Photoshop: Creative Suite ou online?

7 min de leitura
Imagem de: Photoshop: Creative Suite ou online?

A Adobe domina – sem sombra de dúvidas – o cenário de tratamento e manipulação de imagens com o seu poderosíssimo Photoshop. Porém o programa é claramente voltado a um público profissional, que não apenas exige qualidade e opções mil, mas sabe o que está fazendo em cada foto que passa pelo programa. Pensando nisso a empresa lançou outros produtos mais simples, voltados ao usuário que exige qualidade , mas nem sempre está familiarizado com filtros, plug-ins e caixas de diálogo com milhares de opções. Além do Photoshop Elements que você encontra para testar aqui no Baixaki, uma das principais ações para conquistar o público amador por parte da Adobe foi o lançamento do serviço online Photoshop.com – antes conhecido como Photoshop Express.

Naturalmente as duas ferramentas são bem diferentes, até por rodarem em plataformas tão distintas. Porém é sempre bom ter uma ideia clara de quando você realmente precisa de todo o poder de fogo do Photoshop instalado em detrimento da portabilidade encontrada na versão baseada na web.

Sempre que você não estiver com seu computador à mão você utiliza o Photoshop.com, certo? Errado. Em muitos casos vale mais a pena guardar aquela imagem para trabalhá-la depois, no CS 4. Da mesma forma, haverá ocasiões em que – mesmo sentado em frente ao seu próprio PC – é melhor abrir o navegador ao invés do programa local. Continue lendo para entender a diferença de cada situação.

Qual a sua necessidade?

A primeira coisa a se pensar é: você precisa realmente gastar o dinheiro necessário para uma licença do Photoshop CS 4?

Se você edita fotografias profissionalmente – fotógrafo, designer, publicitário, artista digital, ilustrador e outras profissões destas áreas – sim, você precisa. Boa parte do seu tempo será gasto em frente a esse aplicativo, na verdade. Para quem não trabalha com edição de imagens, mas pretende ter resultados profissionais de alto nível com o tratamento delas – estudantes, hobbystas, professores, ou apenas pessoas caprichosas – não precisam do software para obter bons resultados – sem contar o custo por “um brinquedo” como a versão instalável do Photoshop.

Barra de seleção de efeitos do Photoshop.com

Só que mesmo os profissionais que precisam do Photoshop instalado irão – ocasionalmente – se deparar com situações em que a versão online do programa é mais do que suficiente para seu objetivo, e de maneira bem mais simples. A recíproca é verdadeira, pois em certas ocasiões o Photoshop.com não tem condições de atender aos desejos do usuário, mesmo que não seja a edição de uma imagem profissional.Photoshop.com

Photoshop.com 

Para amadores

A grande maioria das suas necessidades – enquanto amador – é facilmente resolvida com o editor online da Adobe. Como grande parte das funções necessárias são utilizadas para preparar a foto para publicação na internet. As ferramentas mais utilizadas envolvem tamanho, cores, nitidez, ruído e alguns efeitos especiais. Outro ponto positivo do Photoshop.com sobre a versão instalada é a capacidade de gerenciamento de álbuns, inclusive com suporte para galerias do Flickr, Picasa, Facebook e Photobucket. Com essa possibilidade, guardar e organizar as fotos fica bem mais fácil, e não se ocupa tanto espaço em disco.

Photoshop.com no iPhone

Uma novidade recente sobre o Photoshop.com é que agora existe a possibilidade de trabalhar em suas fotos a partir do iPhone e do iPod Touch. O aplicativo está disponível na AppleStore para download, e é gratuito.

Para profissionais

Apesar de não parecer, fotógrafos profissionais ocasionalmente também tiram fotos “de turista”, sem grandes compromissos. Claro que mesmo nessas fotos um profissional procura uma técnica apurada e uma imagem de qualidade, mas às vezes acaba guardando uma ou outra imagem não tão perfeita só para ter aquele registro. Para essas fotos, a versão online do Photoshop costuma ser mais do que suficiente.

Outras duas situações favorecem o uso do Photoshop.com em relação ao CS 4: viagem ou ajustes de última hora .

Em casos de viagem – quando o fotógrafo não tem consigo um computador com poder suficiente para rodar o aplicativo nativo – alguns ajustes leves podem ser feitos em imagens captadas nessas situações. Essa é uma forma de ter uma pré-visualização rápida do tratamento final, que só será feito após o retorno ao estúdio. Vale lembrar que no máximo esse tratamento é uma prévia. Ao chegar em casa ou em seu estúdio, pegue o arquivo original (não o tratado no Photoshop.com) e faça tudo de novo, mas agora com muito mais controle.

