Banda larga: o que é franquia de dados?

2 min de leitura
Imagem de: Banda larga: o que é franquia de dados?

A banda larga residencial chegou com tudo e já está presente nas casas de milhões de brasileiros. Tendo seu advento no começo dos anos 2000 e se consagrando antes mesmo do final da primeira década, a banda larga tende a crescer cada vez mais, tanto que já se espalha para dispositivos diferentes do PC, como celulares, PDAs, Notebooks, Netbooks e outros.

Com tantas opções de aparelhos e uma dúzia de operadoras disputando a preferência do consumidor, a confusão é inevitável, já que cada serviço dá um nome diferente para o mesmo produto e impõe diferentes regras, que o usuário deverá aceitar se quiser contratá-la. O principal, e talvez mais importante, detalhe que deve ser levado em conta antes de contratar um serviço de banda larga, seja ele residencial ou móvel, comum ou 3G, é a franquia de dados — que também recebe nomes diferentes em cada operadora.

O que é?

Franquia de dados é similar aos tipos de franquia que sempre foram cobrados, desde a existência do sistema de telefonia. Ela consiste em uma taxa periódica, cobrada de acordo com o plano escolhido pelo cliente, e dá direito a um número determinado de dados a serem transferidos mensalmente. O exemplo abaixo contém três dos itens que sempre estão presentes em todas as tabelas de todas as operadoras (que inclusive são os itens mais importantes a serem considerados):

Velocidade: 3 Mega (Mbps – megabits por segundo)

Franquia de dados: 15 GB

Tarifa adicional à franquia: R$0,15/MB

O fato de constar “15 GB” no item “franquia de dados” significa que, mensalmente, você terá direito a fazer o download de 15 GB de dados, independente do tipo. Ou seja, não importa se você vai ouvir rádios online, assistir a vídeos do YouTube, baixar músicas e filmes, etc. No caso exemplificado acima, se por acaso você baixar mais do que 15 GB de dados, será cobrada uma taxa de 15 centavos por megabyte que ultrapassar a franquia contratada.

Conecte-se

*Dependendo da operadora escolhida, ao invés de uma taxa adicional cobrada sobre o excedente da franquia, poderá ser reduzida a velocidade da conexão, sem qualquer ônus adicional ao consumidor, voltando à velocidade normal no primeiro dia do mês seguinte. Verifique atentamente as regras de cada operadora.

*Para calcular a franquia, só é considerado o volume de dados que você baixa. Os envios de dados do seu computador ou dispositivo móvel não são contados.

*Algumas operadoras não cobram qualquer tipo de franquia, isto é, permitem que você faça downloads à vontade, independente do plano escolhido.

Não se engane

Conecte-se

Para alguns usuários, é difícil contratar o primeiro serviço de banda larga pois, ao se depararem com o termo “franquia de dados”, ficam indecisos por ainda não saberem ao certo o volume de dados que utilizarão. Nesse caso, a única maneira de descobrir é na tentativa e erro. De qualquer forma, verifique se a operadora tem algum tipo de restrição para mudança de plano, ou mesmo alguma vantagem. Assim, se você perceber que possui uma franquia muito alta em relação ao consumo, ou vice-versa (consumo mais alto do que a franquia), não haverá problema na hora de mudar de plano.

A realidade

O mercado de telefonia ainda carece de muita legislação. Portanto, antes de contratar qualquer plano de banda larga, seja para sua casa, seja para o seu celular ou outro dispositivo móvel, pesquise bastante e verifique qual operadora possui o plano que melhor se adapta às suas necessidades, além das vantagens oferecidas. Mas a dica principal é: fique atento às “pegadinhas”, pois elas podem fazer com que um serviço que deveria tornar sua vida mais fácil acabe causando mais dor de cabeça do que qualquer outra coisa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.