto que a foto será alterada. Ele não reduz a qualidade das imagens, portanto você pode salvar o arquivo exatamente do mesmo tamanho que o original.

Cheapstamatic

O Cheapstamatic aplica filtros e recorta a sua foto, assim como o Instagram faz. A diferença aqui é que a quantidade de efeitos é bem maior e é possível configurar cada um separadamente, para escolher se você deseja que a imagem seja mais afetada ou menos.

Ótimos filtros e configurações, porém a velocidade pode deixar a desejar. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

É possível também aplicar bordas, assim como o Pixlr-o-matic, combinando um filtro com a moldura que você desejar. Isso não é possível no Instagram, que determina a borda de acordo com o filtro escolhido. O único problema é que ele é bastante lento: prepare a paciência se você quiser usá-lo para editar fotos grandes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.