NVIDIA RealityServer: renderização gráfica nas nuvens

4 min de leitura
Imagem de: NVIDIA RealityServer: renderização gráfica nas nuvens

Especialistas dizem que a internet irá acabar com os computadores como conhecemos, aquele gabinete responsável pelo armazenamento e processamento dos dados está com os dias contados. Imaginar o fim do HD é fácil, afinal, qualquer um já pode hospedar seus arquivos em serviços da web, mas como abandonar os processadores e placas de vídeo, cada vez mais necessários para os games e softwares gráficos? O caminho está diante de nós: NVIDIA RealityServer, servidores que permitem renderizações gráficas remotas ultra-realistas a partir de qualquer computador da rede.

Gráficos pela internet

A gigante NVIDIA uniu suas forças com uma das maiores empresas de softwares de desenvolvimento gráfico para um projeto ambicioso. Trata-se de um conjunto de servidores com 8, 32 ou até 100 GPUs Tesla RS impulsionados pela tecnologia foto realista de ponta da Mental Images. O resultado? Modelagem tridimensional de imagens qualidade de luz impressionantes que antes poderiam levar horas, agora são formadas em menos de 20 segundos. E o mais impressionante, até o mais simples dos laptops ou mesmo Smart Phones poderá acessá-las, já que o processamento gráfico é realizado “nas nuvens”.

“Desta vez a notícia não é do mundo dos games, mas nem por isto é menos empolgante”, declarou Dan Vivoli, vice-presidente da NVIDIA durante a apresentação do projeto. O Reality Server 3.0 irá revolucionar o trabalho dos engenheiros, arquitetos e designers, contando com uma estação destas, sua tarefa pode ser feita a partir de qualquer computador ligado à rede. Tampouco não se trata de projeções de um futuro distante, este servidor estará sendo comercializado a partir do dia 30 de novembro de 2009.

Diferentes condições de luz

As “rendering farms” (fazendas de renderização) são estações compostas por diversas máquinas ligadas em rede destinadas a uma única função: renderizar as imagens de um projeto realista em um tempo aceitavel. O RealityServer acaba com esta necessidade, um único servidor com oito GPUs suporta até 10 usuários, já uma estação com 100 núcleos é capaz de renderizar imagens de 1000 projetos de uma só vez.

Não é preciso ser nenhum profissional da área gráfica para desfrutar do RealityServer, seus desenvolvedores apostam que ele irá abrir novas portas na web 2.0. Imagine que, ao visitar um site de móveis e decoração, o usuário seja convidado a mobiliar um cômodo com todos os detalhes da sua própria casa.

Não será necessário placa de vídeo para gerar imagens como estas

Além de imagens tão realistas quanto um projeto profissional, você pode alterar a iluminação solar de acordo com a hora do dia e inclusive abrir a janela para observar o reflexo da luz sobre as diferentes superfícies. Muito mais que uma simples arrumação de quartos, qualquer navegador será capaz de modelar de maneira avançada objetos ou até mesmo criar de cidades inteiras.

A performance do RealityServer é focada no processamento gráfico e graças ao conjunto de GPUs Tesla RS, as estações são capazes de processar informações 10 vezes mais rápido que um servidor baseado em CPUs. A especialização das estações também implica em um consumo reduzido de energia e na economia de espaço.

RealityServer: um servidor gráfico

Já a tecnologia iray é a primeira foto realista e fisicamente correta do mundo e permite a utilização de objetos e sua interação com as partículas de luz, exatamente como na vida real. Uma versão gratuita do software também está sendo lançada para o desenvolvimento livre, esta disponível para máquinas comuns.

Mesmo que você nunca tenha se interessado por programas CAD, o lançamento do RealityServer também é uma notícia promissora para outras finalidades gráficas. As estações de trabalho que antes precisavam de poderosos processadores e placas de vídeo de peso, irão precisar apenas de uma conexão com a internet depois do lançamento deste servidor. Consegue traçar um paralelo entre os PCs de jogos?

Fable II, Lion Head Studios

Exatamente, da mesma forma que o processamento das imagens é feito remotamente pelos servidores, projetos futuros deverão fazer o mesmo com os games. Com as condições adequadas, qualquer Smart Phone será capaz de rodar Crysis, afinal, o trabalho duro ficará por conta de um servidor dedicado. Por outro lado, os jogos que rodam direto do navegador estão cada dia mais refinados e populares, contando com este apoio, eles não vão ficar devendo nada aos games mais hardcore.

Deixando a imaginação um pouco de lado, o RealityServer se encarrega de renderizar imagens estáticas, pouco importa se a tarefa irá demorar um, dois ou dez segundos a mais por conta da latência da rede. Agora imagine se o disparo da sua arma precisar esperar por conta desta mesma demora, poucos segundos são suficientes para acabar com a experiência dos games. Projetos de servidores gráficos para jogos certamente estão em desenvolvimento, mas devem demorar um pouco para contornar as dificuldades.

MX vs ATV: Untamed, THQ Inc.

O fato é que o RealityServer é o primeiro servidor dedicado a uma função específica quanto esta e que seu lançamento irá despertar o interesse de muitos projetos. De imediato, sua aplicação em sites irá proporcionar experiências inéditas e impulsionar o desenvolvimento profissional. Seu futuro nos games ainda não tem data marcada e já provoca grande barulho.

Todas as imagens deste artigo foram retiradas do site oficial da NVIDIA e da Mental Images. Os créditos dos jogos pertencem às empresas desenvolvedoras e todas fesenvolvidas a partir de  outros softwares da Mental Imagens.

No desenvolvimento profissional, aplicações web ou mesmo nos games, o que você espera do NVIDIA RealityServer?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.