Álbum do Flickr aberto no Photoshop online

Na pressa, o Photoshop.com pode se tornar um grande aliado de um fotógrafo profissional, graças à integração com serviços como Flickr, Picasa e Photobucket. Imagine uma reunião com um cliente em que você exibe amostras de imagens usando a ferramenta slideshow do Flickr . Seu cliente gosta de uma fotografia, mas pergunta se não seria possível uma versão preto-e-branco da mesma, por exemplo. Com o próprio computador do cliente na sala de reunião – se não estiver carregando um notebook - você pode rapidamente editar a foto de acordo com o pedido e incluí-la na apresentação.

Ferramentas básicas do Photoshop.comVantagens

Rápido, portátil e pode ser usado em qualquer máquina. Sem dúvida o Photoshop.com é um excelente exemplo de como a computação nas nuvens pode facilitar a vida de quem não necessidade de especialização extrema das suas ferramentas.

Desvantagens

Para início de conversa, o Photoshop.com só funciona se você estiver online. Apesar dos tempos de internet 3G, hotspots wi-fi em shoppings, bares e restaurantes, nem sempre depender da rede é uma boa ideia. Na mesma linha, a armazenagem das fotos é online também, então qualquer pane de conexão te deixa sem acesso aos seus arquivos.

Podendo ser algo bom ou ruim, deve-se lembrar que o processamento da imagem ocorre no servidor da Adobe, e não na sua máquina. Se você tem uma máquina com menos poder de processamento e pouca memória, isso é bom. Agora, se você investiu um dinheirão em um computador com um super processador de vários núcleos, uma placa de vídeo dedicada poderosa e 8 GB de RAM, você vai notar que a performance no tratamento é bem aquém da esperada para sua máquina.Photoshop Creative Suite

Photoshop CS 4

Para amadores

Inspetor de camadas do Photoshop CSSão dois os fatores que tendem a afastar amadores do Photoshop CS4. O primeiro é o preço da licença individual – quase 700 dólares –, seguido de perto pela complexidade de uso. Por oferecer uma quantidade enorme de opções, ferramentas e filtros – além de permitir a expansão destes através de plug-ins e sets de ações – algumas pessoas se assustam com o aplicativo. Mas graças – principalmente – à notoriedade do programa e às infinitas discussões sobre seu uso, muita gente acaba aprendendo a usá-lo.

Para utilização casual, a diferença entre o CS 4 e a versão online não é gritante, já que os principais usos ainda serão ajustes básicos e alguns efeitos especiais mais simples. Porém a versão instalada permite que o usuário experimente mais, com efeitos diferentes e com a aplicação de diversos efeitos sobre as imagens, além de garantir a possibilidade de mexer nas fotos mesmo quando desconectado da internet.

Para profissionais

Depois do equipamento fotográfico, o Photoshop em versão instalada é certamente a principal ferramenta de quem trabalha com imagem. Afinal, não é à toa que o programa da Adobe tornou-se sinônimo de tratamento e manipulação de fotografia. Mesmo que muitos dos efeitos aplicados às imagens digitais hoje tenham surgido no laboratórios fotográficos desde o século XIV, foi só com a revolução da imagem digital – e com o Photoshop – que a manipulação de imagem chegou ao alcance de todos.

Barra de ferramentas do Photoshop instaladoVantagens

De maneira geral, as vantagens do Photoshop CS 4 são bem conhecidas de todos, já que o programa é frequentemente discutido em diversos âmbitos. Poderoso e versátil – ao permitir a pintura digital e a ilustração, além do tratamento e manipulação fotográficos -, saber usar o Photoshop é pré-requisito para diversos empregos, e diferencial para vários outros, ou seja, ele é realmente o padrão do mercado de imagem.

Desvantagens

Como não existe quem não tenha visto pelo menos uma foto tratada em Photoshop – mesmo que em um outdoor – é bem fácil saber o que é possível ou não com ele. O problema é – ou ao menos deveria ser – saber quando parar de mexer nas fotos, como você pode conferir na galeria de falhas em Photoshop, aqui mesmo no Baixaki.

Vale também lembrar que o Photoshop CS4 é um programa pesado, que exige muito da memória e do processador do computador que o roda.

Photoshop mesmo assim

Seja a versão online ou a instalada, ambos são Photoshop, e portanto trazem o peso da marca Adobe em suas funções. Estáveis, práticos e – sabendo como explorar suas opções – poderosos, tanto o Photoshop.com quanto o CS 4 permitem a obtenção de imagens de alta qualidade. Respeitando as limitações de cada programa, e escolhendo a hora certa de usar cada um, você vai perceber como o tratamento fotográfico pode ser simples ou complexo, dependendo apenas da intenção de quem realiza a tarefa.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.