Microsoft Security Essential é considerado o melhor antivírus gratuito

2 min de leitura
Imagem de: Microsoft Security Essential é considerado o melhor antivírus gratuito

O relatório divulgado pelo site AV-Comparatives, que analisa a eficácia dos principais antivírus do mercado, mostrou algo que muitos usuários já começaram a perceber: o Microsoft Security Essentials (MSE) é o melhor programa de proteção gratuito disponível.

O programa da Microsoft foi o único software grátis a receber a classificação Advanced+, considerada a melhor nos testes realizados pelo site. Além dele, as versões 2010 de outros cinco aplicativos conseguiram alcançar o nível máximo: o eScan, F-Secure, Kaspersky, Bitdefender e o Norton, todos pagos.

Por diversas vezes a questão sobre a eficiência do Microsoft Security Essentials figurou entre as principais perguntas da seção Tira-Dúvidas  do Baixaki. Os usuários queriam saber se o MSE era melhor que os seus antivírus atuais, e o resultado do AV-Comparatives veio para responder que sim.

Critérios de avaliação

O site avaliou a habilidade de remover malwares de 16 dos mais populares programas de proteção em computadores já infectados. Para isso, foram utilizados dez tipos diferentes de ameaças e analisada a capacidade que cada antivírus tem de retirá-los do sistema.

Programas testados

Os critérios que os técnicos do AV-Comparatives levaram em conta se referiam ao nível de remoção e limpeza do aplicativo, ou seja, se ele conseguia apagar a praga e sem deixar nenhum tipo de vestígio. Além disso, outro ponto levado em conta foi a facilidade do processo.

Vale lembrar que os testes não avaliaram a capacidade de detecção dos programas. Se o antivírus não pudesse encontrar o malware, não conseguiria removê-lo, portanto foram utilizados apenas ameaças conhecidas por todos os aplicativos.

O Microsoft Security Essentials não foi apenas o antivírus gratuito melhor conceituado, mas também o que obteve as melhores notas entre o todos os outros programas. Com a média de 7,4 pontos (de 10) em remoção e 2,4 (de 4) em limpeza de vestígios, o MSE foi um dos únicos a conseguir conceito “bom” em ambos os critérios.

Analisando a conquista

Logo do programaO resultado do teste da AV-Comparatives serviu para mostrar a vulnerabilidade dos antivírus preferidos dos brasileiros. A versão profissional do AVG Antivirus 8.5  que foi analisada pelo site obteve notas de remoção e limpeza consideradas médias, assim como o Avast! e o Avira. As edições gratuitas destes programas são os antivírus campeões de download no Baixaki.

Geralmente os softwares pagos são melhores que as suas versões grátis. No caso de programas de proteção, imagina-se que eles sejam mais eficazes e ofereçam maior segurança para o computador. No entanto, o Microsoft Security Essentials, gratuito, conseguiu melhor desempenho do que as versões comerciais de AVG, Avast e Avira. Portanto é evidente que as versões Free destes são menos eficazes do que o MSE. Você pode conferir os resultados de cada um deles clicando nos links acima.

O Avast e o AVG, por exemplo, só conseguiram remover completamente um dos malwares testados. Já o Avira precisou da utilização de um CD que permitisse retirar o problema durante a inicialização do sistema. O Microsoft Security Essentials, apesar de também ter deixado vestígios, saiu-se melhor do que os três concorrentes.

Avaliação dos maiores antivírus

Grátis, mas nem tanto

Por mais tenha se coroado como o melhor entre os gratuitos, o antivírus da Microsoft não é tão livre quanto se fala. O Microsoft Security Essentials só pode ser instalado em um versão original do Windows, que custa caro no Brasil.

Como grande parte dos Sistemas Operacionais utilizados no país é pirata, o MSE perde espaço devido à exigência de autenticação da Microsoft. É por conta deste bloqueio que antivírus menos eficazes continuam a fazer sucesso – e quem sai perdendo é o próprio usuário.

Para ver o resultado completo do teste realizado pelo AV-Comparatives, clique aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.