O que é o Google Voice?

3 min de leitura
Imagem de: O que é o Google Voice?

Em março deste ano o Google lançou o Google Voice, um serviço de recados de voz, resultante da companhia de telefonia estadunidense Grand Central em 2007. Essa companhia tinha um serviço de redirecionamento de chamadas, para facilitar o uso de vários números. Ao que parece, a gigante da internet gostou do projeto e redirecionou-o para seus serviços de internet.

Assim surgiu o Google Voice. Com ele, o usuário pode cadastrar diferentes números de telefone em sua conta no Google para usá-lo como secretária eletrônica virtual. Utilizando um sistema de reconhecimento de voz, o usuário recebe mensagens escritas no Gmail, podendo inclusive recebê-las via SMS. A intenção é organizar os recados para que possam ser buscados ou filtrados por um sistema de busca em sua caixa de entrada.

Utilizando números de telefone existentes, você pode cadastrá-los todos em uma mesma conta do Google Voice, que centralizará todas as mensagens. Elas ficarão guardadas – tanto a versão em áudio quanto a transcrição em texto – enquanto você tiver sua conta ativa. Inclusive, caso você mude de operadora ou de número, cancele algum número antigo ou inclua novos – todas as mensagens gravadas permanecerão salvas na sua conta e podem ser acessadas quando e onde você quiser.

O serviço também permite ter gravações diferentes para números específicos, personalizando assim mensagens para cada um de seus amigos ou contatos profissionais. Ainda é possível receber os recados de voz transcritos via email ou SMS, facilitando, inclusive, o sistema de recebimento de recados para deficientes auditivos. Os recados de voz salvos na sua caixa de entrada podem ser baixados para seu computador, encaminhados para seu email, ou para qualquer outro endereço que você quiser.

As possibilidades de um número Google

O Google ainda oferece um número de telefone próprio para gerenciar sua conta. Se você tiver mais de um cadastrado como, por exemplo, de sua casa, seu celular,  escritório oucasa da praia, o número Google receberia qualquer ligação feita a eles. E ainda, se alguém ligar para seu número Google, ele tocará em todos os que estiverem cadastrados. Desta forma, você pode atender suas ligações de onde estiver.

As chamadas para qualquer um dos números cadastrados também podem ser direcionadas, dependendo de quem liga. Assim, você escolhe onde receber as ligações de diferentes pessoas ou quais números irão direto para a caixa postal. E, caso você mude de operadora, de endereço ou  algum dos números cadastrados, basta alterar os números na sua conta do Google Voice e seus redirecionamentos.

Com um número Google, você também manda e recebe SMS e as guarda online. Também é possível gravar as ligações e salvá-las na sua conta e depois, inclusive, baixá-las para seu computador ou encaminhá-las via email. Caso você queira, faça conferências com mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Como um último recurso, você ainda consegue filtrar as chamadas e ouvir a voz de quem ligou antes de atender um número desconhecido.

Grande parte destes serviços seria gratuita, inclusive as chamadas feitas com o número Google. A única cobrança seria para efetuar ligações internacionais, dependendo das taxas atribuídas. Isso não faria, porém, que as ligações fossem inteiramente de graça, pois as franquias dos diferentes números e ligações feitas ainda teriam que ser pagas para as operadoras. O que seria gratuito seriam os serviços do Google Voice.

Por que o Google Voice não funciona no Brasil

Até agora, o serviço só está disponível no Canadá e nos Estados Unidos. Isso é porque a empresa Grand Central, utilizada como operadora do serviço, só está habilitada nesses países. Não há previsões para quando será possível utilizar o Google Voice aqui no Brasil, pois isso depende de acordos com a Anatel e as operadoras de telefonia fixa e celular existentes em território nacional.

O Brasil terá que esperar para usar o Google Voice.

O que você achou da ideia do Google Voice? Você teria um número Google? Acha que este tipo de serviço daria certo aqui no Brasil? Deixe aqui sua opinião e participe da discussão!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.