Como transformar seu computador em uma central de segurança?

2 min de leitura
Imagem de: Como transformar seu computador em uma central de segurança?

Com a popularização dos computadores pessoais e também da Internet, o ser humano passou a ficar ainda mais atento à segurança, principalmente quando o assunto diz respeito aos dados pessoais. Quase todos os usuários, se não todos, possuem instalados em seus computadores pelo menos um antivírus e algum firewall na tentativa de impedir que aqueles mal intencionados tenham acesso a informações vitais como senhas de banco e contas de email.

Apesar do problema com a segurança, a computação não veio acompanhada apenas de novas preocupações. Ela trouxe também soluções para os mais variados problemas, inclusive os relacionado à segurança pessoal. Monitorar ambientes com câmeras e outros dispositivos de imagem já não é mais exclusividade de grandes empresas nem requer equipamentos caros, pois seu PC pode substituir alguns desses serviços.

Um computador e uma webcam!

Ter o computador protegido com biometria ao invés de senha também não é mais coisa da ficção. Atualmente existem diversos softwares que permitem ao usuário bloquear o computador e seus dados de maneira que apenas o reconhecimento facial libere o acesso a eles.

COMPUTADOR: UMA CENTRAL DE SEGURANÇA

Como você já deve ter percebido é possível transformar o computador em uma verdadeira central de segurança. Com uma webcam e alguns softwares instalados no computador você consegue controlar o acesso à máquina e também ficar de olho em quem entra e sai de um determinado ambiente.

Confira abaixo uma lista com alguns aplicativos que podem ser muito úteis na hora de transformar seu computador em uma central de segurança particular. Vamos lá?!

Monitoramento do ambiente

Highlightcam

Highlightcam, monitorando o ambiente.Este serviço online funciona tão bem quanto os demais aplicativos do gênero. Highlightcam permite a gravação de até uma hora de vídeo sem interrupções. Além disso, também é possível assistir aos vídeos gravados diretamente do navegador, como se fosse um YouTube de vigilância.

Move Action

Com este aplicativo, a imagem de sua webcam é conferida em intervalos definidos e a mais recente é comparada com a anterior. No caso de qualquer mudança significante entre as imagens, o programa responde da maneira que você escolher. Para monitorar carros estacionados e corredores é uma excelente opção.

MoveAction, monitorando um ambiente.

uWatchIt

Programa com quatro modos de visualização, o uWatchIt foi desenvolvido pensando mais nos profissionais, uma vez que possui recursos mais avançados, os quais requerem maior conhecimento na área de segurança. Infelizmente o programa não é compatível com muitas webcams.

Senriska

Monitoramento discreto, com SenriskaPara quem deseja fazer uma vigilância sem ser notado, Senriska é uma das melhores opções. Isto porque a imagem da webcam não é exibida diretamente na tela.

Apenas um aviso, bem discreto, é mostrado na janela do programa caso haja alguma movimentação no ambiente que está sendo monitorado. É possível configurar como você deseja ser informado da movimentação.

Reconhecimento facial

FACE

Com o FACE você não precisará mais digitar nenhuma senha em seu PC, pois o programa detecta o seu rosto e decide se você pode ou não acessar os arquivos na máquina. Tudo isto utilizando apenas a boa e velha webcam.

FACE, programa de reconhecimento facial

Quem não está acostumado com tantos recursos tecnológicos ao alcance do clique pode ficar assustado com tudo o que é possível fazer utilizando apenas uma webcam e um pequeno software no computador.

Com uma webcam e um software leve, como o FACE, já é possível restringir o acesso ao seu computador por meio da biometria facial, a qual está sendo cada vez mais utilizadas por empresas e instituições bancárias.

Não é difícil transformar seu computador em uma central de segurança, basta saber quais programas procurar, como os listados acima. É a alta tecnologia cada vez mais presente no dia a dia dos usuários.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.